A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/2010 08/07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/2010 08/07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”"— Transcrição da apresentação:

1 EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/2010 08/07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”

2  OBJETIVOS:  Dar continuidade à construção do protocolo de observação do PC e Direção em relação a sala de aula.  Sistematizar e oferecer subsídios teóricos sobre a importância da rotina. Refletir sobre algumas das ações que possam contribuir para a gestão em sala de aula.  Retomar o conceito de boas intervenções pedagógicas.  Refletir sobre as variáveis que interferem na gestão pedagógica.

3  Aspectos que interferem nos resultados do trabalho pedagógico.  Modalidades organizativas e planejamento do trabalho pedagógico.  Gestão do tempo, organização das atividades e dos conteúdos.  Boas intervenções pedagógicas do professor durante as atividades.  Avaliação Formativa e seus critérios.

4 TEXTO: “Minha Glória Literária” – RUBEM BRAGA

5  Os processos educativos são suficientemente complexos para que não seja fácil reconhecer todos os fatores que os definem. A estrutura da prática obedece a múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc. Mas a prática é algo fluido, fugidio, difícil de limitar com coordenadas simples e, além do mais, complexa, já que nela se expressam múltiplos fatores, idéias, valores, hábitos pedagógicos, etc.

6  Os estudos da prática educativa a partir de posições analíticas destacaram numerosas variáveis e enfocaram aspectos muito concretos. De modo que, sob uma perspectiva positivista, buscaram-se explicações para cada uma destas variáveis e enfocaram aspectos que por si mesmos, e sem relação com os demais, deixam de ter significado ao perder o sentido unitário do processo de ensino / aprendizagem. Entender a intervenção pedagógica exige situar-se num modelo em que a aula se configura como um

7 microssistema definido por determinado espaços, uma organização social, certas relações interativas, uma forma de distribuir o tempo, um determinado uso dos recursos didáticos, etc., onde os processos educativos se explicam como elementos estreitamente integrados neste sistema. Assim, pois, o que acontece na aula só pode ser examinado na própria interação de todos os elementos que nela intervêm.” ( Zabala, A Prática Educativa, PP.15).


Carregar ppt "EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/2010 08/07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google