A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPARO DO PACIENTE PARA EXAMES E COLETA DE MATERIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPARO DO PACIENTE PARA EXAMES E COLETA DE MATERIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PREPARO DO PACIENTE PARA EXAMES E COLETA DE MATERIAIS

2 Normas gerais informar o paciente sobre o exame que deverá ser feito, suas finalidades, método de coleta e necessidade de sua colaboração, minimizando preocupações, ansiedade e morosidade na realização dos mesmos entregar frascos adequados e com tampas perfeitamente ajustáveis lavar corretamente as mãos antes e após a coleta do material e usar luvas

3 Normas gerais rotular o frasco com etiqueta, conforme rotina do laboratório colher material segundo técnica ou método indicado manter a parte externa dos frascos limpos e orientar o paciente para que não o contamine ao fazer uso do mesmo todo material coletado deve ser enviado imediatamente ao laboratório, juntamente com a requisição

4 Princípios básicos para a coleta de amostras de urina
a mostra da primeira urina da manhã é mais concentrada – revela anormalidades no sedimento a urina não deve ser deixada em repouso à temperatura ambiente, pois, torna-se alcalina devido à contaminação por bactérias do meio ambiente que degradam a uréia

5 COLETA DE URINA PARA MULHERES
Material a ser coletado: urina (jato médio). Exames a serem realizados: exame sumário de urina, urocultura, bacterioscopia e antibiograma. Como coletar:  Coletar (em frasco/saco coletor estéril) preferencialmente a primeira urina da manhã ou urina com no mínimo 2 horas de intervalo após última micção Remover toda a roupa íntima, sentar afastando as pernas o máximo que puder. Afastar os grandes lábios com uma das mãos, mantendo-os afastados durante a limpeza e coleta da urina. Usando sabonete neutro, fazer higiene da região genital e anal. Enxaguar e secar .

6 COLETA DE URINA PARA MULHERES
Desprezar o primeiro jato de urina e colher o restante diretamente no frasco / saco, segurando- o pela parte externa. Enviar a urina ao laboratório até uma hora após a coleta. Não guardar a urina na geladeira. Não fazer uso de contraste radiológico nas 48 horas antes do exame Não fazer uso de pomadas/creme vaginal no dia anterior a coleta de urina.  Não pode estar menstruada. Avisar caso tiver secreção vaginal em abundância. Recomenda-se em caso de dúvida, que a coleta de urina seja feita no laboratório para evitar contaminação e resultados incorretos.

7 COLETA DE URINA PARA HOMENS
Material a ser coletado: urina (jato médio). Exames a serem realizados: exame sumário de urina, urocultura, bacterioscopia e antibiograma. Como coletar: Lavar as mãos com água e sabão antes da coleta. Remover as roupas íntimas Lavar o pênis com água e sabonete neutro, exteriorizando a glande (afastando a pele que a recobre - prepúcio). Enxaguar e secar. Desprezar o primeiro jato de urina. Coletar o restante diretamente no coletor. Levar a urina ao laboratório, até 1 hora após a sua coleta. Não guardar a urina na geladeira. Não manter relação sexual e/ou masturbar-se, 48 horas antes da coleta.

8 COLETA DE URINA PARA BEBÊS
Material a ser coletado: urina. Exames a serem realizados: exame sumário de urina, urocultura, bacterioscopia e antibiograma. Como coletar:  Para as meninas: Usando sabonete neutro, fazer higiene da região genital e anal. Enxaguar e secar Para os meninos: Lavar o pênis com água e sabonete neutro, exteriorizando a glande (afastando a pele que a recobre - prepúcio). Enxaguar e secar. Usar coletor infantil plástico com adesivo, feminino ou masculino . Após passar a urina do coletor infantil para o frasco. Não fazer uso de pomadas no dia anterior a coleta de urina Em caso de dúvida, fazer a coleta no laboratório para evitar contaminações.

9 Coleta de urina de 24 horas
Material a ser coletado: urina de 24 horas.  Exames a serem realizados: dosagem de ácido úrico, de creatinina, de uréia, de cálcio, de fósforo,  clearence de creatinina,  proteinúria de 24 horas, microalbuminúria, etc. Como coletar: Desprezar todo o volume de urina da primeira micção da manhã e anotar o horário. Começar a coleta a partir da segunda micção, colhendo todo o volume de urina do dia e da noite, até a segunda micção do dia seguinte no horário pré-determinado. Manter a urina na geladeira, durante toda a coleta. Ingerir a quantidade de água de costume durante o dia da coleta. Evitar o uso de medicamentos no dia da coleta. Caso contrário, comunicar ao laboratório.

10 Coleta de urina Coleta de urina em pacientes com cateterismo vesical:
Deve-se clampear a sonda no mínimo 30 minutos antes de fazer a coleta pode-se coletar com auxílio de uma seringa montada com agulha, a qual deve ser introduzida na bifurcação da sonda de demora, com prévia desinfecção com álcool pode-se ainda coletar no orifício próprio da extensão acoplada na bolsa coletora, com prévia desinfecção e seringa montada.

