A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Europa do século VI ao XII

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Europa do século VI ao XII"— Transcrição da apresentação:

1 A Europa do século VI ao XII
Trabalho de História A Europa do século VI ao XII Realizado por: Carina Almeida, Inês Martinho Mariana Grilo, Rodrigo Duarte

2 Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Bibliografia

3 Introdução Neste trabalho vamos dar a conhecer:
Os reinos Bárbaros e as suas grandes invasões no Império Romano. Os povos que atacaram a Europa nestes séculos. As transformações ocorridas na Europa Ocidental.

4 Desenvolvimento No século II, o Império Romano teve uma grave crise política, económica e social. No Século III, um conjunto de povos denominados Bárbaros: Visigodos, Ostrogodos, Suevos, Anglos, Saxões, Francos, Alanos e Vândalos. Estes instalaram-se no território Romano. No século V, formaram os reinos Bárbaros independentes, invadiram o Império Romano do Ocidente e seduzidos pelas riquezas das Cidades Romanas ,conquistaram pouco a pouco a cidade de Roma.

5 A partir do século VIII, a Europa sofreu novas invasões
A partir do século VIII, a Europa sofreu novas invasões. Os Muçulmanos, vieram do Norte de África e atacaram a Península Ibérica. Os Vikings ou Normandos, vieram da Europa (Noruega, Dinamarca e Suécia) e atacaram a Inglaterra e a Irlanda. Os Magiares ou Húngaros, vieram da Europa Oriental e atacaram os territórios de França, Itália e Alemanha.

6 Conclusão As transformações que ocorreram na Europa Ocidental foram:
O clima de insegurança que levou as pessoas a abandonarem as cidades e a dirigirem-se para os campos á procura de protecção. A vida urbana e o comércio entraram em decadência, pois não existiam rotas comerciais e ligações marítimas. Esta situação levou á ruralização da economia, isto é, a agricultura tinha-se tornado a principal actividade económica, e as técnicas e os instrumentos agrícolas eram ainda muito rudimentares, o que originava uma baixa produtividade. Nesta altura vivia-se numa economia de subsistência o que deu origem a uma sociedade senhorial, provocada pelo aumento do poder da nobreza e clero. Os grandes senhores exerciam os seus poderes sociais e fiscais sobre os mais fracos. Assim nasceu feudalismo, um novo regime económico e social.

7 Bibliografia http://www.brasilescola.com/upload/e/barbaros.jpg


Carregar ppt "A Europa do século VI ao XII"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google