A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Apresentação do Projeto. 2 O que é o Criativa Birô? É um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Apresentação do Projeto. 2 O que é o Criativa Birô? É um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Apresentação do Projeto

2 2 O que é o Criativa Birô? É um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos brasileiros, por meio da oferta de informação, capacitação, consultorias e assessorias técnicas, entre outros serviços voltados para a qualificação da gestão de projetos, produtos e negócios de micro e pequenos empreendimentos criativos.

3 3 A quem se destina? Artistas, produtores e técnicos que atuam como profissionais autônomos ou Micro empreendedores individuais (MEI); Grupos informais (Coletivos); Micro e pequenas empresas; Cooperativas; Empresas potenciais distribuidoras de produtos criativos; Pontos de Cultura; Gestores públicos de cultura; Associações e demais entidades do terceiro setor.

4 4 Quais as linhas de atuação do Criativa Birô?

5 5 Geração e difusão de conhecimento Linhas de fomento e fontes de financiamento disponíveis (editais, prêmios, leis de incentivo, linhas de crédito, financiamento colaborativo, moedas sociais); Formação (cursos, oficinas, seminários, fóruns, residências, bolsas de estudos, instituições de ensino etc.); Promoção de negócios, bens e serviços (plataformas de comercialização, catálogos e eventos relacionados aos setores criativos: exposições, circuitos, festivais, mostras, feiras, rodadas de negócios etc.); Informações sobre os setores criativos relativas a oportunidades de mercado, legislação e regulamentação, formalização de empreendimentos etc.

6 6 Fomento a Empreendimentos Criativos Planejamento estratégico e planejamento financeiro e orçamentário; Elaboração e desenvolvimento de projetos voltados para o acesso à linha de fomento e fontes de financiamento (editais, prêmios, linhas de crédito, leis de incentivos; fundos, entre outros); Gestão de pessoas e recursos logísticos em empreendimentos criativos; Elaboração de planos de negócios e planos de marketing voltados para empreendimentos criativos; Assessoria Jurídica (legislação trabalhista, societária, tributária, direito autoral entre outros);

7 7 Fomento a Empreendimentos Criativos Orientação e assessoria para o acesso a linhas de crédito e microcrédito ofertadas por instituições financeiras e agências de fomento e desenvolvimento; Apoio a formação de redes e coletivos de profissionais com base em novos modelos de negócios e financiamento colaborativo; Formalização de empreendimentos individuais e coletivos (micro- empreendedor individual; micro e pequena empresa, cooperativa, associação, etc.); Articulação de parcerias voltadas para o fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais – APLs e pólos criativos; Articulação de empreendimentos criativos junto a incubadoras, empresas juniores, aceleradoras e outras instituições de fomento técnico.

8 8 Formação para Profissionais Criativos Gestão de Carreiras; Gestão de empreendimentos; Gestão de redes e coletivos; Capacitação técnica para profissionais inseridos nas cadeias produtivas dos setores criativos.

9 9 Promoção de Negócios Criativos Articulação de diferentes canais de difusão, circulação e comercialização para promoção de bens e serviços criativos junto a parceiros públicos e privados e empreendedores criativos (feiras, rodadas de negócio, plataformas de comercialização, catálogos etc.); Promoção da aproximação entre profissionais e empreendimentos criativos com mercados consumidores através de iniciativas de parceiros integrados no Portal da Rede Criativa Brasil.

10 10 Unidades da Federação com Criativas Birôs Onde os Criativas Birôs serão instalados?

11 11 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

12 12 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO CRONOGRAMA

13 13 Parceiros: Estruturação da Oferta de Serviços

14 14 Parceiros: Estruturação da Oferta de Serviços Governos estaduais (administração direta e indireta): integração de ações de formação e fomento aos setores criativos a partir dos vários órgãos de governo afetos a temática. SEBRAE: mapeamento de cadeias produtivas dos setores criativos, formação para empreendedores criativos, consultoria para empreendimentos criativos, assessoria para formalização de empreendimentos e promoção de negócios criativos. SENAC/SESC: formação técnica e profissionalizante para profissionais das cadeias produtivas dos setores criativos atendidos pela instituição. SENAI/SESI: formação técnica e profissionalizante para profissionais das cadeias produtivas dos setores criativos atendidos pela instituição.

