A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

a importância da leitura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "a importância da leitura"— Transcrição da apresentação:

1 a importância da leitura
Aula sobre a importância da leitura DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira

2 Não basta ir às aulas para garantir pleno êxito nos estudos
Não basta ir às aulas para garantir pleno êxito nos estudos. É preciso ler e, principalmente, ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, não saberá fazer apontamentos e, finalmente, não saberá estudar. A leitura amplia e integra os conhecimentos, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência .

3 Apesar de todo avanço tecnológico, ainda é através da leitura que se realiza, principalmente, o processo de transmissão/aquisição da cultura. De um modo geral, há uma confusão entre leitura e decodificação de sinais gráficos. A leitura deveria ser entendida como um processo de interação entre o leitor e o autor, como um processo mais abrangente. Ler, de verdade, exige postura crítica, sistemática. Exige disciplina intelectual por parte do leitor.

4 Para entender um livro/texto, é necessário não só penetrar em seu mundo, mas ter sensibilidade, espírito de busca, para identificar vários níveis de significação, várias interpretações. Etapas do processo de leitura: decodificação, intelecção, interpretação, aplicação.

5 Tipos de leitura Não existe apenas a leitura verbal;
há leitura de imagens; leitura de gestos, expressões faciais; leitura de sons.

6 Finalidades da leitura
Buscar informações (jornais, sites); adquirir conhecimento (livros didáticos, artigos científicos); buscar entretenimento (ficções, revistinhas, revistas).

7 Modalidades de leitura
Oral ou silenciosa, técnica e de informação, de estudo, de higiene mental, de prazer. Não se emprega a mesma técnica de leitura e a mesma velocidade a todas as modalidades . A velocidade ao se ler um texto técnico é diferente da leitura de uma ficção literária.

8 A leitura muito lenta pode levar o leitor a esquecer as informações já apresentadas, necessitando de outra leitura. O que acarreta perda de tempo. Não existe uma velocidade padrão de leitura. Depende do gênero que estiver sendo lido, dos objetivos que se tem ao ler o texto e das peculiaridades de cada leitor.

9 Fases da leitura informativa
Leitura de estudo ou informativa: busca coletar dados ou informações que serão utilizados em trabalhos científicos ou para responder a questões específicas. Fases: leitura de reconhecimento ou pré-leitura; leitura seletiva; leitura crítica ou reflexiva; leitura interpretativa.

10 Ambiente ideal (?) e comodidade
Seria um ambiente claro, confortável, silencioso, arejado. Deve-se preferir ler sentado a ler em pé ou deitado. É importante ter à mão: dicionário, lápis, marcadores, bloco de anotações. De suma importância: silêncio interior.

11 O bom leitor e o mau leitor
É preciso identificar as ideias principais: todo texto, toda seção, todo capítulo, todo parágrafo apresenta uma ideia principal, um conceito fundamental. O leitor inexperiente lê palavra por palavra, como se todas tivessem o mesmo valor. O bom leitor lê unidades de pensamento, buscando as ideias principais ou a palavra-chave.

12 O bom leitor não lê apenas os resumos, buscando memorizá-los
O bom leitor não lê apenas os resumos, buscando memorizá-los. Ele produz seus próprios resumos. O bom leitor procura acompanhar a argumentação do autor, entender os exemplos dados, como foi feita a articulação das ideias.

13 Como selecionar o que ler
O título do livro/texto não deve ser critério de escolha para a leitura. Devemos olhar o sumário, o autor, ler a “orelha”, as referências bibliográficas, verificar a data, a edição, ler o prefácio.

14 Sublinhar com inteligência
A técnica de sublinhar ajuda a colocar em destaque as ideias principais e as palavras-chave. Normas para sublinhar: marcar apenas as ideias principais e os detalhes importantes; não sublinhar longos períodos, mas palavras-chave; não sublinhar na primeira leitura; reconstituir o parágrafo a partir das palavras destacadas.

15 Vocabulário e leitura eficiente
Muita gente lê mal porque não tem bom vocabulário e não tem bom vocabulário porque lê mal ( um círculo vicioso). Como aumentar o vocabulário? Lendo! Procurando entender o significado pelo contexto, consultando o sentido de palavras desconhecidas.

16 Quem lê bem, de lápis na mão, à procura das ideias principais e dos pormenores importantes, já preparou caminho para o levantamento do esquema seguido pelo autor, para a elaboração do resumo daquilo que leu ou para realizar o fichamento do texto. Slides preparados tendo como base o capítulo “A importância da leitura” (ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.) e no capítulo “Estudo pela leitura trabalhada” (RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.).


Carregar ppt "a importância da leitura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google