A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia, ciência que se propõe explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo.

2 O século XVIII foi marcado por grandes transformações, exigindo do homem fazer da sociedade um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época.

3 A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver... Essas novas exigências vão modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.

4 Na Revolução Francesa, há filósofos empenhados em transformar a sociedade, os iluministas, que também objetivavam demonstrar a irracionalidade e as injustiças de algumas instituições, pregando a liberdade e a igualdade dos indivíduos. Esse cenário leva à constituição de um estudo científico da sociedade.

5 Com as consequências geradas pela Rev
Com as consequências geradas pela Rev. Francesa, pensadores tentam reorganizar a sociedade, estabelecendo ordem, conhecendo as leis que regem os fatos sociais. Era o positivismo surgindo e, com ele, a instituição da ciência da sociedade. Tal movimento revalorizou certas instituições que a Revolução tentou destruir e criou uma "física social", concebida por Comte, "pai da sociologia".

6 Outro pensador positivista, Durkheim, tornou-se um grande teórico desta nova ciência, esforçando-se para emancipá-la como disciplina científica. Foi dentro desse contexto que surgiu a sociologia, ciência que, mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna colocando como "objeto de estudo" a própria sociedade, tendo como principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.

7 Em síntese, tem-se: Transformações políticas e econômicas do séc. XVIII - Burguesia comercial: comerciantes e banqueiros – têm poder devido às relações com os monarcas; - Surge a produção manufatureira e o aperfeiçoamento de técnicas de produção (maquinofatura); começa o processo de substituição da mão-de-obra e a utilização crescente do trabalho assalariado.

8 Séc. XIX – a consolidação do capitalismo
- O capitalismo fornece os elementos que darão a base para o surgimento da sociologia (desemprego, pobreza, inchaço das cidades, migrações, violência, etc.); - Augusto Comte ( ) é um republicano liberal. Seu pensamento sofreu influências de Saint-Simon, Galileu Galilei, René Descartes e Francis Bacon e pela França pós-revolucionária (desordem e caos social, anarquia política); - Comte se propõe elaborar uma proposta para resolver os problemas sociais de sua época;

9 Comte propõe uma reformulação da sociedade começando pela reforma intelectual plena do homem. Assim, ao se modificar o modo de pensar dos homens, por meio dos métodos das ciências naturais, chegaria posteriormente à transformação das instituições; Surge, portanto, Sociologia ou “física social”, ciência que, ao estudar a sociedade através da análise de seus processos e de suas estruturas, proporia a reforma prática das instituições;

10 A sociologia representava para Comte o coroamento da evolução do conhecimento, apesar dos métodos serem os mesmos das outras ciências, pois todas buscavam conhecer os elementos constantes e repetitivos da natureza, ele aplicaria esta observação aos fenômenos sociais. Assim nasce a chamada “ciência da crise”.


Carregar ppt "O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google