A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente."— Transcrição da apresentação:

1 Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente orientado a serviços com multicritério e multigerencial

2 Cenário Atual O termo alinhamento de TI tem atraído mais a atenção dos executivos; Tendo como objetivo aproveitar o potencial da TI espera-se alcançar um desempenho empresarial esperado; – Através de métodos que melhorem a comunicação entre os setores de negócio e TI; SOA é amplamente reconhecida como tecnologia que busca um melhor alinhamento de TI e negócio; No entanto, as metas estratégicas tem sido negligenciadas quando se trata de assuntos, como: a seleção e a implementação de web services.

3 Proposta Proporcionar um framework que possa criar um melhor alinhamento de TI e negócio, visando a escolha de web services; A aplicação do framework é dividida em duas etapas: – Perspectiva Estratégica: Tem como objetivo determinar quais são prioridades estratégicas da organização; – Perspectiva Tática-Operacional: Tem como objetivo determinar um trade-off entre os critérios e as alternativas possíveis; É utilizado um método de tomada de decisão para determinar qual a melhor escolha a ser realizada, visando a seleção dos serviços.

4 Analytic Hierarchy Process (AHP) Técnica estruturada para tomada de decisão; Decomposição do problema em uma hierarquia; Utilizando critérios (e subcritérios) para a priorizar e selecionar alternativas.

5 Analytic Hierarchy Process (AHP) O AHP transforma as comparações, em valores numéricos;

6 AHP para Seleção de Serviços Alguns trabalhos utilizam o AHP para a escolha de serviços. Serviço A Empresa 1 CustoTempo Serviço A Empresa 2 Serviço A Empresa 3 Seleção de serviço Critério N

7 Conjunto com os resultados de cada critério utilizado na organização Conjunto com os valores de preferência de cada critério tático Resultado para tomada de decisão Perspectiva Estratégica Perspectiva Tática e Operacional Proposta

8 Valores de preferência de cada critério Critério 1 Prioridades Estratégicas Critério 2 Critério N Proposta Perspectiva Estratégica Resultado Critério Tático 1 X% Critério Tático 2 Y% Critério Tático N N% A perspectiva estratégica tem o objetivo determinar qual a importância de cada critério, visando traduzir o modelo de negócio da empresa para a tomada de decisão.

9 Proposta Perspectiva Tática e Operacional Resultado para o Critério Tático 1 Resultado para o Critério Tático 2 Conjunto com os resultados de cada critério tático … Resultado para o Critério Tático N Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1 Alter. 2 Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1 Alter. 2 Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1 Alter. 2 Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N

10 Proposta Perspectiva Tática e Operacional Esse momento, o gerente informa qual critério técnico (Serviços) tem maior preferência considerando o aspecto dessa hierarquia. Essa etapa, valores de QoS são utilizados para determinar quais são as preferências de cada alternativa. Solução Critério Tático 1 Critério Técnico 1 Alter. 1Alter. 2Alter. 3 Critério Técnico 2 Critério Técnico N Alter. N

11 Proposta Perspectiva Tática e Operacional Conjunto com os resultados de cada critério tático Resultado Critério Tático 1 Critério Tático 2 Critério Tático N Alter. 1X1%Y1%N1% Alter. 2X2%Y2%N2% Alter. 3X3%Y3%N3%

12 Proposta Etapa Final Resultado P. Estratégica Critério Tático 1 X% Critério Tático 2 Y% Critério Tático N N% Resultado P. Tática e Operacional Critério Tático 1 Critério Tático 2 Critério Tático N Alter. 1X1%Y1%N1% Alter. 2X2%Y2%N2% Alter. 3X3%Y3%N3% X Resultado Final Alternativa 1 A% Alternativa 2 B% Alternativa 3 C%

13 Proposta Estudo de Caso

14 Proposta Perspectiva Estratégica Resultado P. Estratégica Critério Tempo 80% Critério Custo 20%

15 Proposta Perspectiva Tática e Operacional

16 Proposta Perspectiva Tática e Operacional

17 Proposta Perspectiva Tática e Operacional Serviço AServiço B Preferências Resultado C10,1670,333Serviço A0,125C10,313 C20,333 XServiço B0,875=C20,333 C30,3330,167C30,187 C40,167 C40,167 Tempo

18 Proposta Perspectiva Tática e Operacional

19 Proposta Etapa Final Resultado P. Estratégica Critério Tempo 0,80 Critério Custo 0,20 Resultado P. Tática e Operacional Critério Tempo Critério Custo C1 0,3130,315 C2 0,3330,167 C3 0,1870,185 C4 0,1670,333 X Resultado Final Cenário 1 0,31331% Cenário 2 0,30330% Cenário 3 0,18719% Cenário 4 0,20020%

20 Conclusão Com a aplicação do framework, a escolha do web services está relacionado com aspectos de três níveis; Enquanto um critério X (ex. custo) pode ser decisivo na escolha de serviços, outro critério Y (ex. disponibilidade) pode ser prioridade na escolha de outros serviços; Com a aplicação da proposta, o gerente pode determinar quais são os critérios que tem maior relacionamento com a estratégia da empresa; A alternativa a ser escolhida é a que melhor satisfaz os objetivos estratégicos da empresa.

21 Obrigado!

22 AHP - Exemplo Empresa 1 – 0,679 – 68% Empresa 2 – 0,321 – 32%

23 Referências Lawler, J. and Howell-Barber, H. (2007). Service-Oriented Architecture: SOA Strategy, Methodology, and Technology. Auerbach Publications Saaty, T. (1980). The analytic hierarchy process: planning, priority setting, resource allocation. Advanced book program. McGraw-Hill International Book Co. Schmidt, A. M. A. (1995). Processo de Apoio à Tomada de Decisão Abordagens: AHP e Macbeth. Master’s thesis. Casadesus-Masanell, R. and Ricart, J. E. (2010). From Strategy to Business Models and onto Tactics. Long Range Planning, 43(2-3), 195–215. Thirumaran, M., Dhavachelvan, P., Lakshmi, P., and Sheela, S. (2011). Parallel analytic hierarchy process for web service discovery and composition. In Proceedings of the 8th International Workshop on Information Integration on the Web: in conjunction with WWW 2011, IIWeb ’11, pages 7:1–7:6, New York, NY, USA. ACM. Cenário 1 Serviço A Empresa 1 Serviço B Empresa 1 Cenário 2 Serviço A Empresa 2 Serviço B Empresa 1 Cenário 3 Serviço A Empresa 1 Serviço B Empresa 2...


Carregar ppt "Alan Mateus Vieira Neves Mestrando em Ciência da Computação Prof. Dr. Ricardo Massa Orientador Um framework estratégico para tomada de decisão em ambiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google