A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criação de Conhecimento e Inovação no Setor Público

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criação de Conhecimento e Inovação no Setor Público"— Transcrição da apresentação:

1 Criação de Conhecimento e Inovação no Setor Público
Roberto Meizi Agune José Antônio Carlos 2º Encontro dos Dirigentes de Recursos Humanos do Estado do Rio de Janeiro 13-14 de Novembro de 2008

2 Seja sempre a transformação que você quer ver no mundo
Mohandas Ghandi

3 Agenda NOVOS PROBLEMAS...

4 Alguma coisa não está funcionando ...
Além disso, foram verificadas fragilidades na manutenção dos sistemas informatizados e problemas na comunicação e troca de informações entre os níveis de governo. Alguma coisa não está funcionando ...

5 Alguma coisa não está funcionando ...
Nesse quadro de falência dos poderes públicos e de voracidade de interesses privados... Alguma coisa não está funcionando ...

6 Alguma coisa não está funcionando ...
A Anac fracassou desde o início e ela é o exemplo do que uma agência reguladora não deve ser - uma vítima do aparelhamento de órgãos técnicos por interesses políticos em detrimento do conhecimento e experiência. Alguma coisa não está funcionando ...

7 Alguma coisa não está funcionando ...
O diretor do FBI, Robert Mueller, que também vem enfrentando críticas de que poderia ter evitado os ataques, disse, na semana passada que, se as pistas sobre 11 de setembro tivessem sido colocadas juntas, "quem sabe o que aconteceria", referindo-se sobre a possibilidade de se evitar os ataques. Alguma coisa não está funcionando ...

8 Alguma coisa não está funcionando ...
Gordon Brown disse que o pacote tem como objetivo restaurar a confiança no setor bancário do país. Alguma coisa não está funcionando ... 8

9 Agenda VELHAS SOLUÇÕES?

10

11 Agenda OU NOVAS SOLUÇÕES?

12 Sociedade do Conhecimento

13 Organização Burocrática Organização em Rede
Fonte dos Elementos Básicos: Angeloni, Maria Teresa. 6ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. Florianópolis, maio 2005. 10 mil anos 300 anos algumas décadas ondas do músculo ondas do intelecto ? Organização Burocrática Organização em Rede

14 O conhecimento sempre foi um fator de produção.

15 Hoje, ele é o fator de produção. Comanda todos os demais.

16 Extrapolação do Passado
Alguma novidade? Nada. Aquela monotonia de sempre. VISÃO DE FUTURO NAS 4 PRIMEIRAS ONDAS Extrapolação do Passado Repetição

17 O setor público foi montado para dar resposta para esta sociedade que predominou nas 4 ondas anteriores Esta realidade, no entanto, deu lugar para uma nova sociedade, que demanda soluções complexas, sofisticadas ...

18 Mudanças Tecnológicas
Barateamento dos equipamentos Crescimento do número de softwares “amigáveis” e “end user” Surgimento da Internet O computador assume a realização de tarefas repetitivas e de pouco valor agregado O computador abandona o CPD

19 Mudanças Econômicas Globalização Novos materiais
Novas técnicas e métodos Aceleração da inovação

20 Mudanças Sociais e Culturais
Número recorde de democracias Explosão de demandas reprimidas Novos hábitos e paradigmas

21 Disrupção Mudança radical VISÃO DE FUTURO NA QUINTA ONDA
Força todo mundo, senão o barco vira! VISÃO DE FUTURO NA QUINTA ONDA Disrupção Mudança radical

22 O Governo, como qualquer organização, ou percebe essa transformação, ou perde a corrida.

23 O que significa para o governo perder a corrida?
Como o governo não pode ir a falência, ficar à margem das mudanças significa perder legitimidade e autoridade, sintomas que se expressam por: Aumento da insatisfação com excessos burocráticos, anacronismo da legislação, morosidade da justiça, só para lembrar alguns; Crescimento dos espaços dominados por máfias, gangues, narcotraficantes, entre outros grupos.

