A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia"— Transcrição da apresentação:

1 - Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
Biologia 4 Prof. Márcio

2 Questão 1 Dois grupos de mudas obtidas a partir de um mesmo clone de plantas verdes foram colocados em ambientes diferentes: um claro e outro escuro. Depois de alguns dias, as plantas que ficaram no escuro estavam estioladas (caule longo e folhas pequenas devido à ausência de luz). O que se pode afirmar para os dois grupos de plantas: a) quanto ao genótipo dos indivíduos dos dois grupos. b) quanto ao fenótipo dos indivíduos dos dois grupos. c) quanto aos alelos presentes nos indivíduos dos dois grupos. d) Caso um exemplar da planta analisada (assim como os demais) tivesse folhas estioladas e folhas normais, dependendo da incidência de luz, poderia se afirmar (ou supor) que o genótipo nas folhas é o mesmo? Que nome se dá a essa situação?

3 Questão 1 Gabarito: a) Como as plantas são geneticamente idênticas, supõe-se que o genótipo dos dois grupos é o mesmo. b) Como o fenótipo em muitos casos depende da interação com o ambiente, e no caso citado há o fator “presença/ausência de luz” ( sendo o ambiente distinto para os grupos), os fenótipos observados são distintos. c) Os alelos que um indivíduo porta caracterizam o seu genótipo. Portanto, como o genótipo dos organismos é o mesmo, espera-se que também o sejam seus alelos. d) Apenas o fenótipo é diferente, sendo esse fenômeno conhecido por norma de reação. Falar de epigenética

4 Questão 2 No heredograma estão representadas pessoas e duas delas apresentam uma doença genética autossômica recessiva. a) Sabe-se que a união consanguínea tem maior probabilidade de gerar descendentes com problemas genéticos. Dos casais indicados, qual deles se enquadraria nesse caso? Explique por que eles têm maior chance de gerar descendentes com problemas genéticos. b) Considerando que, na população em geral, a frequência de heterozigotos para essa doença é de 1/300, qual a probabilidade do casal 5 gerar uma criança doente? Indique o raciocínio matemático.

5 Questão 2 Gabarito: a) Enquadraria no caso de união consanguínea o casal 4. Se houver na família genes recessivos capazes de gerar descendentes com problemas geéticos, há maior probabilidade desses genes ocorrerem em homozigose nos filhos de cruzamentos consanguíneos porque os pais podem ser normais heterozigotos. b) A probabilidade é de 1/ A probabilidade do homem do casal 5 ser heterozigoto é 2/3. A probabilidade da mulher do casal 5, que pertence à população, ser heterozigota é 1/300. O casal 5 sendo heterozigoto, a probabilidade de ter uma criança doente é 1/4. A probabilidade final de todas essas ocorrências é dada pelo produto das probabilidades citadas, ou seja: P = 2/3.1/300.1/4 P = 1/1.800

6 Questão 3 Observe a tabela a seguir, que mostra parte dos resultados dos experimentos de Mendel, realizados com ervilhas. De acordo com a tabela, responda: a) Por que na geração F1 não foram encontradas sementes rugosas ou verdes? b) O que são os fatores hereditários referidos por Mendel e onde estão situados? c) Faça um diagrama de cruzamento para exemplificar as proporções fenotípicas encontradas na geração F2, utilizando qualquer uma das características apresentadas na tabela.

7 Questão 3 Gabarito: a) A geração F1 foi gerada a partir do cruzamento de indivíduos puros de linhagens distintas. Em se tratando de dominância completa, o resultando é uma linhagem híbrida, 100% manifestante da característica dominante. b) Os fatores propostos por Mendel são os alelos, encontrados nos loci cromossômicos. c) Esquema de Punnet para um dos genes estudados.

8 Questão 4 Uma determinada espécie de peixes possui indivíduos de coloração verde, vermelho, laranja e amarelo. Esses fenótipos são determinados por um gene com quatro alelos, cujos genótipos para cada fenótipo estão descritos na tabela abaixo: a) Como se denomina o padrão de herança para a determinação da coloração da referida espécie? b) Qual a relação estabelecida entre os alelos? c) Do cruzamento entre dois peixes de coloração verde foram obtidos descendentes laranja. Determine a chance de obtenção de descendentes vermelhos amarelos e verdes a partir desse casal. Falar dos tipos de cromossomos, de cariótipo e da numeração!

