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Revisão dos conteúdos abordados no 1ºEM

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Apresentação em tema: "Revisão dos conteúdos abordados no 1ºEM"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão dos conteúdos abordados no 1ºEM
Professora Vanessa Martins

2 História: É a soma do estudo dos costumes do passado, com a descrição dos fatos ocorridos, mostrando como era a vida dos povos que vieram antes de nós. Para que isso possa ser feito, é necessário que pessoas especializadas, os historiadores, entrem em cena. Seu trabalho consiste em estudar documentos, registros, vestígios e marcas deixadas pelos povos que viveram no passado.

3 Fontes históricas: São os vestígios deixados pelo homem.
São divididas em: primárias, secundárias e terciárias.

4 Fontes primárias: são contemporâneas ao tema estudado. Podem ser objetos, cartas, periódicos ou jornais, os quais devem ter origem no período estudado para serem aceitos.

5 Fontes secundárias: são quase sempre escritas: livros ou periódicos. Seriam um artigo escrito a respeito de uma fonte primária.

6 Tempo: Histórico; Cronológico.

7 Períodos em que a História é dividida:
 Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até a.C. - Idade Antiga: (Antiguidade): de a.C até 476 (invasão do Império Romano). - Idade Média: (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos). - Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa). - Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

8 Primórdios da humanidade:
Humanidade como resultado da evolução de um tronco de primatas. O tronco se dividiu em dois grupos: pongídeos e hominídeos.

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11 Pré-História: Paleolítico; Neolítico; Idade dos Metais (Mesolítico).

12 Chegada do homem a América:

13 Civilizações da Antiguidade Oriental:

14 Conceito: Recebe o nome de "modo de produção asiático" o modo como se estruturava a economia e a produção de bens nos primeiros estados surgidos no Oriente, como por exemplo Índia, China e Egito. A agricultura (...) continuava sendo a mola propulsora de todas as comunidades mais avançadas que iam surgindo, mas agora, quem era responsável pelo cultivo eram comunidades de camponeses presos à terra, que não podiam abandonar seu local de trabalho e viviam sob um regime de servidão coletiva, ou seja, os responsáveis, em última análise, pelo sustento de todo um estado, já sofriam sob um regime de exploração de alguém que conseguiu arregimentar poder através da força. (

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16 Civilizações da Antiguidade Clássica:
Grécia:

17 Períodos históricos; Ilíada e Odisséia;

18 Atenas e Esparta: Atenas Esparta Localização Península Ática
Península do Peloponeso Economia Comércio Agricultura e pastoreio Política Democracia Oligarquia / Monarquia Povos formadores Jônios Dórios

19 Guerras Médicas:

20 Guerra do Peloponeso:

21 Conquista da Grécia:

22 Cultura grega: Filosofia; Olimpíadas; Religião; Democracia; Teatro;
Arquitetura.

23 Roma:

24 Mito de fundação; Períodos:

25 Patrícios e plebeus; Guerras Púnicas: Roma X Cartago

26 Império Romano: Poder concentrado nas mãos do imperador;
Romanização dos dominados; Escravismo.

27 Períodos: Alto Império:diminuição do poder do senado, política do pão e circo e nascimento de Jesus Cristo; Baixo Império: crises e fim do império ocidental e 476.

28 Contribuições culturais:
Direito; Arquitetura; Religião;

29 Império Bizantino:

30 Capital: Constantinopla, atual Istambul;
Economia: comércio; Religião: cristianismo; Política: cesaropapismo;

31 Fim do império Bizantino:
Em 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, fato que marcou o fim da Idade Média.

32 Islamismo: Significa submissão a deus; Deus: Alá;
Livro sagrado: Alcorão; Profeta: Maomé.

33 Reinos germânicos: invasões bárbaras
A partir do século III; Principal causa do fim do Império Romano.

34 Império Carolíngio:

35 Após a morte de Carlos Magno:

36 A desintegração do Império Carolíngio aprofundou o processo de fortalecimento do poder local dos grandes donos de terra, oportunizando a fragmentação do poder político. O FEUDALISMO foi o resultado desse processo.

37 Feudalismo: Forma de organização política, econômica e social que caracterizou a Europa em boa parte da Idade Média; Sistema criado a partir da fusão dos costumes romanos e germânicos.

38 Feudo dominado por um senhor feudal;
Clero, nobreza e camponeses (servos); Contrato vassálico; Impostos pagos pelos servos: talha, corvéia, banalidades e mão morta.

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40 Igreja Católica na Idade Média:
Dominava a vida cultural e espiritual; Detentora do conhecimento; Heresias; Tribunal da Inquisição: descobrir e punir hereges.

41 Cruzadas: Expedições militares cristãs com o objetivo de conquistar a Terra Santa dos muçulmanos, árabes; Motivadas pelo Papa Urbano II; A conquista dos locais sagrados garantiria o perdão dos pecados.

42 Consequências: Economia: renascimento do comércio e das cidades; volta de uma economia monetária; Sociedade: surgimento da burguesia – classe social desvinculada das relações feudais, empenhada na busca do lucro; Política: formação dos Estados Nacionais europeus – fortalecimento do poder real – centralização do poder devido às necessidades da nobreza (rebeliões servis) e da burguesia (facilitação da atividade comercial.

43 Crise do século XIV: Demográfica: causada pela fome, peste e guerra;
Econômica: falta de mão de obra, crise na produção, alta dos salários; Social: revoltas, substituição da corvéia.

44 Crise do feudalismo: Dinamização do comércio e da vida urbana;
Substituição das obrigações servis por obrigações em dinheiro; Libertação de servos em troca de pagamento em moeda; Crise do século XIV.


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