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DA CONCEITUAÇÃO GERAL:  UM ESTUDO PLANEJADO COM UM MÉTODO DE ABORDAGEM DO PROBLEMA O QUE CARACTERIZA O ASPECTO CIENTÍFICO (rigor e qualidade) DA INVESTIGAÇÃO.

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2 DA CONCEITUAÇÃO GERAL:  UM ESTUDO PLANEJADO COM UM MÉTODO DE ABORDAGEM DO PROBLEMA O QUE CARACTERIZA O ASPECTO CIENTÍFICO (rigor e qualidade) DA INVESTIGAÇÃO. FINALIDADE  DESCOBRIR RESPOSTAS PARA QUESTÕES MEDIANTE A APLICAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO. Pesquisa

3 Pesquisa: PROBLEMA, UMA INTERROGAÇÃO uma situação desconhecida (mundo científico) Apóia-se em:  teoria (ou uma tese);  fatos observados e provados;  confirmar  ou refutar Hipóteses Científica (HC)‏ HC - Um conjunto de argumentos e/ou explicações sobre um determinado fenômeno, que ainda não foi corroborado pela experimentação. ◦ Pode ser positiva, negativa ou condicional.

4 VARIAM DE ACORDO COM: ◦ A abordagem e o enfoque dado; ◦ Os interesses; ◦ Os campos de abrangência do fenômeno; ◦ A metodologia; ◦ As situações e objetos de estudo; OS CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO -

5 QUANTO À FORMA DE ABORDAGEM: QUANTITATIVA O OBJETO É UM PROBLEMA TEÓRICO-PRÁTICO RELEVANTE A OBSERVAR E CONTROLAR; OS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO: ESSENCIALMENTE ANALÍTICOS, EXPERIMENTAIS, ESTATÍSTICOS, COMPARATIVOS E RECONHECIDOS NO MUNDO CIENTÍFICO E RIGOROSAMENTE CONTROLADOS; HIPÓTESES; UNIVERSO-AMOSTRA CLASSIFICAR E RIGOR NA APRESENTAÇÃO E RELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS; EVITA-SE CONTRADIÇÕES NO PROCESSO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO;

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7 Estudo de Durkheim s obre suicídios.  HIPÓTESE: as causas do suic í dio eram de natureza social.  LOCUS: Estudou todos os REGISTROS de suic í dios dispon í veis nos pa í ses europeus durante um determinado per í odo X.  Ap ó s considerar as mais diversas VARI Á VEIS:  clima,  ra ç a,  doen ç as mentais,  estado civil,  religião etc.,  CONCLUIU : o suic í dio é causado, principalmente, pela quebra dos la ç os de solidariedade entre os indiv í duos.  METODOLOGIA: Necessitou de documentos estat í sticos, que por sua pr ó pria natureza, conduzem a uma an á lise quantitativa ;  (por É mile Durkheim ) ‏ Exemplo pesquisa Quanti.

8 QUANTO À FORMA DE ABORDAGEM: QUALITATIVA OBJETO ESTÁ NO AMBIENTE E NA SUBJETIVIDADE DOS FENÔMENOS; PORTANTO OBSERVADOS MAS NÃO NECESSARIAMENTE CONTROLADOS; OS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO SÃO ESSENCIALMENTE EXPLORATÓRIOS, DESCRITIVOS, DE CASO, ANALÍTICOS (NÃO ESTATÍSTICOS) COMPREENSIVOS,ETC... PRESSUPOSTOS; SUJEITOS (DEPOENTES, ENTREVISTADOS ETC); PREOCUPAÇÃO E RIGOR, MAS NÃO COM A CLASSIFICASSÃO DAS VARIÁVEIS; AS CONTRADIÇÕES SÃO PARTE DOS RESULTADOS;

