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Fundamentos de Sistemas Multimídia

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Sistemas Multimídia"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Sistemas Multimídia
Mauricio Barbosa e Castro

2 Tipos de Mídia Mídia de Percepção Mídia de Representação
Mídia de Apresentação Mídia de Armazenamento Mídia de Transmissão

3 Mídia de Percepção Mídia de Percepção Mídia de Representação
Como os humanos percebem informação? visão, audição, olfato, paladar, tato Mídia de Representação Como a informação é codificada em um computador? texto, imagem vetorial, imagem matricial, áudio, vídeo

4 Mídia de Apresentação Mídia de Apresentação Mídia de Armazenamento
Qual meio é utilizado como dispositivo de saída ou entrada de informações em um computador? Sistemas de entrada e saída Saída: monitores, caixas de som, papel Entrada: teclados, câmeras e microfones Mídia de Armazenamento Onde a informação é armazenada? Discos magnéticos, discos ópticos, fitas magnéticas, papel

5 Mídia de Transmissão Mídia de Transmissão
Qual meio é utilizado para transmitir dados? Meios físicos (cabos metálicos, fibras ópticas, ondas de rádio)

6 Classificação dos tipos de mídia
Mídias discretas x contínuas Mídias discretas (estáticas ou em bloco) Compostas por itens de informação independentes do tempo Mídia com dimensões unicamente espaciais textos, imagens, gráficos Tempo não faz parte da semântica da informação Download é a operação de recuperação de uma mídia discreta. Tráfego em rajada

7 Classificação dos tipos de mídia
Mídias discretas versos contínuas Mídias contínuas (dinâmicas ou dependentes do tempo) O tempo ou a dependência temporal entre os itens de informação fazem parte da própria informação Mídia com dimensões temporais áudios, vídeos e animações Tempo faz parte da semântica da informação Se a dependência temporal não for respeitada, o significado pode ser alterado Streaming é um termo usado para indicar que uma mídia contínua está sendo enviada e apresentada diretamente no destino à medida que é recebida (em tempo real) Tráfego CBR ou VBR (Constant Bit Rate, Variable Bit Rate)

8 Análise dos sistemas multimídia
Analisar o tema proposto, usando ferramentas específicas, e a partir dessas informações criar uma base para estruturar o projeto do sistema. A equipe deve pensar as estratégias disponíveis, pensando recursos e limitações. Importante colocar em perspectiva o desejo do cliente para o produto final, dentro das possibilidades do projeto (tecnológicas, financeiras, temporais).

9 Análise dos sistemas multimídia
Analisar as necessidades, localizando o projeto dentro da realidade atual do cliente, identificando público e desafios/barreiras para transportar-se para a realidade ideal, determinando assim a tecnologia adequada à essas necessidades.

10 Análise dos sistemas multimídia
Analisar as metas do projeto, transformando-as em objetivos mensuráveis para que se possa exercer um controle completo sobre o projeto. Esse exercício ajuda a entender o processo e auxiliam o andamento geral.

11 Análise dos sistemas multimídia
Analisar o público-alvo, determinando e classificando-os por características como idade, formação, área de trabalho para que o sistema seja construído sob medida, facilitando uma mudança na percepção do produto final.

12 Regras fundamentais do design de sistemas
Produtos multimídia são resultado de um conjunto de obras especificamente concebidas, dentro de diversas áreas de produção, criando aplicações desenhadas de forma a comunicar uma mensagem específica através de estímulos diversos (auditivos, visuais, táteis, etc.)

13 Regras fundamentais do design de sistemas
A criação desses sistemas vai obedecer a alguns princípios de interação e simulação (fugindo do modelo linear da escrita) utilizando dos recursos da interface audiovisual:

14 Regras fundamentais do design de sistemas
Princípio da interatividade: O sistema deve portanto, desenvolver a ideia que o utilizador navega livremente, independentemente de estar submetido a um esquema predefinido (Bouzá, 1997). Princípio da simulação dinâmica: o sistema deve possuir vida autónoma com capacidades de estimulação visual e auditiva. Para isso usam-se diferentes ingredientes como: fundos dinâmicos, iconografia animada, e botões que respondem instantaneamente ao utilizador (Mok, 1998).

15 Regras fundamentais do design de sistemas
Princípio da necessidade temática: O design dos sistemas hipermídia será desenvolvido segundo a(s) especificidade(s) do(s) público(s) utilizador(es). Princípio da unicidade visual: O sistema hipermídia deve assumir, tanto em forma como em conteúdo, um aspecto visual único e um estilo invariável.

16 Regras fundamentais do design de sistemas
Princípio do aforro temporal: A celeridade mais adequada para o desenvolvimento destes sistemas aproxima-se da cadência do discurso publicitário. A economia de tempo obriga o sistema a narrar de uma forma breve e concisa.

17 Regras fundamentais do design de sistemas
Princípio da uniformidade funcional: (Coerência) uniformidade tipográfica (uso de um número limitado de fontes tipográficas), interação homem-máquina regular (processo de interação constante, evitar o uso do duplo clique ou botão do lado direito do mouse), zonas com funções fixas (disposição espacial dos botões ou ícones de navegação fixos) e uniformidade icônica (estilo gráfico das fotografias, ilustrações e esquemas constante).

18 Regras fundamentais do design de sistemas
Princípio da ergonomia: o sistema deve comportar-se segundo o padrão de interação do utilizador com a máquina, com respostas rápidas e precisas, sem confundir e enganar o usuário.


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