A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo

2 Onde tudo Começa Planejamento Estratégico Estratégias de Negócios Tecnologias de Informação Vantagens ou Diferencial Competitivo + Gera Planejamento Estratégico de TI (PETI) Gera Alinhamento PE / PETI Chief Information Officer (CIO) Possibilita É o responsável

3 Concorrência - Mudanças de Área de Atuação Organizações, que atuam dentro de um seguimento em determinado nível, passam a atuar nos demais níveis; Organizações que tradicionalmente atuam em um único seguimento, expandem sua atuação para outros. Organizações que atuam em uma determinada cidade ou região passam a fazê-lo em várias regiões, englobando vários estados e até mesmo todo país. Organizações estrangeiras que vêm atuar no território nacional diretamente ou através de convênio com organizações nacionais que atuam em seguimento similar.

4 Concorrência - Mudanças de Área de Atuação Podemos creditar essa agressividade ao avanço da TI ?

5 TI - Pontos Negativos Aumento do tempo e do custo para desenvolver, implantar e manter as TI existentes em uma organização; Aumento do tempo, esforço e custo para mudar o fluxo de trabalho e a estrutura organizacional implantados e já consolidados na organização; Dependência da tecnologia, ou seja, quando uma organização começa a utilizar TI, dificilmente consegue sobreviver sem ela; Complexidade para gerenciar todo o parque de TI instalado;

6 TI - Pontos Negativos Necessidade de pessoal cada vez mais capacitado para manter a TI implantada e acompanhar a evolução tecnológica. A implantação de novas TI tem aumentado consideravelmente a demanda por treinamento, tanto dos profissionais que as implantam, quanto dos usuários finais

7 TI - Entraves e Estímulos A seguir serão apresentados alguns entraves ou estímulos que podem incentivar ou não a utilização de TI em uma organização. São eles: TI disponível – muitas vezes uma organização quer utilizar uma TI para resolver determinado problema e a mesma ainda não existe ou não está disponível; Resistência do usuário e do pessoal da informática – quanto maior for o envolvimento do usuário e do pessoal do Departamento de TI em relação a querer absorver novas TI, maior será a facilidade para implanta-las;

8 TI - Entraves e Estímulos Visão estratégica da organização em relação ao uso de TI – existem organizações que acreditam que a TI é ferramenta de apoio. Outras utilizam TI no sentido de agregar valor ao seu negócio, através da identificação de novas oportunidades; Investimentos em TI – a falta de recursos financeiros para investimento em TI é, sem dúvida alguma, um grande entrave para a implantação de novas TI. Em alguns casos isso ocorre devido ao custo para desenvolver e manter TI ser considerado maior do que o retorno financeiro que sua implantação pode trazer;

9 PETI - Definição e Objetivo O PETI define a estratégia de TI a ser utilizada para atingir as metas e suportar os objetivos estratégicos de uma organização. O PETI tem como objetivo básico alinhar a estratégia de TI com a estratégia de negócios de modo a obter, para a organização, vantagens ou diferencial competitivo, quer com o desenvolvimento de novos produtos ou com a melhora nos existentes.

10 PETI - Ausência A ausência do PETI causa: Descompasso dos investimentos em TI com os objetivos da instituição; Falta de estratégia para a Área de Informática; Definição das prioridades de TI em função de demanda reprimida; Baixa qualidade nas soluções de TI, custos elevados e baixa produtividade.

11 PETI - Problemas Problemas para realização do PETI: Ajustes constantes do PETI em função de mudanças na estratégias de negócios da organização; Resistência de usuários e de profissionais de TI frente à possibilidade eminente da perda do emprego; Baixo envolvimento da alta administração quando a TI não é prioridade;

12 PETI - Problemas Problemas para realização do PETI: Nem sempre existem recursos financeiros suficientes para implantar a melhor solução de TI É difícil medir financeiramente os benefícios que a implantação de TI trás para uma organização frente aos investimentos e custos certamente mensuráveis

13 PETI - Produtos O PETI gera os seguintes produtos: Portifólio de Aplicações; Estratégia de TI; Políticas de Investimento; Política de Recursos Humanos.

14 PETI - Produtos Portifólio de Aplicações - contém as aplicações existentes, as requeridas e as potenciais corporativas e específicas, de cada unidade de negócios. É estruturado em termos de componentes no sentido de suportar as estratégias de negócios correntes e futuras, definidas no processo de PE. Estratégia de TI - envolve o gerenciamento de informação (armazenamento, recuperação, centralização, descentralização e outras), os sistemas de comunicação, as redes de computadores, a arquitetura de hardware e a de software básico e operacional.

15 PETI - Produtos Políticas de Investimento - envolve os recursos orçamentários destinados a TI e a expectativa de retorno. Política de Recursos Humanos - envolve dimensionamento do pessoal da área de TI e treinamento para usuários e profissionais de TI.

16 PETI - Inputs Informações necessárias para geração dos produtos do PETI: (FORÇAS, OPORTUNIDADES, AMEAÇAS E FRAQUEZAS) Ambiente de negócios externo - aspectos econômicos e de mercado no qual a organização opera; Ambiente de negócios interno - estratégias de negócios da organização descritas no PE como pré-requisito para determinar o portifólio de aplicações; Ambiente de TI externo - indicação das tendências de novas TI e novas oportunidades; Ambiente de TI interno - portifólio de aplicações, infra-estrutura de TI e de recursos humanos existentes.


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google