A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Silvicultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Silvicultura."— Transcrição da apresentação:

1 Silvicultura

2 Silvicultura é: Entende-se por silvicultura, o acto de criar e desenvolver povoamentos florestais, satisfazendo as necessidades de mercado. É a actividade ligada à cultura, conservação e exploração das florestas.

3 Silvicultura em Portugal:
Portugal é um país de grandes áreas florestais. A silvicultura, faz parte do grupo das actividades económicas mais importantes do nosso país; A silvicultura fornece as matérias-primas necessárias a várias indústrias.

4 Vantagens das Florestas:
As florestas são uma fonte de riqueza natural. Purificam o ar que nós respiramos, são autênticos pulmões da atmosfera. As florestas protegem os solos do desgaste provocado pelas chuvas e pelo vento. Abrigam muitos animais. Permitem a obtenção de matérias-primas para a indústria. Melhoram a qualidade de vida das pessoas.

5 Principais espécies florestais:
Azinheira; Carvalho; Castanheiro; Eucalipto; Pinheiro; Sobreiro;

6 Principais produtos da floresta portuguesa:
Madeira: castanheiro, pinheiro, carvalho, eucalipto. Emprega-se na construção de casas, móveis, fabrico de pasta de papel… Resina: pinheiro. Fabrico de tintas, colas e vernizes. Cortiça: sobreiro. Aplica-se no revestimento de paredes e soalhos e no fabrico de vários objectos: rolhas, bóias, flutuadores das redes de pesca, palmilhas para calçado… Lenha: Utilizada no aquecimento das casas e na confecção de alimentos.

7 Curiosidades: Em Portugal, a floresta ocupa um terço do território continental, estando 93% por cento dessa área ocupada por 4 espécies dominantes: pinheiro, sobreiro, eucalipto e azinheira. O pinheiro bravo localiza-se, a Norte do rio Tejo, o sobreiro e a azinheira desenvolvem-se no sul do nosso país. O eucalipto estende-se por todo o território, ocupando mais de meio milhão de hectares. A extensão florestal tem diminuído em Portugal, devido aos incêndios. A cortiça é um dos principais artigos da nossa exportação. Portugal é o país que maior quantidade de cortiça produz no mundo.

8 Proposta de trabalho: Elabora um cartaz, de modo a sensibilizar a população em geral, para o grave problema que afecta as florestas em Portugal: Os Incêndios. Bom Trabalho!


Carregar ppt "Silvicultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google