A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni."— Transcrição da apresentação:

1 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni

2 Introdução A cada ano, milhares de pessoas necessitam da construção de um estoma por diversos motivos, sendo os principais, os cânceres, os traumas e as doenças inflamatórias. Para o Brasil, a estimativa de 2014 foi de 32.600 novos casos de Câncer Colorretal, sendo 15.070 homens e 17.530 mulheres. (1,2) No Estado de São Paulo a incidência dos cânceres colorretais foi de 30,76 a cada 100 mil homens e 23,59 a cada 100 mil mulheres. (1,2) O grande desenvolvimento tecnológico dos equipamentos coletores e adjuvantes e novos acessos a esses equipamentos torna o cuidado individualizado e sistematizado cada vez mais possível, visando a reabilitação plena e melhoria da qualidade de vida das pessoas com estomias.(3) A análise de características dessa clientela pode trazer subsídios aos profissionais e gestores em saúde no sentido de refletirem quanto à assistência prestada.

3 Objetivos Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes com estomia intestinal e urinária, beneficiados pela nova Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar e atendidos pela enfermeira estomaterapeuta em um Ambulatório de Estomaterapia de uma Operadora Privada de Assistência à Saúde no Município de São Paulo, bem como trazer informações necessárias ao planejamento de ações de enfermagem que garantam a qualidade de vida destas pessoas.

4 Método Trata-se de uma pesquisa exploratória, retrospectiva, quantitativa, realizada em um ambulatório de estomaterapia de uma Operadora Privada de Assistência à Saúde no Município de São Paulo, sob parecer 1.295.327 consubstanciado do CEP. Os dados foram coletados, através dos atendimentos que foram realizados no período de julho de 2014 a julho de 2015, através de uma ficha de “Solicitação de Material para Colostomizados”. Critérios de Exclusão: Pacientes que já tinham passado por 1 (um) atendimento no ambulatório de estomaterapia. Os dados foram armazenados em planilha Excell. A análise descritiva consistiu em média e desvio padrão para variáveis contínuas e distribuição de frequências para variáveis categóricas respectivamente.

5 Resultados e Discussão A amostra foi composta por 54 pacientes,

6 Resultados e Discussão Os resultados nos mostram a importância do atendimento especializado para essa clientela e o quanto estes resultados desta pesquisa podem auxiliar profissionais e estudantes da saúde na assistência a pacientes ostomizados, bem como estimular a reflexão e implementação de ações de qualidade da assistência e a realização de pesquisas envolvendo o tema.

7 Conclusão Concluimos que o estudo nos permitiu a obtenção de dados de importância epidemiológica para futuras intervenções como campanhas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, assim como, o conhecimento da estrutura do atendimento profissional existente e as necessidades de informação das famílias dos pacientes. A definição do perfil dos pacientes além de contribuir para a melhoria das práticas no atendimento prestado, permite o estabelecimento de novas proposições para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e da família. 1. Santos, CHM et al. Perfil do Paciente Ostomizado e Complicações Relacionadas ao Estoma. Ver Bras Coloproct Janeiro/Março, 2007. 2. Stumm, EMF, Oliveira ERAO, Kischner RM. Perfil de paciente ostomizados. Scientia Medica, Porto Alegre, v.18, n. 1, p. 26-30, jan/marc. 2008. 3. INCA 2014. Vizualizado em: http://www.inca.gov.br/cancernobrasil/2010/docs/SaoPaulo/P441-442.pdfhttp://www.inca.gov.br/cancernobrasil/2010/docs/SaoPaulo/P441-442.pdf


Carregar ppt "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google