9 Questão 4 Gabarito: a) O padrão de herança monogênico com polialelia.
b) Há relação de dominância completa do alelo G em relação a G1 e G2. já entre G1 e G2 há relação de dominância incompleta. c) Considerando-se o nascimento de peixes laranjas, os genótipos parentais são GG1 e GG2. Logo, há apenas chance de nascerem descendentes laranjas (25%) e 75% de chance de nascerem descendentes verdes.

10 Questão 5 Considere duas linhagens homozigotas de plantas, uma com caule longo e frutos ovais e outra com caule curto e frutos redondos. Os dois caráteres segregam-se independentemente. O alelo que determina caule longo é dominante, assim como o alelo para fruto redondo. a) De que forma podem ser obtidas plantas com caule curto e frutos ovais a partir das linhagens originais? Explique indicando o(s) cruzamento(s). Utilize as letras A, a para comprimento do caule e B, b para forma dos frutos. b) Em que proporção essas plantas de caule curto e frutos ovais serão obtidas?

11 Questão 5 Gabarito: Alelos: A (longo), a (curto) B (redondo), b (oval). Cruzando as linhagens homozigotas obtém-se a F1, que intercruzada produzirá, na F2, plantas com caule curto e frutos ovais: P: AAbb x aaBB F1: AaBb x AaBb F2: 9A_B_ : 3A_bb : 3aaB_ : 1aabb b) A proporção esperada de plantas com caule curto e frutos ovais (aabb) é de 1/16.

12 Questão 6 A herança da cor do olho na espécie humana geralmente é representada simplificadamente como um par de alelos, A (dominante, determinando cor castanha) e a (recessivo, determinando cor azul). Baseando-se nessa explicação, analise as afirmações abaixo, proferidas por casais em relação à cor dos olhos de seu bebê, verificando se elas têm fundamento. Justifique sua resposta. a) Afirmação de um casal de olhos azuis: “nosso bebê poderá ter olhos castanhos porque as avós têm olhos castanhos”. b) Afirmação de um casal de olhos castanhos: “nosso bebê poderá ter olhos azuis porque o avô paterno tem olhos azuis”.

13 Questão 6 Gabarito: a) Essa afirmação é falsa. Tendo o casal olhos azuis, o genótipo de ambos é aa e não poderão ter filhos de olhos castanhos (A–). b) Essa afirmação também é falsa. O fato de o avô paterno ter olhos azuis garante que o pai da criança possui o gene a. Isso, no entanto, não é condição suficiente para o nascimento de uma criança de olhos azuis (aa). O gene a, afinal, não está necessariamente presente no genótipo da mãe da criança.

14 Questão 7 Uma planta que produz rabanetes redondos foi cruzada com outra que produzia rabanetes alongados, resultando no surgimento de 100% de plantas que produziam rabanetes ovais. O cruzamento das plantas que produziam rabanetes ovais entre si gerou 30 plantas que produziam rabanetes redondos, 62 plantas que produziam rabanetes ovais e 34 plantas que produziam rabanetes redondos. Qual o tipo de herança ligada à determinação da forma dos rabanetes produzidos por essa espécie de planta? Demonstre os cruzamentos citados e os respectivos genótipos dos indivíduos envolvidos.

15 Questão 7 Gabarito: Herança com ausência de dominância. Considerando-se o alelo R como codificante do fenótipo redondo e o alelo A associado à manifestação do fenótipo alongado, pode-se dizer que, na ausência de dominância, o genótipo RA está relacionado a um terceiro fenótipo, oval. Dessa maneira, tem-se que: RR(redondos) x AA(alongados) => 100% RA(Ovais) RA(Ovais) x RA(Ovais) => 1 (RR)redondo : 2 (RA)Ovais : 1 (AA)alongado


Carregar ppt "- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google