A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Plantae Oganologia e Fisiologia Vegetal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Plantae Oganologia e Fisiologia Vegetal."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Plantae Oganologia e Fisiologia Vegetal

2 Raiz É um órgão geralmente subterrâneo (terrestre, porém podem ser aquáticos e aéreos. Maioria das Gimnospermas e Angiospermas dicotiledôneas. FUNÇÕES: É responsável pela fixação e sustentação do vegetal no solo ou a um suporte; Absorção de água e sais minerais; Reserva energética

3 Classificação das raízes
1- TERRESTRE: Raíz Axial ou Pivotante: raiz subterrânea que apresenta um eixo principal de onde partem ramificações secundárias. Tuberosa: especializada para o armazenamento de amido. Ex: Cenoura, Beterraba, mandioca, batata-doce.

4 Classificação das raízes
1- TERRESTRE: Raíz Fasciculada - raiz em forma de cabeleira, sem a formação de um eixo principal. Ex: Monocotiledôneas. Raíz Fasciculada tuberosa : especializada para o armazenamento de amido. Ex: Dalia.

5 Classificação das raízes
2- AÉREAS: Raíz Adventícia - pode surgir em qualquer parte do caule, geralmente para auxiliar na sustentação; Raíz Estranguladora: tipo de raiz adventícia que se enrola nas árvores que lhe serve de suporte; Raíz Tabular ou Sapopema – raíz adventícia em forma de tábuas ou pranchas verticais em torno da base do caule. Ex: Samaúma Raíz Grampiforme – tipo de raiz adventícia, apresentando grampos, que fixam o vegetal em superfícies.

6 Classificação das raízes
2- AÉREAS: Raíz Sugadora ou Haustório - são encontrados em plantas parasitas. Ex: erva-de-passarinho. Raíz coletora - Ocorrem em orquídeas (epífitas). São raízes especializadas em coletar água da chuva. Raíz respiratória ou Pneumatóforo - Plantas de terrenos pantanosos, pouco arejados. Apresentam orifícios chamados pneumatódios capazes de captar oxigênio para aeração do sistema radicular.

7 Classificação das raízes
3- AQUÁTICAS: Raízes de plantas aquáticas. São raízes natantes. Apresentam a coifa bastante desenvolvida, evitando o ataque de herbívoros. Ex: vitória-régia, mureru.

8 Caule É um órgão geralmente aéreo
Órgão que faz a comunicação entre folhas e raíz; Função: Sustentação de folhas, flores e frutos Condução de seiva; Algumas vezes realiza fotossíntese; Algumas vezes como reserva nutritiva;

9 Classificação dos caules
Haste - não lenhoso, ereto, geralmente clorofilados. Ex: da maioria das ervas. Tronco – lenhoso, de delgado a muito robusto Estipe - cilíndrico, não ramificado, com uma coroa de folhas no ápice. Ex: Típico das palmeiras.

10 Classificação dos caules
Colmo – nós e entrenó bem marcados. Presente nas monocotiledôneas. Ex: entrenós ocos (bambú) ou cheios (cana-de-açúcar) Volúvel – Caule que se enrola a um suporte Rastejante – preso ao solo com raízes apenas em um ponto. Ex.: abóbora, melão, melancia

11 Estolão - eixo caulinar rastejante que emite raízes nos nós, fixando ao solo em mais de um ponto. Ex: morangueiro Cladófilo : caule modificado com função fotossintetizante e/ou de reserva de água. Ex: cactos Rizoma – caule subterrâneo, com crescimento horizontal. Ex: Bananeiras Tubérculo – porção terminal intumescida de ramos caulinares longos e finos. Armazenamento de amido. Ex.: batata.

