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Adaptação de Embalagens para o Mercado Internacional

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Apresentação em tema: "Adaptação de Embalagens para o Mercado Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Adaptação de Embalagens para o Mercado Internacional
Paulo de Castro Reis Chairman do Comitê de Comércio Exterior da ABRE

2 Embalagens para o Mercado Internacional
Projeto Embala e a ABRE Embalagens para o Mercado Internacional A Embalagem como diferencial competitivo Paulo de Castro Reis

3 A maior Indústria do Mundo

4 embala os produtos de todas as outras Indústrias
A Indústria de Embalagem embala os produtos de todas as outras Indústrias

5 para o sucesso de um produto
...por isso, a Embalagem é determinante para o sucesso de um produto

6

7 DESIGN EMBALA Design de Embalagem para competitividade internacional dos produtos brasileiros

8 SOBRE A ABRE

9 A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem existe desde 1967.
Ela congrega toda a cadeia produtiva de embalagem, com o propósito de fomentar o desenvolvimento do mercado e das atividades de seus associados nos âmbitos nacional e internacional.

10 Atuação Institucional Governamental Imprensa Sociedade Órgãos Técnicos
Mercado

11 DESIGN EMBALA

12 Objetivo Geral Fortalecer o design brasileiro de embalagem de produtos de consumo no mercado internacional.

13 Parceiros Envolvidos ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados SWEET BRASIL IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho WINES OF BRASIL BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais - Brazil Specialty Coffee Association CAFÉS DO BRASIL – GRÃOS ESPECIAIS ABBA - Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas BRAZILIAN FLAVORS IBRAC - Instituto Brasileiro da Cachaça

14 Rede de Parceiros

15 Pilares de Ação do Design Embala
Inteligência Competitiva Qualificação da Embalagem Promoção e Valorização

16 Prêmio ABRE Prêmio Mundial WPO Relatórios Mensais
Análise dos Mercados Alvo Elaboração de Referências da categoria Capacitação em Design Rodadas de Negócio com a Cadeia Prêmio ABRE Prêmio Mundial WPO Qualificação da Embalagem Promoção e Valorização Inteligência Competitiva

17 Clinica de Especialistas da ABRE com Empresas

18 A Embalagem como diferencial competitivo
Paulo de Castro Reis

19 Qual é o real valor da Embalagem?
C x PPTP Custo Proteger Preservar Transportar Promover

20 + 90% dos produtos não tem nenhuma campanha de marketing
É através da Embalagem que o consumidor toma contato com o produto

21 81% das Decisões são tomadas no momento da compra
É importante usar a Embalagem como forma de diferenciação

22 O Consumidor não separa a Embalagem do Produto

23 Embalagens para o Mercado Internacional
Definição do Mercado Alvo Estudo Preliminar de Mercado Seleção de Nicho / Categoria Análise dos Produtos e Embalagens competindo nesta categoria Avaliação / Adaptação da sua Embalagem

24 Características do Mercado (1)
Cultura Valores Linguagem Normas

25 Características do Mercado (2)
Cultura Valores Linguagem Normas

26 Estratégia de Posicionamento
Categoria (padrão de linguagem, funcionalidade e valor) Apresentação do Produto (características, forma e referências de qualidade) Hierarquia das Informações Marca , Nome e Descrição do Produto Idioma e informações Cod. Barras, QR Code, Site

27 Linguagem da Embalagem
Forma Cor Logo / Marca / Produto Imagens Letras Splashes Verso Elementos Visuais de Apoio Textos Complementares Hiperconectividade Informações Legais

28 Informações adicionais ref. Marca e o Produto
Story Telling Verso da Embalagem Midias Sociais QR Code Website Receitas

29 Reforçando seus Diferenciais Competitivos

30 Reforçando seus Diferenciais Competitivos - Nichos Específicos

31 É fundamental adequar a às características do
Linguagem da Embalagem às características do Mercado ( e da Categoria! )

32 É importante considerar...
Segurança Funcionalidade Sustentabilidade Conveniência Apresentação

33 Reforçando seus Diferenciais Competitivos

34 Reforçando seus Diferenciais Competitivos

35 Ajustando a Embalagem para o Mercado Internacional...
Cultura Valores Linguagem Normas Segurança Funcionalidade Sustentabilidade Conveniência Apresentação

36 Embalagem adaptada para o mercado Americano

37 Embalagem adaptada para o mercado Americano

38 Embalagem adaptada para o mercado Japonês

39 Embalagem adaptada para o mercado Japonês

40 Cambraia Cafés – Prêmio ABRE 2013

41 Brazilian Soul – Prêmio ABRE 2013

42 Mr. Bey – Prêmio ABRE 2013

43 “A Embalagem da Embalagem”
A otimização do frete tem relação direta com os custos e o preço final do produto nos pontos de venda.

44 Recapitulando... (após definir o mercado alvo)
O consumidor não separa a Embalagem do Produto. A Embalagem promove o produto e seus atributos. Cada produto concorre em uma Categoria. Cada Categoria possui linguagem própria e valores racionais e subjetivos. A marca e produto devem buscar diferenciação e valor agregado baseado-se nos ícones da Categoria. Além da embalagem primária, é importante considerar as embalagens secundárias que terão impacto no transporte e no custo final do produto.

45 adaptar a sua embalagem para exportação,
Considerações finais Se você acha que custa caro adaptar a sua embalagem para exportação, espere pra ver quanto custará não adaptá-la. ( posted on Linkedin ) Traduzindo esta ideia...

46 Contato ABRE – Design Embala:
Obrigado! Paulo de Castro Reis (11) Contato ABRE – Design Embala: Kelly Vasconcelos

47

48 Paulo de Castro Reis, Chairman do Comitê de Comércio Exterior da ABRE, especialista em embalagens, com mais de 10 anos de experiência trabalhando em indústrias de Embalagens Plásticas e de Vidro, atuando como Diretor Comercial, Relações Institucionais, Gestão de Marca, Marketing, Comércio Exterior e Internacionalização de Empresas, foi responsável pela abertura e desenvolvimento de novos mercados em mais de 20 países, e de uma planta de produção no México. Em 2008 seu trabalho na empresa Védat recebeu o prêmio APEX Brasil de 2º melhor estratégia de internacionalização de marca dentre as empresas exportadoras brasileiras. Contato: (11)


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