15 15 Parceiros: Estruturação da Oferta de Serviços SINE: agenciamento da oferta de emprego e oportunidades de trabalho dos setores criativos do estado junto aos profissionais e empreendedores atendidos pelo Criativa Birô. Instituições de Ensino Superior: oferta de cursos de extensão universitária, de serviços de consultoria e assessoria técnica providos por empresas juniores, agências experimentais e núcleos de práticas jurídicas voltadas para os setores criativos, além da articulação junto a incubadoras de empreendimentos criativos. Instituições financeiras e agências de fomento: oferta de linhas de microcrédito orientado para empreendedores criativos. Organizações, redes e coletivos da sociedade civil: oferta de formação com foco no desenvolvimento de negócios e empreendimentos criativos.

16 16 MODELO DE GESTÃO DO CRIATIVA BIRÔ POSSIBILIDADES

17 17 GOVERNANÇA - CRIATIVA BIRÔ ESTRUTURA

18 18 REDE CRIATIVA BRASIL

19 19 REDE CRIATIVA BRASIL É a Rede dos Criativas Birôs articulados com instituições e organizações de fomento e de formação e redes/coletivos de profissionais criativos, com foco no desenvolvimento dos setores criativos brasileiros. Parceiros da rede: organizações do Sistema S (Sebrae, Sesc/Senac, Sesi/Senai e Sescoop), instituições de ensino superior e de formação livre, agências de fomento e de desenvolvimento, organizações de capacitação técnica e de promoção e difusão, redes e organizações associativas, Pontos de Cultura, CEUs das Artes, entre outros.

20 20 REDE CRIATIVA BRASIL - OBJETIVOS Integrar ações e projetos dos Criativas Birôs, implementados nos Estados Brasileiros. Ampliar o debate e trocas de experiências acerca de metodologias e conteúdos para o desenvolvimento de competências empreendedoras e inovadoras dos profissionais das diversas cadeias produtivas dos setores criativos. Analisar, debater e propor o desenvolvimento de novos modelos de negócios e tecnologias sociais com foco na sustentabilidade cultural, social e econômica dos empreendimentos criativos; Difundir, debater e propor modelos e fontes alternativas de fomento a iniciativas, projetos e empreendimentos criativos considerando-se práticas colaborativas e associativas.

21 21 REDE CRIATIVA BRASIL – ARTICULAÇÕES NACIONAIS Criativas Birôs das UFs

22 22 REDE CRIATIVA BRASIL – ARTICULAÇÕES ESTADUAIS Criativas Birôs das UFs

23 23 REDE CRIATIVA BRASIL – ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO Articulação e pactuação de parcerias para o desenvolvimento de ações integradas de formação e fomento; Realização de seminários da Rede para troca de experiências e avaliação de ações implementadas; Conexão e integração dos parceiros através de um ambiente virtual - Portal/ Plataforma Rede Criativa Brasil.

24 24 REDE CRIATIVA BRASIL – PORTAL / PLATAFORMA – Plataforma => software disponibilizado via extranet aos gestores dos Criativas Birôs e desenvolvido para dar suporte ao processo de gestão, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos resultados alcançados por cada uma das unidades inauguradas no país. Portal => ambiente virtual disponibilizado via internet com o objetivo de: informar acerca de projetos, iniciativas e ações desenvolvidas e ofertadas pelos Criativas Birôs e sua rede de parceiros internacionais, nacionais e locais; espaço para o debate acerca de temáticas relativas à formação de profissionais e empreendedores criativos e ao fomento de iniciativas, projetos e empreendimentos criativos.

25 25 A casa do empreendedor criativo!


Carregar ppt "1 Apresentação do Projeto. 2 O que é o Criativa Birô? É um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google