A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Aula 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Aula 1."— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Aula 1

2 Contabilidade Unidade 2: Introdução 2.1 Conceito
2.2 Objeto da Contabilidade; Finalidade; Pessoas interessadas nas informações contábeis; 2.3 Funções da Contabilidade; Identificação dos aspectos patrimoniais; 2.4 Áreas ou ramos da Contabilidade; Campo de aplicação da Contabilidade 2.5 Titular do patrimônio; Formas jurídicas das sociedades empresariais; e 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.

3 Contabilidade Conceitos:
“Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica.”( 1º Congresso de Contabilidade) “sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”. (CVM) "Ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.“ (Hilário Franco (1990))

4 Contabilidade Objeto: Finalidade:
Patrimônio: Conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa. Aspectos Qualitativos: A identificação dos elementos que compõem o patrimônio (bens, direitos e obrigações) Aspectos Quantitativos: A mensuração dos elementos Finalidade: registro dos fatos e a produção das informações que possibilitem ao administrador do patrimônio o planejamento e o controle das suas ações.

5 Contabilidade Objetivos:
Apresentar o desempenho da empresa em um dado período; Apresentar a posição da empresa em dado momento; Conhecer as fontes de financiamento e as aplicações de recursos existentes; Demonstrar a situação econômica, financeira e patrimonial da entidade; Permitir que os fatos ocorridos sejam corretamente interpretados, tenham eles afetado qualitativa ou quantitativamente o patrimônio; Apresentar as situações de liquidez, rentabilidade e solvência da empresa, permitindo sua comparação com as demais pertencentes ao mesmo grupo; Transformar os dados (os registros efetuados) em informações para a tomada de decisões.

6 Contabilidade Usuários: Fornecedores Fornecedores Investidores
Bancos Funcionários Funcionários EMPRESA Sindicatos Concorrentes Órgãos de Classe Governos Outros Fonte: Marion, 2004

7 Contabilidade Funções: Econômica: Administrativa:
Apurar o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo. Administrativa: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (o balanço patrimonial) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos).

8 Contabilidade Áreas de atuação: Comercial Contabilidade Comercial
Industrial Pública Bancária Hospitalar Agropecuária de Seguros Contabilidade Comercial Contabilidade Industrial Contabilidade Pública Contabilidade Bancária Contabilidade Hospitalar Contabilidade Agropecuária Contabilidade Securitária Fonte: Marion, 2004

9 Azienda = Patrimônio + Gestão
Contabilidade Campo de Aplicação: Aziendas: entidades econômico-administrativas, que, para atingirem seu objetivo(econômico ou social), possuem um Patrimônio e necessitam de uma gestão sobre o mesmo. Azienda = Patrimônio + Gestão

10 Contabilidade Titular do Patrimônio: Pessoa Física Pessoas Jurídicas
A pessoa natural ou física é o ser humano, sem distinção de sexo, idade, raça. Pessoas Jurídicas São resultantes da união de duas ou mais pessoas, físicas e/ou jurídicas, para o desenvolvimento de atividades de interesse comum. Se objetivo é econômico, é denominada sociedade ou sociedade empresária. Se não há fins lucrativos: Associação.

11 Contabilidade Dissolução: Liquidação: Extinção:
o ato pelo qual se desfaz o vínculo contratual entre os sócios, visando extinção da pessoa jurídica. caracteriza o início da liquidação. Liquidação: Ocorre o pagamento das dívidas, o saldo remanescente é rateado entre os sócios, de acordo com a participação de cada um. Extinção: significa o fim da pessoa jurídica, seu desaparecimento. Uma vez extinta, a sociedade deixa de ser sujeito de direitos e obrigações, ou seja, perde sua personalidade


Carregar ppt "Contabilidade Aula 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google