A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Fisioterapia Preventiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Fisioterapia Preventiva"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Fisioterapia Preventiva
Níveis de Prevenção

2 Definição de Saúde OMS: “Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade” (LEAVELL, 1977).

3 Qualidade de vida: a percepção do individuo de sua própria posição na vida, no contexto cultural e nos sistemas de valores dos países nos quais eles vivem e com relação a suas metas, expectativas, emblemas e interesses (RUPERTO et al, 2001).

4 Qualidade de vida relacionada a saúde:
afetada quando os aspectos físicos, emocionais, e sociais da qualidade de vida são influenciados por uma doença do individuo e/ou seu tratamento (RUPERTO et al, 2001).

5 Incapacidade: limitações na habilidade do individuo de agir de forma usual, costumeira e pessoalmente desejada, causadas por uma ou mais condições de saúde afetando a função mental ou física (RUPERTO et al, 2001).

6 Interação entre hospedeiro, agente e ambiente
Hospedeiro: idade; sexo; constituição corporal, genética e imunológica; nível educacional, estado ocupacional, hábitos e costumes; estado psicológico e de humor. Ambiente: fatores biológicos, físicos, socioeconômicos, culturais, políticos. Agente: fatores biológicos, físicos, químicos, mecânicos, genéticos e nutricionais.

7 Interação – período pré-patogênese – equilíbrio/restabelecimento ou patogênese - invalidez/morte

8 Níveis de Prevenção

9 Primário: período de pré-patogênese (saúde ótima ou sub-ótima), equilíbrio
Promoção da Saúde: educação sanitária, nutrição adequada, condições adequadas de trabalho, acesso a lazer e recreação, habitação adequada, educação sexual, exames periódicos, campanhas de orientação sobre temas específicos Proteção específica: aplicação de flúor dentário, uso específico de equipamentos de proteção individual na indústria, aplicação de vacinas

10 Secundário: período de patogênese
Diagnóstico e tratamento precoce para retornar ao estado de equilíbrio ou evitar que a doença progrida para uma seqüela e/ou incapacidade Terciário: seqüela e/ou incapacidade Minimizar Útil à sociedade

11 Atuação do fisioterapeuta: prevenção, avaliação, tratamento e reabilitação
Áreas de atuação: todas as especialidades Campos de trabalho: hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, home care, centros aquáticos, empresas/indústrias, centros aquáticos, centros hípicos, escolas, academias, entidades filantrópicas, centros universitários, centros de pesquisa.


Carregar ppt "Introdução à Fisioterapia Preventiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google