11 Observações gerais para a coleta de fezes
as fezes podem ser coletadas com auxílio de espátula, das fraldas se o paciente puder, deixar que ele prepare a amostra cuidar para não contaminar a parte externa do frasco instruir o paciente para não urinar no local que vai usar para evacuar quando solicitado 3 amostras de fezes, colhê-las em dias alternados, enumerando-as, enviando cada amostra ao laboratório após exames radiológicos contrastados, aguardar 3-4 dias, para eliminar o contraste, para então colher as fezes

12 Coleta de fezes Parasitológico de fezes Cultura de fezes Pesquisa de sangue oculto nas fezes Pesquisa de rotavírus nas fezes instruir o paciente sobre o exame preparar o recipiente próprio, rotular colher pequena quantidade de fezes com uma espátula e colocar no frasco enviar ao laboratório com a requisição

13 PARASITOLÓGICO DE FEZES
Material  a ser coletado : fezes.  Exame a ser realizado: exame parasitológico (para detecção de protozoários e helmintos). Como coletar: Utilizar para coleta a espátula que acompanha o coletor, retirando, quando for o caso, as partes que se mostram alteradas com muco, sangue, etc. Não há necessidade de encher o coletor. Pode-se coletar a qualquer hora do dia, quando a entrega for no dia seguinte. Caso o médico solicite o exame com 2, 3, ou mais amostras de fezes, deve-se coletar uma amostra por dia, em dias consecutivos ou em intervalos maiores (conforme orientação médica) levando-as no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte ao laboratório.

14 CULTURA DE FEZES Material a ser coletado fezes recém-colhidas.
Exames a serem realizados: cultura de fezes (coprocultura) e antibiograma. Como coletar: Utilizar para coleta a espátula que acompanha o coletor, retirando, quando for o caso, as partes que se mostram alteradas com muco, sangue, etc. Não há necessidade de encher coletor. Pode-se coletar as fezes a qualquer hora do dia, porém, assim que coletar deve-se levar ao laboratório até no máximo em 1 hora. Não guardar em geladeira.

15 PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES
Material a ser coletado: fezes recém- colhidas. Recomendações: nos 3 dias que antecedem a coleta das fezes, o paciente não poderá: Tomar laxante; fazer uso de contraste radiológico por via oral. Comer carne, nem derivados, inclusive caldos, extratos ou molhos que as contenham.Comer beterraba, rabanete, nabo, couve-flor, brócolis, couve, espinafre, alface, agrião, almeirão, feijão, chocolate.

16 PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES
Não poderá: Ingerir bebidas alcoólicas. Tomar medicamentos como anti- inflamatórios, corticóides, aspirina, AAS, ferro e vitamina C. Usar palitos de dentes e fio dental. Ter cuidado durante a escovação dos dentes para evitar sangramento gengival. A contaminação das fezes com sangue de qualquer outra natureza, como aquele decorrente de hemorróidas ou menstruação, torna o teste inválido.

17 PESQUISA DE ROTAVÍRUS Material a ser coletado: fezes recém- colhidas. Exame a ser realizado: pesquisa de rotavírus nas fezes. Como coletar: Coletar as fezes de preferência quando líquidas. Pode-se coletar as fezes a qualquer hora do dia, porém, assim que a coleta for feita, deve-se levar ao laboratório em no máximo 1 hora. Não guardar as fezes na geladeira.

18 COLETA DE SECREÇÃO VAGINAL
Material a ser coletado: secreção vaginal. Exames a serem realizados: cultura de secreção vaginal, antibiograma, exame a fresco e bacterioscopia. Como coletar: Colocar a paciente em posição ginecológica, não utilizar espéculo em paciente virgem, e coletar a secreção do canal vaginal, passar na lâmina de vidro devidamente identificada e em seguida encaminhar o material para avaliação microscópica.

19 COLETA DE SECREÇÃO VAGINAL
Orientações: Não usar anti-sépticos ou cremes vaginais e antibióticos nas 72 horas que antecedem a coleta (salvo sob orientação médica). A paciente não pode estar menstruada. A paciente não pode ter relações sexuais nas 48 horas que antecedem a coleta. A paciente deverá se dirigir ao laboratório sem ter feito higiene íntima interna, somente externa.

20 COLETA DE SECREÇÃO URETRAL
Material a ser coletado: secreção uretral. Exames a serem realizados: cultura de secreção uretral com antibiograma, bacterioscopia, exame a fresco. Como coletar: Segurar o pênis na vertical e após retrair o prepúcio e coletar a secreção da uretra com um swab, passar na lâmina de vidro identificada e encaminhar para análise microscópica. Orientações: O paciente não deverá estar usando antibióticos e não manter relação sexual pelo menos 48 horas antes da coleta da secreção. O paciente deverá se dirigir ao laboratório pela manhã sem urinar e sem fazer higiene íntima.

