A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Projeto

2 O que é o Criativa Birô? É um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos brasileiros, por meio da oferta de informação, capacitação, consultorias e assessorias técnicas, entre outros serviços voltados para a qualificação da gestão de projetos, produtos e negócios de micro e pequenos empreendimentos criativos.

3 A quem se destina? Artistas, produtores e técnicos que atuam como profissionais autônomos ou Micro empreendedores individuais (MEI); Grupos informais (Coletivos); Micro e pequenas empresas; Cooperativas; Empresas potenciais distribuidoras de produtos criativos; Pontos de Cultura; Gestores públicos de cultura; Associações e demais entidades do terceiro setor.

4 Quais as linhas de atuação do Criativa Birô?

5 Geração e difusão de conhecimento
Linhas de fomento e fontes de financiamento disponíveis (editais, prêmios, leis de incentivo, linhas de crédito, financiamento colaborativo, moedas sociais); Formação (cursos, oficinas, seminários, fóruns, residências, bolsas de estudos, instituições de ensino etc.); Promoção de negócios, bens e serviços (plataformas de comercialização, catálogos e eventos relacionados aos setores criativos: exposições, circuitos, festivais, mostras, feiras, rodadas de negócios etc.); Informações sobre os setores criativos relativas a oportunidades de mercado, legislação e regulamentação, formalização de empreendimentos etc.

6 Fomento a Empreendimentos Criativos
Planejamento estratégico e planejamento financeiro e orçamentário; Elaboração e desenvolvimento de projetos voltados para o acesso à linha de fomento e fontes de financiamento (editais, prêmios, linhas de crédito, leis de incentivos; fundos, entre outros); Gestão de pessoas e recursos logísticos em empreendimentos criativos; Elaboração de planos de negócios e planos de marketing voltados para empreendimentos criativos; Assessoria Jurídica (legislação trabalhista, societária, tributária, direito autoral entre outros);

7 Fomento a Empreendimentos Criativos
Orientação e assessoria para o acesso a linhas de crédito e microcrédito ofertadas por instituições financeiras e agências de fomento e desenvolvimento; Apoio a formação de redes e coletivos de profissionais com base em novos modelos de negócios e financiamento colaborativo; Formalização de empreendimentos individuais e coletivos (micro- empreendedor individual; micro e pequena empresa, cooperativa, associação, etc.); Articulação de parcerias voltadas para o fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais – APLs e pólos criativos; Articulação de empreendimentos criativos junto a incubadoras, empresas juniores, aceleradoras e outras instituições de fomento técnico.

8 Formação para Profissionais Criativos
Gestão de Carreiras; Gestão de empreendimentos; Gestão de redes e coletivos; Capacitação técnica para profissionais inseridos nas cadeias produtivas dos setores criativos.

9 Promoção de Negócios Criativos
Articulação de diferentes canais de difusão, circulação e comercialização para promoção de bens e serviços criativos junto a parceiros públicos e privados e empreendedores criativos (feiras, rodadas de negócio, plataformas de comercialização, catálogos etc.); Promoção da aproximação entre profissionais e empreendimentos criativos com mercados consumidores através de iniciativas de parceiros integrados no Portal da Rede Criativa Brasil.

10  Onde os Criativas Birôs serão instalados?             
Unidades da Federação com Criativas Birôs

11 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

12 • PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO CRONOGRAMA ETAPAS Mês 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Conveniamento Reforma do espaço físico / aquisição de mobiliário / Instalações Seleção, contratação e treinamento da equipe técnica Estruturação da gestão e da oferta de serviços Inauguração do Criativa Birô Definição do modelo de gestão definitivo – OS, Agência, Fundação ou OSCIP

13 Parceiros: Estruturação da Oferta de Serviços

14 Parceiros: Estruturação da Oferta de Serviços
Governos estaduais (administração direta e indireta): integração de ações de formação e fomento aos setores criativos a partir dos vários órgãos de governo afetos a temática. SEBRAE: mapeamento de cadeias produtivas dos setores criativos, formação para empreendedores criativos, consultoria para empreendimentos criativos, assessoria para formalização de empreendimentos e promoção de negócios criativos. SENAC/SESC: formação técnica e profissionalizante para profissionais das cadeias produtivas dos setores criativos atendidos pela instituição. SENAI/SESI: formação técnica e profissionalizante para profissionais das cadeias produtivas dos setores criativos atendidos pela instituição.

