A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe A rede de promotores culturais da América latina e do caribe- La Red-, é uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe A rede de promotores culturais da América latina e do caribe- La Red-, é uma."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe A rede de promotores culturais da América latina e do caribe- La Red-, é uma organização sem fins lucrativos, criada em maio de 1991, em Paraty (Brasil), com objetivo de gerar um espaço de trabalho conjunto entre produtores de dança contemporânea, teatro e música na América latina, que contribuísse para romper o tradicional isolamento cultural existente na região.

3 VISÃO A rede é uma organização líder nas Américas na geração e reconhecimento de espaços culturais para a integração e construção de uma comunidade cultural que seja protagonista de seu desenvolvimento social integral, e que propicie a circulação, distribuição e intercâmbio de informação, idéias, bens, espetáculos e serviços culturais.

4 Missão A Rede gera espaços de trabalho conjunto e sistemático entre promotores culturais das Américas, interatuando com organizações sociais, artísticas e culturais, através da comunicação, divulgação, qualificação, circulação e distribuição dos bens e serviços culturais dos criadores e trabalhadores culturais do continente.

5 OBJETIVOS Promover estratégias que fomentem o respeito à diversidade cultural; Incrementar a circulação e intercâmbio dos produtos e serviços culturais da América Latina e do Caribe;

6 OBJETIVOS Consolidar um sistema de informação e comunicação acessível às comunidades culturais; Contribuir para a capacitação e profissionalização dos criadores e gestores envolvidos com o trabalho cultural;

7 OBJETIVOS Promover a formação de novos públicos; Criar mecanismos de interlocução e interação, com organismos responsáveis pelo planejamento e execução de políticas culturais nacionais e internacionais.

8 A Rede em cifras Países que tiveram eventos apoiados pela Rede Brasil : 25%; Argentina :10%; Chile : 7%; Colômbia : 7%; México: 6%; Outros : 45%.

9 Eventos apoiados pela Rede (por disciplinas) Teatro: 38%; Dança:29%; Música:22%; Eventos teóricos:11%. La Red em cifras ( )

10 Espectadores em eventos apoiados pela Rede Brasil: 32%; Colômbia: 10%; Costa Rica: 8%; Guatemala: 7%; Argentina:7%; Outros:36%. La Red em cifras ( )

11 Artistas locais beneficiados com os intercâmbios: artistas Brasil: 24%; Argentina: 16%; Colômbia: 11%; Chile: 6%; Cuba: 4%; Outros: 39%. La Red em cifras ( )

12 Países de origem dos artistas que circularam Argentina: 20%; Brasil:14.07%; Venezuela:8%; México:8%; Chile:8%; Peru:6%; Colômbia:6%; Outros:30%. La Red em cifras ( )

13 Origem das contribuições (patrocínios) Fundações (Rockefeller); Gestão local; Outras contribuições (governos, marketing cultural). La Red em cifras ( )

14 Festivais A rede apoiou a criação e consolidação de diversos festivais na América Latina e no Caribe: Número de festivais consolidados em 1991: 8; Número de festivais consolidados em 2001: 49.

15 Regiões Região caribenha; Região central; Região Andina; Região Sul.

16 Projetos O Fundo da Rede para a Cultura e as Artes da América Latina e do Caribe Fundamentado em contribuições provenientes de fundos públicos e privados, este fundo, passível de concurso, busca promover e apoiar projetos de excelência no desenvolvimento das artes cênicas e musicais da América Latina e do Caribe, tanto na criação, como na produção, distribuição e circulação de nossa produção cultural.

17 Incubadora de empresas culturais É uma proposta dirigida a disseminar os elementos básicos do espírito empresarial entre os trabalhadores da arte e da cultura, apoiar as iniciativas empresariais mediante o acompanhamento nas etapas de criação e de desligamento, prover assistência técnica e capacitação e contribuir para a visibilidade no mercado dos empresários e dos bens e serviços do setor cultural.

18 Um portal especializado É dirigido a oferecer informação sobre as artes e a cultura na América Latina e no Caribe, onde confluirão as diversas alternativas culturais que oferece esta região para o mundo. Um local em constante transformação e evolução que gere e oriente uma comunidade virtual cultural nas múltiplas possibilidades que se dão nos campos criativos, de produção, gestão e promoção das artes e da cultura dos diversos países e cidades da América Latina e do Caribe.

19 O projeto das Américas Em associação com Arts International e National Performance Network, e com apoio da Doris Duke Foundation, o projeto das Américas busca promover o intercâmbio de artistas e espetáculos das diferentes regiões da América, através da circulação de suas propostas e o intercâmbio e encontro com as comunidades artísticas locais.

20 Circulação Em associação com Ministérios de Cultura, e com as instituições regentes da cultura de nossos países, buscamos gerar convênios que propiciem a circulação da produção cultural contemporânea destes países pelas diversas regiões da América Latina e do Caribe.

21 O Mercado Cultural Latino americano É uma iniciativa que busca dar visão aos talentos, ampliar a inserção do movimento cultural da América Latina nos mercado mundiais, promover seus trabalhos artísticos e dar visibilidade à cultura, possibilitando a distribuição de trabalhos de alta qualidade e oferecendo oportunidades para o desenvolvimento profissional e a criação de redes e circuitos de negócios.

22 Comunicações e intercâmbios de textos A diversidade de línguas em nossa região tem sido um fator determinante para o isolamento cultural e o desconhecimento dos trabalhos de nossos criadores literários, dramaturgos e gestores culturais.

23 Comunicações e intercâmbios de textos Buscamos gerar uma alternativa aos processos formais de comunicação, baseados em suportes convencionais, através da tradução e edição em meios novos, de autores latino americanos e caribenhos, na geração de canais de distribuição e circulação de livros e dos diversos textos e publicações editados nesta área geográfica.

24 Fórum Cultural Mundial O Fórum Cultural Mundial é uma plataforma de ação coletiva que promove a mudança das discussões sobre arte e cultura para o centro das reflexões sobre políticas públicas, apresentando-a em uma dimensão vital para o desenvolvimento econômico, social e humano.


Carregar ppt "A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe A rede de promotores culturais da América latina e do caribe- La Red-, é uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google