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PublicouMariana Fraga Escobar Alterado mais de 8 anos atrás
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EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/2010 08/07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”
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OBJETIVOS: Dar continuidade à construção do protocolo de observação do PC e Direção em relação a sala de aula. Sistematizar e oferecer subsídios teóricos sobre a importância da rotina. Refletir sobre algumas das ações que possam contribuir para a gestão em sala de aula. Retomar o conceito de boas intervenções pedagógicas. Refletir sobre as variáveis que interferem na gestão pedagógica.
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Aspectos que interferem nos resultados do trabalho pedagógico. Modalidades organizativas e planejamento do trabalho pedagógico. Gestão do tempo, organização das atividades e dos conteúdos. Boas intervenções pedagógicas do professor durante as atividades. Avaliação Formativa e seus critérios.
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TEXTO: “Minha Glória Literária” – RUBEM BRAGA
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Os processos educativos são suficientemente complexos para que não seja fácil reconhecer todos os fatores que os definem. A estrutura da prática obedece a múltiplos determinantes, tem sua justificação em parâmetros institucionais, organizativos, tradições metodológicas, possibilidades reais dos professores, dos meios e condições físicas existentes, etc. Mas a prática é algo fluido, fugidio, difícil de limitar com coordenadas simples e, além do mais, complexa, já que nela se expressam múltiplos fatores, idéias, valores, hábitos pedagógicos, etc.
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Os estudos da prática educativa a partir de posições analíticas destacaram numerosas variáveis e enfocaram aspectos muito concretos. De modo que, sob uma perspectiva positivista, buscaram-se explicações para cada uma destas variáveis e enfocaram aspectos que por si mesmos, e sem relação com os demais, deixam de ter significado ao perder o sentido unitário do processo de ensino / aprendizagem. Entender a intervenção pedagógica exige situar-se num modelo em que a aula se configura como um
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microssistema definido por determinado espaços, uma organização social, certas relações interativas, uma forma de distribuir o tempo, um determinado uso dos recursos didáticos, etc., onde os processos educativos se explicam como elementos estreitamente integrados neste sistema. Assim, pois, o que acontece na aula só pode ser examinado na própria interação de todos os elementos que nela intervêm.” ( Zabala, A Prática Educativa, PP.15).
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