9  FONTES: documentos cujo conte ú do necessitam ser adequadamente preparado para apreensão de dados e an á lise (identifica-se a satura ç ão dos dados)  Documentos pessoais : cartas, di á rios, e dos documentos referentes à comunica ç ão de massa, como jornais, fitas de cinema, etc (GIL, 2002). O mesmo estudo feito por Durkheim sobre suic í dios.  PRESSUPOSTOS: (Poder í amos formular um ou mais)  Ex: os suicidas tem como causas aquelas de ordem motivacionais pessoais e ou familiares para decidir e intentar o suic í dio:  uma vida sem finalidade;  Destrui ç ão dos la ç os familiar;  Desamor pela vida com associados ou não de depressão e outros dist ú rbios mentais, raciais, gen é ticos etc;  SUJEITOS: Suicidas vivos Exemplo pesquisa Quanti.

10 NUANÇAS ENTRE OS TIPOS DE PESQUISA: QUALITATIVA OBJETO ESTÁ NO AMBIENTE E NA SUBJETIVIDADE DOS FENÔMENOS; PORTANTO OBSERVADOS MAS NÃO NECESSARIAMENTE CONTROLADOS; QUANTITATIVA O OBJETO É UM PROBLEMA TEÓRICO- PRÁTICO RELEVANTE PARA SE OBSERVAR E CONTROLAR;  OS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO SÃO ESSENCIALMENTE ANALÍTICOS, EXPERIMENTAIS, ESTATÍSTICOS, COMPARATIVOS, MAIS RECONHECIDOS NO MUNDO CIENTÍFICO E RIGOROSAMENTE CONTROLADOS;  USA HIPÓTESES;  CLASSIFICA E RELACIONA AS VARIÁVEIS;  EVITA-SE CONTRADIÇÕES NO PROCESSO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO;  OS MÉTODOS SÃO DIAGNÓSTICOS, EXPLORATÓRIOS, DESCRITIVOS, ANALÍTICOS (NÃO ESTATÍSTICOS)  USA PRESSUPOSTOS;  NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO E RIGOR COM AS VARIÁVEIS;  AS CONTRADIÇÕES SÃO PARTE DOS RESULTADOS SUBJETIVOS;

11 QUANTITATIVA: INTENTA DOMINAR O FENÔMENO; GARANTIR CERTEZAS ABSOLUTAS; UTILIZA DADOS ESTATÍSTICOS; A PRECISÃO E RESPOSTAS OBJETIVAS DOS RESULTADOS, COMUNS NAS MATEMÁTICA, FÍSICA, BIOFISIOLOGIA, QUIMICA, MEDICINA ETC. QUALITATIVA NÃO QUER DOMINAR O FENÔMENO ; NADA DE CERTEZAS OU VERDADES ABSOLUTAS; NÃO UTILIZA DADOS ESTATÍSTICOS NO PROCESSO DE ANÁLISE; PRECISÃO E RESPOSTAS PARA FENOMENOS SUBJETIVOS; COMUNS NAS CIENCIAS SOCIAIS, ENFERMAGEM, PSICOLOGIA ETC; AGUISA DE SINTESE GERAL

12 PESQUISAS EXPLORATÓRIAS

13 Primeira etapa de uma investigação mais ampla; Tem por finalidade: Ter uma visão geral do tipo aproximativa; Explorar um tema pouco conhecido; Familiarizar-se com o fenômeno ou obter nova visão ou idéias sobre um assunto pouco conhecido; QUANTO AO OBJETIVO: PESQUISAS EXPLORATÓRIAS Envolvem: Levantamento bibliográfico; Documental; Estudos de caso; Entrevistas não estruturadas entre outras;

14 Determinantes socioeconômicos na vida do hipertenso. Documental (prontuário); Fatores de risco para o desenvolvimento de ulceras por pressão em idosos institucionalizados; Entrevistas não estruturadas entre outras; Custo de pessoal na assistência de direta de enfermagem em unidade de tratamento intensivo; Documental (prontuário); OBJETOS DE PESQUISAS EXPLORATÓRIAS

15 Pesquisas Descritivas.

16 Descrevem as caracter í sticas, propriedades ou rela ç ões existentes no grupo ou da realidade em que foi realizada a pesquisa. (GIL, 1999)‏ “Procura descobrir a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua natureza, característica, causas, relações e conexões com outros fenômenos.” (BARROS, LEHFELD, 2000, p. 70) MATTOS, M.G; ROSSETTO J Ú NIOR, A.J; BLECHER, S. Teoria e pr á tica da metodologia da pesquisa em educa ç ão f í sica: construindo sua monografia, artigo cient í fico e projeto de a ç ão. São Paulo: Phorte, 2003.

