A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti"— Transcrição da apresentação:

1 Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Videoconferência Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti Andréia Cristina Barroso Cardoso Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB/CEFAF

2

3 Na Escola: É fundamental o envolvimento de professores de diferentes disciplinas no aprofundamento da pesquisa e discussão sobre os problemas socioambientais que contribuem para a formação dos criadouros e a proliferação do Aedes aegypti.

4 Mudanças climáticas; Desmatamento; Crescimento urbano desordenado; Destinação inadequada dos resíduos sólidos e ineficiência da coleta; Falta de estrutura de saneamento básico; Aumento do uso de produtos descartáveis; Armazenamento inadequado de água.

5 O incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania. (Lei Federal nº – Política Nacional de Educação Ambiental)

6 Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade Educação Ambiental
O desenvolvimento de práticas educativas que promovam o diálogo, a participação democrática, o protagonismo, em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores,...

7 ...atitudes, hábitos, conhecimentos, habilidades e competências voltados para a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, é crucial para a formação dos alunos, também no sentido de despertar a condição de cidadania ativa.

8 Escola = Ponto de partida para educação voltada para a sustentabilidade e à saúde. Educar para a cidadania – construir a possibilidade da ação política, no sentido de contribuir para formar uma coletividade que seja responsável pelo mundo em que habita. Aprofundamento do contexto socioambiental de cada localidade e/ou escola.

9 Relacionamentos, Sociedade...
Escola Sustentável Sobre o bairro, cidade... Relacionamentos, Sociedade... Meio Ambiente Saúde Respeito às diferenças Direitos de todos os Seres Vivos Realidade Escolar Consumo

10 Níveis de Abordagem em Educação Ambiental Crítica, Transformadora e Participativa:
Sensibilização Informação Mobilização Ação

11 Informação É essencial. Deve abordar a complexidade da questão e ser uma catalisadora das desejáveis mudanças socioambientais, pois cidadãos bem informados têm condições de refletir e questionar, para agir e assumir uma posição de corresponsabilidade e participação social.

12 Sensibilização Na sensibilização, busca-se o envolvimento de todos os inseridos na realidade socioambiental, para que essas pessoas se sintam parte do processo.

13 Mobilização Tem como objetivo orientar os grupos envolvidos a disponibilizarem esforços no sentido de cooperarem para uma transformação orientada, ou seja, para uma construção coletiva, que tenha como meta a resolução dos problemas socioambientais.

14 Espaços de Diálogo (COM-VIDA; Grêmios Estudantis);
Utilizar a metodologia das oficinas de futuro (IV CNIJMA) ou outras formas colaborativas e participativas para o desenvolvimento do plano de ação da escola para a mobilização contra Dengue, Chikungunya e Zika.

15 Ação Os grupos envolvidos, uma vez sensibilizados, informados e mobilizados, partem para uma ação mais direta em relação ao problema socioambiental. É geralmente caracterizada pela realização de um projeto de intervenção em Educação Ambiental, que visa à execução das metas definidas pelo coletivo.

16 Não basta que a Educação Ambiental seja apenas um processo que sensibilize as pessoas para os problemas socioambientais e que as informe sobre a existência desses mesmos problemas. Esta deve ir além, mobilizando para a ação, que é onde serão materializadas todas as etapas anteriores.

17 Escola Sustentável Promove a saúde do ambiente e das pessoas;
Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, étnico-racial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; Respeita todas as formas de vida do planeta;

18 É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos;
Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Promove a educação integral (pensar-agir- sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautados no prazer de aprender e no cuidado consigo, com o outro e com o ambiente.

19 A transição para a sustentabilidade da comunidade escolar passa, necessariamente, pela criação, estruturação e fortalecimento de espaços de diálogo, como, por exemplo, da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), como elementos estruturantes na constituição de espaços educadores sustentáveis.

20 O que é a COM-VIDA? A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA – é uma nova forma de organização na escola. Na realidade, são “conselhos de meio ambiente nas escolas”, em que os estudantes são os principais propositores das ações voltadas para as questões socioambientais que envolvam a escola e seu entorno.

21 Podem participar: O delegado ou delegada escolhidos nas Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente na escola; Grupos de estudantes que já realizam ações na área; Grêmio Estudantil.

22 As COM-VIDA podem ocorrer também em outros espaços e juntando gente de empresas, organizações da comunidade, associações (de bairro, de moradores), em Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas, Comitês de Bacias Hidrográficas, entre outros.

23 Exemplos de Ações na Rede
O projeto de combate à dengue realizado em 2015 teve como principal ação a realização de um mutirão, que identificou os possíveis criadouros do Aedes aegypti nas dependências da escola.

24 Essa etapa do trabalho culminou com a apresentação dos resultados no evento “Um dia na escola do meu filho”.

25

26 Contribuições da Educação Ambiental no Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika 
Formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica e para uma ação social corretiva ou transformadora do sistema, de forma a tornar viável o desenvolvimento integral dos seres humanos.

27 Neste contexto, a Educação Ambiental é essencial na promoção da saúde, sendo realizadas ações efetivas em todas as regiões com grande incidência de casos de dengue, com intensificação de campanhas de informação e mobilização, tendo como principais atividades promover a participação da comunidade escolar.

28 Saúde e Meio Ambiente estão interligados, visto que um interfere no outro, e as inclusões devem proceder de forma que se obtenha uma interação da comunidade escolar que garanta os direitos do cidadão a um ambiente ecologicamente equilibrado e o direito à saúde.


Carregar ppt "Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google