A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Transferência de Calor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Transferência de Calor"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Transferência de Calor
Condução de Calor Condutividade Térmica do material [W/mK] Fluxo de Calor

2 Exemplo:

3 Convecção O termo convecção refere-se a de transferência de calor que irá ocorrer entre uma superfície e um fluido em movimento ou estacionário quando eles estão a diferentes temperaturas. A transferência de calor por convecção pode ser classificada de acordo com a natureza do fluxo.

4 Convecção O termo convecção refere-se a de transferência de calor que irá ocorrer entre uma superfície e um fluido em movimento ou estacionário quando eles estão a diferentes temperaturas. Coeficiente de Transferência de calor por convecção[W/m2K]

5 Radiação Radiação térmica é a energia emitida pela matéria que está a uma temperatura finita. Embora vamos focar radiação de superfícies sólidas, a emissão também pode ocorrer a partir de líquidos e gases. Embora a transferência de energia por condução ou convecção requer a presença de um suporte material, a radiação não. De fato, a transferência de radiação é mais eficiente no vácuo.

6 Radiação A radiação que é emitida por uma superfície é denominado o poder emissivo da superfície. O limite superior para o poder emissivo, é prescrito pela lei de Stefan-Boltzmann. onde Ts é a temperatura absoluta da superfície (K), e σ é a constante Stefan-Boltzmann (σ = 5,67 x 10-8 W/m2.K4 ). Tal superfície é chamado um radiador ideal ou de corpo negro. O fluxo de calor radiante emitido por uma superfície real é menor do que a de um corpo negro à mesma temperatura, e é dada por: onde ε é uma propriedade de irradiação da superfície denominado de emissividade.

7 Radiação A radiação também pode ser incidente sobre uma superfície. A radiação pode provir de uma fonte especial, tais como o sol, ou a partir de outras superfícies às quais a superfície de interesse é exposta. Independentemente da fonte, a chamamos taxa na qual todas essas radiações incidentem sobre uma unidade de área (W/m2) de irradiação G. Uma parte, ou toda, a irradiação pode ser absorvida pela superfície, aumentando assim a energia interna do material. A taxa a que a energia radiante é absorvida por unidade de área superficial pode ser avaliado a partir do conhecimento de uma propriedade de irradiação da superfície a absortividade α.


Carregar ppt "Introdução à Transferência de Calor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google