12 Folhas Funções: FOTOSSÍNTESE; RESPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO;
COMPÕE O SISTEMA FOTOSSINTÉTICO Nervuras Funções: FOTOSSÍNTESE; RESPIRAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO; ALGUMAS VEZES COMO RESERVA NUTRITIVA;

13 Modificações foliares:
GAVINHAS – órgãos especializados no auxilio de fixação nas trepadeiras, enroscando-se em um suporte. RESERVANTES – ricas em reservas nutritivas , como os catáfilos. BRÁCTEAS – folhas modificadas de aspecto diferente das folhas fotossintetizantes. Geralmente são vistosas e chamativas.

14 Frutos Funções: REPRODUÇÃO; PROTEGER E DISPERSAR AS SEMENTES.
É O OVÁRIO (OU MAIS DE UM OVÁRIO) DESENVOLVIDO COM AS SEMENTES JÁ FORMADAS. Funções: REPRODUÇÃO; PROTEGER E DISPERSAR AS SEMENTES.

15 Classificação dos frutos simples:
BAGA - contém várias sementes CARNOSOS FRUTOS DRUPA - contém só uma semente INDEISCENTES (não se abrem quando maduros) SECOS DEISCENTES (se abrem quando maduros)

16 Pseudofrutos Órgãos originados a partir de outra parte floral que não seja o ovário.

17 Infrutescência x Partenocarpia
Originários de vários ovários de flores diferentes, que crescem em uma estrutura única. Desenvolvimento do fruto sem fecundação.

18 Flor Compõe o sistema reprodutivo Funções: Reprodução;
Origina frutos (ovário) e sementes (óvulos).

19 Fotossíntese e estruturas envolvidas
Parede celular Célula clorofilada Folha Núcleo Vacúolo Cloroplasto Esquema da molécula de clorofila Tilacóide Membrana externa Granum Membrana interna Cloroplasto Complexo antena Membrana do tilacóide Tilacóide Granum Estroma DNA

20 1 2 6 3 5 4 1 – A fotossíntese somente ocorre onde há luz solar.
2 – O gás carbônico vem do ar e entra através das folhas. 2 6 3 – As folhas contém um pigmento chamado clorofila que “guarda” a energia do sol. 4 – A raiz da planta reúne a água sugada pelo solo. 3 Clorofila – pigmento verde das folhas Produção de alimento (ou açúcar) 5 5 – As folhas usam a clorofila e a luz do sol para trocar a água e o gás carbônico em comida ou açúcar para as plantas. 6 – O oxigênio é liberado para o ar. 4

21 Etapas da Fotossíntese:
Fase clara ou fotoquímica: absorção de luz Ocorre nos tilacóides, onde a energia luminosa é absorvida pela clorofila; Fotólise da água liberando oxigênio molecular; Síntese de ATP e NADPH2, que serão usados na fase escura; Fase escura ou química: formação da glicose Ocorre no estroma, não necessita da presença de luz; Formação da glicose a partir do CO2 e dos hidrogênios fornecidos pelo NAPH2; É utilizada ATP para ocorrência dessas reações; A conversão do CO2 em glicose é denominado Ciclo de Calvin.

22 Fotossíntese Que matéria orgânica é produzida? O CH2 HO H OH Glicose

23 O que é respiração? Ocorre em 3 etapas:
É a quebra oxidativa das substâncias complexas presente na célula ( amido, proteínas, ácidos, açúcares) em moléculas mais simples (CO2 e H2O),com produção de energia e outras moléculas. Ocorre em 3 etapas: Glicólise (Citosol): Formação do ácido pirúvico Ciclo de Krebs( Matriz mitocondral) Formação de CO2 ATP NADH2 FADH2 Cadeia respiratória( Cristas mitocondriais): Ocorre a maior produção de ATP

24 TRANSPIRAÇÃO A TRANSPIRAÇÃO CUTICULAR é um processo físico que não é regulado pela planta e ocorre de forma lenta e constante. A TRANSPIRAÇÃO ESTOMÁTICA é desencadeada pelos mecanismos hídrico e fotoativo.


Carregar ppt "Reino Plantae Oganologia e Fisiologia Vegetal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google