17 Ex: OBjeto: Incidência de ulcera por pressão em clientes graves durante a internação na UTI; Pesquisa bibliográfica; documental (prontuário); observação sistemática; OBjetivo: Determinar a incidência de ulcera por pressão em clientes graves internados em UTI de um hospital público de Salvador; Pesquisa bibliográfica; documental (prontuário); observação sistemática

18 Pesquisas Descritivas. Pode assumir algumas formas relacionadas com o enfoque que o pesquisador deseja dar para seu estudo. (Cervo e Bervian, 2002)‏ Pesquisa survey (opinião) : Identifica falha ou erro, descreve procedimentos, descobre tendências e reconhece interesses e outros comportamentos, utilizando principalmente o questionário, entrevista ou survey normativo como instrumento de coleta de dados. Procura determinar práticas existentes ou opiniões de uma determinada população. Estudo de caso: a preocupação é estudar um determinado indivíduo, família ou grupo para investigar aspectos variados ou um evento específico da amostra. Um único caso é estudado com profundidade para alcançar uma maior compreensão sobre outros casos similares. MATTOS, M.G; ROSSETTO J Ú NIOR, A.J; BLECHER, S. Teoria e pr á tica da metodologia da pesquisa em educa ç ão f í sica: construindo sua monografia, artigo cient í fico e projeto de a ç ão. São Paulo: Phorte, 2003.

19 Pesquisa survey : RELATORIO Hite - Vida sexual do americano; (SHE, MEM)‏ Pesquisa IBOPE, DATAFOLHA ETC... Estudo de caso: Ex: PAI - Estudo sobre um grupo específico de homens atendidos em RECIFE; Estudos sobre a qualidade dos serviços de uma instituição; Riscos de contaminação da cepa A do vírus Influenza H1N1 em gestantes atendidas nos hospitais públicos do Rio de Janeiro; Causa mortis de enfermeiras bahianas – Um estudo de caso; Estudos sobre uma determinada doença num município ou cidade; OBJETOS DE PESQUISAS DESCRITIVAS

20 Pesquisas Experimental: objetiva manipular diretamente as vari á veis relacionadas com o objeto de estudo, proporcionando uma rela ç ão de causa e efeito e mostrando de que modo o fenômeno é produzido. utiliza testagem, question á rios e medidas para verificar as rela ç ões existentes entre as vari á veis envolvidas na pesquisa. QUANTO AO OBJETIVO: MATTOS, M.G; ROSSETTO J Ú NIOR, A.J; BLECHER, S. Teoria e pr á tica da metodologia da pesquisa em educa ç ão f í sica: construindo sua monografia, artigo cient í fico e projeto de a ç ão. São Paulo: Phorte, 2003.

21 EX. PROBLEMA: Qual é o percentual da freq ü ência card í aca m á xima mais adequada (65%, 55% ou 50%) para o treinamento em mulheres sedent á rias e donas de casa, de 50 a 60 anos, da cidade de São Paulo? PROBLEMA: Qual a eficácia do AAS na reincidência de infartos entre pacientes tabagistas e alcoolistas sociais? (Estudo comparativo – uso de placebo nos dois grupos) OBJETOS DE PESQUISAS EXPERIMENTAIS

22  Pesquisa bibliogr á fica;  Levantamento de dados: busca de Informações Científicas;  Normas de referências; Isso vai ficar para uma próxima aula

23 Quem não pesquisa dança- Muito Obrigado


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