A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 Por: paulosantosrosa@yahoo.com.br
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO Por:

2 acadêmicos, deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
ARTIGO CIENTÍFICO É um texto de autoria declarada e integral, completo, embora de pequena extensão (geralmente não ultrapassa 20 páginas). De modo semelhante aos trabalhos acadêmicos, deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

3 Publicar resultados de um estudo
Publicar resultados de um estudo. Essa publicação é feita em revistas especializadas, bem como boletins, anuários, etc., podendo servir para a divulgação de conhecimentos, de resultados ou de novidades sobre algum assunto, bem como para a contestação ou refutação ou a apresentação de outra solução para alguma situação que tenha gerado controvérsia. OBJETIVO

4 O ARTIGO CIENTÍFICO PODE SER:
DE REVISÃO – Quando parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. Geralmente é resultado de pesquisa bibliográfica ORIGINAL – Quando parte de uma publicação que apresenta temas e abordagens originais. Geralmente relata resultados de pesquisa e é chamado em alguns periódicos de artigo científico. NOTA: Em geral, as revistas especializadas trazem, em suas edições, as suas normas para publicação, que podem diferenciar-se, em alguns aspectos, de revista para revista.

5 ESTRUTURA RECOMENDADA PARA OS ARTIGOS
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Título: o artigo deve ter um título que expresse seu conteúdo. Autoria: o artigo deve indicar o(s) nome(s) do(s) autor(es) acompanhado de suas qualificações na área de conhecimento do artigo. Resumo: parágrafo que sintetiza os objetivos do autor ao escrever o texto, a metodologia e as conclusões alcançadas. Palavras-chave: termos escolhidos para indicar o conteúdo do artigo. Pode ser usado vocabulário livre ou controlado.

6 ELEMENTOS TEXTUAIS Texto: composto basicamente de três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A Introdução: expõe o objetivo do autor, a finalidade do artigo e a metodologia usada na sua elaboração. O Desenvolvimento: mostra os tópicos abordados para atingir o objetivo proposto. Nos artigos originais, quando relatam resultados de pesquisa, o desenvolvimento mostra a analise e a discussão dos resultados. A Conclusão: sintetiza os resultados obtidos e destaca a reflexão conclusiva do autor. São considerados elementos de apoio ao texto: notas, citações, quadros, fórmulas e ilustrações. Referências: lista de documentos citados nos artigos.

7 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Apêndice: documento que complementa o artigo. Anexo: documento que serve de ilustração, comprovação ou fundamentação. Tradução do Resumo: apresentação do resumo, precedido do título, em língua diferente daquela na qual foi escrito o artigo. Nota editorial: currículo do autor, endereço para contato ( ), agradecimentos e data de entrega dos originais. OBSERVAÇÕES: É necessário que o artigo agregue valor á área de estudo, apresente uma publicação ou idéias novas. As frases devem ser curtas e fáceis de serem compreendidas.

8 FLUXOGRAMA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

9 ESTUDO DIRIGIDO 01 Este estudo dirigido tem como objetivo consolidar conhecimentos desenvolvidos a respeito da construção de Artigos Científicos, por meio da interação das informações / explicações do professor na aula presencial com o exercício aqui apresentado. A atividade proposta deverá ser efetivada em grupos, de forma independente e criativa dos alunos, a partir da reflexão, discussão e troca de experiências entre todos. Ao final da discussão, iremos socializar com nossos colegas.


Carregar ppt "TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google