Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Abertura do evento contou com a presença
da Profª Drª Juraci Conceição de Faria Instituto Malba Tahan/FE-Unicamp, que tem parceria com a escola na formação de professores e alunos desta UE desde 2014.
3
INTRODUÇÃO A Gincana de Matemática acontece no início do 2º Bimestre e é composta por equipes de alunos do Ensino Médio e conta com a participação de todos os Professores. A Gincana proporciona o protagonismo juvenil, a integração das mídias na disciplina de Matemática e tarefas que possibilitam a união e solidariedade dos participantes . “É pelo jogo, pelo brinquedo, que crescem a alma e a inteligência.(...) Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar”. “Chateau”
4
HABILIDADES C2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. H7: Identificar características de figuras planas e espaciais H8: Resolver situações – problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma • Competência 2: Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. Habilidade 7: Identificar características de figuras planas e espaciais Habilidade 8: Resolver situações – problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma
5
DESENVOLVIMENTO TAREFA 01
TAREFA 01 Criar a logomarca da Gincalculando. A logomarca escolhida será utilizada em todas as Gincalculandos seguintes. Deve ficar pronta até o dia 04/05/2015
6
Orientação: O tema deverá conter
TAREFA 02 Paródia musical com um tema de Matemática. Orientação: O tema deverá conter qualquer assunto de matemática. A paródia pode ter aproximadamente entre 5 e 10 minutos. No dia da apresentação cada equipe poderá realizar uma coreografia. Paródia musical com um tema relacionada a Matemática. Orientação: O tema deverá conter qualquer assunto de matemática. A paródia pode ter aproximadamente entre 5 e 10 minutos. No dia da apresentação cada equipe poderá realizar uma coreografia.
7
TAREFA 03 Mascote da equipe. Cada mascote tem que mostrar sua relação com a matemática. Durante a gincana serão feitas perguntas que o mascote deverá responder sobre sua biografia ou charadas matemáticas. O mascote deverá ajudar na animação e na organização da equipe.
8
TAREFA 04 Desfile de moda com formas geométricas. Orientação: As roupas devem ter formatos geométricos e no momento do desfile, um apresentador(a) divulgando o nome do modelo e o formato geométrico.
9
TAREFA 05 Produção de vídeo Cada equipe deverá produzir um vídeo relacionando a matemática com o cotidiano. Os alunos deverão aparecer no vídeo, explorando o tema abordado. Por exemplo: jornal, dança, paródias, entrevistas. Duração do vídeo: 3 a 5 minutos
10
TAREFA 06 Grito de Guerra . Obs: Não é uma música.
11
TAREFA 07 Fazer uma torta com formatos geométricos . Os líderes vão escolher para 1º lugar a mais interessante
12
TAREFA 08 Arrecadação de alimentos não perecíveis
13
Tarefa 09 Caracterização do matemático Albert Einstein
14
TAREFA 10 TANGRAM Cada equipe deverá montar uma figura por exemplo: gato, casa, menino) quebra cabeça gigante com as peças do tangram. A peça montada deverá estar na direção dos jurados. O tangram deverá ser colorido
15
CONCLUSÃO Vimos, então, que a geometria é o conhecimento imediato da nossa relação. Com o espaço e os problemas colocados por este conhecimento e que nos levam à construção gradativa do saber geométrico A geometria é um dos ramos da matemática que pode estimular o interesse pelo aprendizado dessa ciência, pois revela a realidade que rodeia o aluno, dando oportunidades de desenvolver habilidades criativas e inovadoras. Através deste trabalho conseguimos observar, analisar e avaliar os fatores positivos no processo de construção do ensino-aprendizagem.
16
O Homem que calculava – Malba Tahan Editora Saraiva – Ano 2003
BIBLIOGRAFIA: O Homem que calculava – Malba Tahan Editora Saraiva – Ano 2003 Matemática Divertida e Curiosa revistaescola.abril.com.br/geometria/ EQUIPE GESTORA: DIRETORA: ROSANA MOTA COSTA DE LIMA VICE-DIRETOR: MARCOS CESAR CARVALHO GESTOR DA ESCOLA DA FAMILIA: ENDRIGO BRANCO PROF ª COORDENADORA: MERCIA C. M. MORAES PROFESSORES: PAULO SERGIO DE OLIVEIRA SAMUEL DE O. VITÓRIO GISELE SILVA DO NASCIMENTO ISABEL CRISTINA CURSINO FERNANDO BORGES.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.