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Custos Transportes Rodoviários

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Apresentação em tema: "Custos Transportes Rodoviários"— Transcrição da apresentação:

1 Custos Transportes Rodoviários
GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICO AULA 4 PLT Cap. 4 Custos Transportes Rodoviários

2 CRONOGRAMA DE AULAS

3 Custeio Transporte Rodoviário
No Brasil as rodovias ainda apresentam estado de conservação ruim, o que aumenta os custos com manutenção dos veículos. A frota é antiga e sujeita a roubo de cargas. É o mais simples e eficiente entre os modais porém, para distância com mais de 500 km torna-se antieconômico pelo elevado custo de consumo de combustível. Entretanto, devido ao alto tempo de trânsito das alternativas (ferroviária e cabotagem) é, ainda, o modal mais utilizado. Pela sua flexibilidade é indicado para a distribuição urbana e onde o percurso é de pequena distância e não existe necessidade de conexão com outros modais.

4 Custeio Transporte Rodoviário
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de dimensões do serviço ao cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que, em alguns casos, pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como o setor de distribuição de combustíveis. As principais funções do transporte na Logística estão ligadas às dimensões de tempo e lugar. Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial. Atualmente, mesmo com os avanços tecnológicos, a função do transporte permanece a mesma: disponibilizar produtos na hora certa e no lugar certo ao menor custo possível (CEL/Coppead).

5 Custeio Transporte Rodoviário
Vantagens: Adequado para curtas e médias distâncias; Simplicidade no atendimento das demandas e agilidade no acesso às cargas; Flexibilidade de horário; Menor manuseio da carga e menor exigência de embalagem; O desembaraço na alfândega pode ser feito pela própria empresa transportadora; Atua de forma complementar aos outros modais possibilitando a intermodalidade e a multimodalidade; Permite as vendas do tipo entrega porta a porta, trazendo maior comodidade para exportador e importador. Desvantagens: Fretes mais altos em alguns casos; Menor capacidade de carga entre todos os outros modais; Menos competitivo para longas distâncias;

6 Custeio Transporte Rodoviário
Segundo Pimenta Lima (CEL/Coppead) a apuração do custo rodoviário é divido em 4 etapas: DEFINIÇÃO DOS ITENS DE CUSTO CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DE CUSTO EM FIXOS E VARIÁVEIS CÁLCULO DO CUSTO DE CADA ITEM CUSTEIO DAS ROTAS DE ENTREGA

7 Custeio Transporte Rodoviário
DEFINIÇÃO DOS ITENS DE CUSTO DEPRECIAÇÃO DO VEÍCULO; SALÁRIO DO MOTORISTA; SEGURO DO VEÍCULO; IPVA/SEGURO OBRIGATÓRIO; CUSTOS ADMINISTRATIVOS; COMBUSTÍVEIS; PNEUS; LUBRIFICANTES; MANUTENÇÃO; PEDÁGIOS.

8 Custeio Transporte Rodoviário
Classificação dos Itens de Custo em Fixo e Variáveis: FIXOS ( não variam com a kilometragem ) : DEPRECIAÇÃO; CUSTOS ADMINISTRATIVOS; IPVA/SEGURO OBRIGATÓRIO; SALÁRIO DO MOTORISTA. MANUTENÇÃO BENEFICIO MÃO DE OBRA INDIRETA VARIÁVEIS ( variam com a kilometragem ) : PNEU; ÓLEO LUBRIFICANTE; COMBUSTÍVEL; PEDÁGIO;

9 Custeio Transporte Rodoviário
Cálculo do Custo de Cada Item:

10 Custeio Transporte Rodoviário

11 Custeio Transporte Rodoviário
CUSTEIO DAS ROTAS DE ENTREGA

12 Conhecimento de Embarque Rodoviário
Conhecimento Rodoviário de Transporte – CRT. Funciona como contrato de transporte rodoviário, como recibo de entrega da carga e como título de crédito. Tipos de veículos Caminhões: veículos fixos que apresentam carroceria aberta, em forma de gaiola, plataforma, tanque ou fechados (baús), sendo que estes últimos podem ser equipados com maquinário de refrigeração para o transporte de produtos refrigerados ou congelados. Carretas: veículos articulados, com unidades de tração e de carga em módulos separados. Mais versátil que os caminhões, podem deixar o semi-reboque sendo carregado e recolhê-lo posteriormente, permitindo com isso que o transportador realize maior número de viagens. Cegonheiras: específicos para transporte de automóveis; Boogies/Trailers/Chassis/Plataformas: veículos apropriados para transporte de containers, geralmente de 20’ e 40’ (vinte e quarenta pés). Treminhões: veículos semelhantes às carretas, formados por cavalos mecânicos, semireboques e reboques, portanto compostos de três partes, podendo carregar dois containeres de 20’. Não podem transitar em qualquer estrada, face ao seu peso bruto total (cerca de 70 toneladas).

13 Composição do Frete Rodoviário
O frete no transporte rodoviário é calculado sobre o peso (tonelada) ou por volume (metro cúbico ), mas o mais comum em cargas completas é que seja estipulado um preço fechado por veículo.

14 Classificação relativa de modais de transporte por custo e desempenho nas operações
Modal Custo 1= maior Tempo médio de entrega 1=mais rápido Perdas e danos 1=menor Ferroviário 3 5 Rodoviário 2 4 Aquaviário Dutoviário 1 Aeroviário

15 Modais de transportes Modalidade Brasil EUA Alemanha Rodoviário 61%
25% 18% Ferroviário 21% 50% 53% Aquaviário 14% 29% Matriz de Transporte de Cargas no Brasil Fonte: ANTT(2005)

16 EXERCICIOS

17 ATÉ A PRÓXIMA AULA...


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