15 Parceiros: Estruturação da Oferta de Serviços
SINE: agenciamento da oferta de emprego e oportunidades de trabalho dos setores criativos do estado junto aos profissionais e empreendedores atendidos pelo Criativa Birô. Instituições de Ensino Superior: oferta de cursos de extensão universitária, de serviços de consultoria e assessoria técnica providos por empresas juniores, agências experimentais e núcleos de práticas jurídicas voltadas para os setores criativos, além da articulação junto a incubadoras de empreendimentos criativos. Instituições financeiras e agências de fomento: oferta de linhas de microcrédito orientado para empreendedores criativos. Organizações, redes e coletivos da sociedade civil: oferta de formação com foco no desenvolvimento de negócios e empreendimentos criativos.

16 MODELO DE GESTÃO DO CRIATIVA BIRÔ
POSSIBILIDADES

17 GOVERNANÇA - CRIATIVA BIRÔ
ESTRUTURA

18 REDE CRIATIVA BRASIL

19 REDE CRIATIVA BRASIL É a Rede dos Criativas Birôs articulados com instituições e organizações de fomento e de formação e redes/coletivos de profissionais criativos, com foco no desenvolvimento dos setores criativos brasileiros. Parceiros da rede: organizações do Sistema S (Sebrae, Sesc/Senac, Sesi/Senai e Sescoop), instituições de ensino superior e de formação livre, agências de fomento e de desenvolvimento, organizações de capacitação técnica e de promoção e difusão, redes e organizações associativas, Pontos de Cultura, CEUs das Artes, entre outros.

20 REDE CRIATIVA BRASIL - OBJETIVOS
Integrar ações e projetos dos Criativas Birôs, implementados nos Estados Brasileiros. Ampliar o debate e trocas de experiências acerca de metodologias e conteúdos para o desenvolvimento de competências empreendedoras e inovadoras dos profissionais das diversas cadeias produtivas dos setores criativos. Analisar, debater e propor o desenvolvimento de novos modelos de negócios e tecnologias sociais com foco na sustentabilidade cultural, social e econômica dos empreendimentos criativos; Difundir, debater e propor modelos e fontes alternativas de fomento a iniciativas, projetos e empreendimentos criativos considerando-se práticas colaborativas e associativas.

21 REDE CRIATIVA BRASIL – ARTICULAÇÕES NACIONAIS
Criativas Birôs das UFs

22 REDE CRIATIVA BRASIL – ARTICULAÇÕES ESTADUAIS
Criativas Birôs das UFs

23 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO
REDE CRIATIVA BRASIL – ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO Articulação e pactuação de parcerias para o desenvolvimento de ações integradas de formação e fomento; Realização de seminários da Rede para troca de experiências e avaliação de ações implementadas; Conexão e integração dos parceiros através de um ambiente virtual - Portal/ Plataforma Rede Criativa Brasil.

24 REDE CRIATIVA BRASIL – PORTAL / PLATAFORMA – Plataforma => software disponibilizado via extranet aos gestores dos Criativas Birôs e desenvolvido para dar suporte ao processo de gestão, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos resultados alcançados por cada uma das unidades inauguradas no país. Portal => ambiente virtual disponibilizado via internet com o objetivo de: informar acerca de projetos, iniciativas e ações desenvolvidas e ofertadas pelos Criativas Birôs e sua rede de parceiros internacionais, nacionais e locais; espaço para o debate acerca de temáticas relativas à formação de profissionais e empreendedores criativos e ao fomento de iniciativas, projetos e empreendimentos criativos.

25 A casa do empreendedor criativo!


Carregar ppt "Apresentação do Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google