21 EXAMES DO ESPERMA Material a ser coletado: esperma. Exames a serem realizados: espermograma, cultura de esperma, bacterioscopia, etc. Como coletar:   Fazer abstinência sexual de no mínimo 3 dias para posterior coleta de esperma. A coleta deverá ser realizada, de preferência no laboratório. Se não for possível, seguir rigorosamente o tempo de envio ao laboratório. Lavar o pênis com água e sabonete neutro.

22 Urinar previamente e depois coletar, por masturbação, todo o volume de esperma de uma ejaculação, diretamente no frasco coletor. Não coletar o esperma em preservativo, pois o látex interfere com a viabilidade dos espermatozóides. Anotar o horário da coleta e enviar o esperma ao laboratório até 30 minutos após a coleta. O material deve ser protegido contra temperaturas extremas (menos de 20º C e mais de 40º C) durante o transporte até o laboratório. Comunicar ao laboratório se foi feito vasectomia e há quanto tempo.

23 Coleta de escarro instruir o paciente sobre o exame e como coletar
colher a amostra em jejum, depois do paciente ter enxaguado a boca com água instruir o paciente para tossir e expectorar no recipiente, evitando excesso de saliva instruir o paciente para não contaminar o lado externo do recipiente com escarro se o pedido for de 24h, explicar ao paciente para colher toda a expectoração no recipiente, conservando-o tampado enviar ao laboratório com a requisição.

24 Coleta de exsudato instruir o paciente sobre o exame
após lavar as mãos, calçar luvas passar o cotonete ou “swab” na região indicada, colhendo uma amostra significativa do material solicitado recolocar o instrumento de coleta no frasco ou tubo e tampá-lo enviar ao laboratório com a requisição OBS.: Em se tratando de coleta de secreção purulenta de uma ferida, o procedimento antecederá à realização do curativo. Retiram- se as gazes com pinça, colhe-se o material, após, efetua-se o curativo.

25 Observações na Coleta de sangue
Na coleta de sangue evitar hemólise ao passar o sangue da seringa para o tubo, retirar a agulha e deixar que o mesmo escorra pela parede do tubo, sem pressão no êmbolo para evitar bolhas na escolha de veia para punção, procurar locais isentos de feridas, queimaduras, traumatismos e hematomas não bater com os dedos para que a veia apareça. Pedir para o paciente abaixar o braço, e abrir e fechar a mão.

26 Coleta de sangue Para alguns exames é necessário jejum de 12 horas: dosagem hormonal, proteínas, colesterol, triglicerídeos, glicose, albuminas, ácido úrico, sorologia e imunologia. Outros exigem que o sangue seja colhido com anticoagulante: hemograma, coagulograma, gasometria. Já os exames bacteriológicos para sífilis, hepatite, HIV, não se faz necessário jejum, nem anticoagulante.

27 Coleta de sangue Calçar luvas
Avisar o paciente quanto a coleta e pedir sua colaboração Calçar luvas Garrotear, escolher a veia mais calibrosa, preferencialmente da fossa cubital e fazer anti-sepsia ampla com algodão e álcool 70% (do distal para o proximal) Técnica de punção venosa ou injeção EV (bisel da agulha voltado para cima): esperar o sangue refluir na seringa, aspirar vagarosamente até colher a quantidade necessária. Na coleta com tubo inserir diretamente o tubo a vácuo na agulha encaixada no canhão específico para coleta a vácuo.

28 Coleta de Sangue pedir ao paciente para abrir a mão e soltar o garrote
retirar a agulha da veia e fazer compressão local com algodão e orientar para o paciente não dobrar o braço. passar o sangue da seringa para o tubo, homogeneizar, rotular e encaminhar para o laboratório OBS: Nunca reencape a agulha. Despreze agulha e seringa na caixa de pérfuro-cortante. Retirar as luvas e lavar as mãos.

29 HEMOGLICOTESTE (HGT) É um teste para verificar o nível de açúcar no sangue. É medido em miligramas por decilitro de sangue e pode ser realizado em jejum ou pós-prandial. É coletado uma gota de sangue através de uma picada na ponta do dedo da mão.

30

31 Valores de referência # Jejum Normal: de 70 a 110 mg/dl Suspeito: entre 111 a 125 mg/dl Provável diabetes: acima de 126mg/dl (solicitar glicemia de jejum) # Pós-prandial (sem jejum a qualquer hora) Normal : até 140 mg/dl Suspeito : entre 141 e 199 mg/dl Provável diabetes: acima de 200 mg/dl


Carregar ppt "PREPARO DO PACIENTE PARA EXAMES E COLETA DE MATERIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google