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- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade

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Apresentação em tema: "- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 - Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade
Biologia 4 Prof. Márcio

2 Questão 4 Observe a tabela a seguir, que mostra parte dos resultados dos experimentos de Mendel, realizados com ervilhas. De acordo com a tabela, responda: a) Por que na geração F1 não foram encontradas sementes rugosas ou verdes? b) O que são os fatores hereditários referidos por Mendel e onde estão situados? c) Faça um diagrama de cruzamento para exemplificar as proporções fenotípicas encontradas na geração F2, utilizando qualquer uma das características apresentadas na tabela.

3 Questão 4 Gabarito: a) A geração F1 foi gerada a partir do cruzamento de indivíduos puros de linhagens distintas. Em se tratando de dominância completa, o resultando é uma linhagem híbrida, 100% manifestante da característica dominante. b) Os fatores propostos por Mendel são os alelos, encontrados nos loci cromossômicos. c) Esquema de Punnet para um dos genes estudados.

4 Questão 1 Para determinada espécie de planta, a cor das pétalas e a textura das folhas são duas características monogênicas de grande interesse econômico, já que as plantas com pétalas vermelhas e folhas rugosas atingem alto valor comercial. Para evitar o surgimento de plantas com fenótipos indesejados nas plantações mantidas para fins comerciais, é importante que os padrões de herança dos fenótipos de interesse sejam conhecidos. A simples análise das frequências fenotípicas obtidas em cruzamentos controlados pode revelar tais padrões de herança. No caso em questão, do cruzamento de duas linhagens puras (homozigotas), uma composta por plantas de pétalas vermelhas e folhas lisas (P1) e outra, por plantas de pétalas brancas e folhas rugosas (P2), foram obtidas 900 plantas. Cruzando as plantas de F1, foi obtida a geração F2, cujas frequências fenotípicas são apresentadas no quadro a seguir a) Qual é o padrão de herança da cor vermelha da pétala? E qual é o padrão de herança do fenótipo rugoso das folhas? Justifique. b) Qual é a proporção do genótipo duplo-heterozigoto (genótipo heterozigoto para os dois locos gênicos) em F2? Justifique.

5 Questão 1 Gabarito: a) A cor da flor é determinada por um alelo dominante por ocorrer em todos os descendentes da F1. O fenótipo rugoso é determinado por alelo recessivo, uma vez que não ocorre na F1. b) Alelos: B (vermelha) e b (branca); R (lisa) e r (rugosa) F1: BbRr x BbRr Falar de epigenética

6 Questão 2 Uma mulher normal, casada com um portador de doença genética de herança autossômica dominante, está grávida de um par de gêmeos. Qual é a probabilidade de que pelo menos um dos gêmeos venha a ser afetado pela doença no caso de serem, respectivamente, gêmeos monozigóticos ou dizigóticos?

7 Questão 2 Gabarito: 50% e 75%

8 Questão 3 No início do século XX, o austríaco Karl Landsteiner, misturando o sangue de indivíduos diferentes, verificou que apenas algumas combinações eram compatíveis. Descobriu, assim, a existência do chamado sistema ABO em humanos. No quadro abaixo são mostrados os genótipos possíveis e os aglutinogênios correspondentes a cada tipo sanguíneo. a) Que tipo ou tipos sanguíneos poderiam ser utilizados em transfusões de sangue para indivíduos de sangue tipo A? Justifique. b) Uma mulher com tipo sanguíneo A, casada com um considerado doador de sangue universal. Qual a probabilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguíneo AB? Justifique sua resposta. Falar dos tipos de cromossomos, de cariótipo e da numeração!

9 Questão 3 Gabarito: a) Indivíduos do grupo A podem receber transfusões de sangue dos grupos A e O. Esses grupos não possuem o aglutinogênio B que seriam aglutinados pelas aglutininas anti-B presentes no plasma do receptor A. b) A probabilidade é de 25%. O cruzamento abaixo demostra esse resultado:

10 Questão 4 Uma determinada espécie de peixes possui indivíduos de coloração verde, vermelho, laranja e amarelo. Esses fenótipos são determinados por um gene com quatro alelos, cujos genótipos para cada fenótipo estão descritos na tabela abaixo: a) Como se denomina o padrão de herança para a determinação da coloração da referida espécie? b) Qual a relação estabelecida entre os alelos? c) Do cruzamento entre dois peixes de coloração verde foram obtidos descendentes laranja. Determine a chance de obtenção de descendentes vermelhos amarelos e verdes a partir desse casal.

11 Questão 4 Gabarito: a) O padrão de herança monogênico com polialelia.
b) Há relação de dominância completa do alelo G em relação a G1 e G2. já entre G1 e G2 há relação de dominância incompleta. c) Considerando-se o nascimento de peixes laranjas, os genótipos parentais são GG1 e GG2. Logo, há apenas chance de nascerem descendentes laranjas (25%) e 75% de chance de nascerem descendentes verdes.

12 Questão 5 Um tratamento utilizado para certos tipos de doenças do sangue é a destruição completa da medula óssea do paciente e implante de células medulares sadias provenientes de um doador. Eugênio, cujo grupo sangüíneo é A, recebeu um transplante de medula óssea de seu irmão Valentim, cujo grupo sangüíneo é B, e a operação foi bem sucedida. a) Qual será o grupo sangüíneo de Eugênio após o transplante? Por quê? b) Sabendo-se que a mãe e a esposa de Eugênio têm sangue do tipo O, qual será a probabilidade de um futuro filho do casal ter sangue do tipo A? E do tipo B?

13 Questão 5 Gabarito: a) Após o transplante, Eugênio passará a ter grupo sangüíneo B. Isso ocorre porque as células da medula transplantada (tecido hematopoiético) passarão a produzir hemácias do tipo B. b) O tratamento não alterou o genótipo de Eugênio, que é IAi, pelo fato de ser anteriormente A e filho de mãe O. O casamento de Eugênio (IAi) com mulher O (ii) produzirá 50% de A (IAi) e 50% de O (ii). Portanto:P (filho A) = 50% P (filho B) = 0%

14 Questão 6 A herança da cor do olho na espécie humana geralmente é representada simplificadamente como um par de alelos, A (dominante, determinando cor castanha) e a (recessivo, determinando cor azul). Baseando-se nessa explicação, analise as afirmações abaixo, proferidas por casais em relação à cor dos olhos de seu bebê, verificando se elas têm fundamento. Justifique sua resposta. a) Afirmação de um casal de olhos azuis: “nosso bebê poderá ter olhos castanhos porque as avós têm olhos castanhos”. b) Afirmação de um casal de olhos castanhos: “nosso bebê poderá ter olhos azuis porque o avô paterno tem olhos azuis”.

15 Questão 6 Gabarito: a) Essa afirmação é falsa. Tendo o casal olhos azuis, o genótipo de ambos é aa e não poderão ter filhos de olhos castanhos (A–). b) Essa afirmação também é falsa. O fato de o avô paterno ter olhos azuis garante que o pai da criança possui o gene a. Isso, no entanto, não é condição suficiente para o nascimento de uma criança de olhos azuis (aa). O gene a, afinal, não está necessariamente presente no genótipo da mãe da criança.


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