24 EM BAIXA Trabalho sem qualificação Organizações grandes e lentas Produção padronizada Profusão de níveis hierárquicos

25 EM ALTA Visão compreensiva, criatividade, agilidade Organizações enxutas e inovadoras Produção flexível Organização em rede

26 Agenda O QUE FAZER?

27 CAPACITAR INOVAR

28 CAPACITAR INOVAR

29 Sem perder o foco Gestão do Conhecimento Inovação em Gestão
Capacitar sempre Novos problemas demandam novos conteúdos Gestão do Conhecimento Inovação em Gestão Sem perder o foco Auxiliar na Formulação das Estratégias de Governo Estimular Políticas Públicas Inovadoras Ampliar a Inteligência Governamental Estimular a Visão Crítica Estimular a Diversidade de Visões Estimular a Criatividade

30 CAPACITAR INOVAR

31 O Que é a Cauda Longa A teoria da cauda longa observa que mudanças tecnológicas econômicas e culturais estão mudando o formato tradicional da curva de demanda antes centrada em um pequeno número de produtos, chamados de ”hits” que vendem muito no grande mercado (topo da curva de demanda), para um grande número de produtos de nicho (a cauda da curva de demanda) um exemplo Chris Anderson Quem é Físico, jornalista e editor-chefe da revista Wired. Tem 44 anos. Em 2006, publicou o best-seller A Cauda Longa

32 O Que é Web 2.0

33 Principal Indicador da Importância da Web 2.0

34 SISTEMA DE ESTÍMULO À INOVAÇÃO
Ambiente colaborativo de baixo custo para troca de conhecimento e experiências profissionais, aberto aos funcionários públicos do Estado de São Paulo, independente de: Nível hierárquico Formação Localização Física Setor de Atividade Fonte Gráfico Básico: Wikipedia

35 FERRAMENTAS Google YouTube Wikipedia Blogs Slideshare Mashups Feeds
Podcast

36 CONTEÚDO Histórias de Governo Vídeos Fotos Depoimentos Gravados
Repositório de Experiências de Sucesso Apostilas Experiências de Comunidades de Prática Banco de Soluções – Faça você mesmo

37 OBJETIVO SÍNTESE Talento Times Motivados
Inteligência Coletiva do Governo Em Síntese: Ampliar a faixa amarela Fonte dos Elementos Básicos: Co – Criatividade – Outra Forma de Inovação, Pedro Custódio

38 QUEM GANHA COM O SISTEMA
Funcionário Participação, capacitação e estímulo Governo Apropriação da inteligência coletiva do setor público Cidadania Melhores serviços, mais agilidade Fonte dos Elementos Básicos: Wikipedia

39 Rede Paulista de Inovação
Agenda Rede Paulista de Inovação

40 Mapeamento da “expertise” governamental, através da montagem das “páginas amarelas” do serviço público. Registro e divulgação de experiências inovadoras em gestão pública que conduziram a melhorias ou ampliação no leque de serviços prestados. Montagem e animação de comunidades de prática, articulando funcionários públicos física e setorialmente dispersos, envolvidos na prestação de serviços à população, de modo a promover o intercâmbio de idéias e problemas, bem como o partilhamento de lições aprendidas

41 Consolidação e concentração de notícias nacionais e internacionais sobre inovação no serviço público
Divulgação de “benchmarks” nacionais e internacionais em serviço público. Consolidação e concentração de material didático (textos, apresentações, tutoriais, etc.) e indicações bibliográficas na área de gestão do conhecimento e inovação em governo. Identificação e “linkagem” com sítios da Internet relevantes para o escopo do sistema. Disponibilização de “widgets” de interesse para melhoria e ampliação do leque de serviços prestados, coerentes com as tendências de convergência digital. Escolas de Governo

42 Rede Paulista de Inovação – Página Institucional
42

43 Rede Paulista de Inovação – Portal para o Ambiente Web 2.0
43

44 Rede Paulista de Inovação – iGov SP
44

45 Rede Paulista de Inovação – iGov Saber
45

46 Rede Paulista de Inovação – iGovBrasil
46

47 Rede Paulista de Inovação – Projeto SMS
47

48 Rede Paulista de Inovação – iGovExplica
48

49 Rede Paulista de Inovação - Comunidade nósGov
49

50 E-mail: ragune@sp.gov.br
OBRIGADO A TODOS


Carregar ppt "Criação de Conhecimento e Inovação no Setor Público"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google