A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.cidade.usp.br Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.cidade.usp.br Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania

2 Estrutura da apresentação Missão Objetivos Participantes Metodologia Sensibilização Módulos básicos Coalizões temáticas Desdobramentos

3 Missão da Cidade A Cidade do Conhecimento é uma rede de comunicação e cooperação entre estudantes e trabalhadores de todos os níveis e setores. Usar as novas tecnologias de informação e comunicação para a democratização do conhecimento.

4 Missão GMD Contribuir com a formação dos profissionais que atuam em pontos públicos de acesso à internet, transformando-os em gestores de mídias digitais. Preparar estes profissionais para atuar em rede, buscando permanentemente a formulação de projetos e atividades que reflitam as necessidades e oportunidades das comunidades em que estão envolvidos, sempre utilizando a infra-estrutura disponível.

5 Missão GMD Estimular a criação de formas democráticas e inovadoras de utilização das mídias digitais, construindo novas identidades culturais.

6 Objetivos Desenvolver projetos que: Promovam a formação de gestores atentos aos usos sociais da internet; Atendam as demandas da comunidade; Fortaleçam os laços cooperativos com a universidade.

7 Participantes Monitores e lideranças do AcessaSP – Governo do Estado de São Paulo 60 infocentros na cidade de São Paulo 180 inscritos Coordenadores dos Telecentros – Prefeitura de São Paulo 20 telecentros no município 20 inscritos CDI São Paulo 20 EICs 30 inscritos Outras entidades 50 inscritos

8 Metodologia Concepção e gestão participativa Seminários preparatórios – abril/maio/junho 2002 Mês de sensibilização – agosto encontros presenciais – 2x mês 6 seminários – módulos básicos 6 laboratórios – desenvolvimento de projetos comunitários por coalizão temática Portal do GMD – ferramenta de trabalho colaborativo à distância

9 Sensibilização 1.Apresentação do projeto e atividades de sensibilização na USP – formação das coalizações temáticas 2.Visita à Comdex 3.Filme, churrasco e futebol

10 Módulos básicos 1 – História das TICs 2 – Iniciativa e criatividade 3 – Tecnologia e Cidadania 4 – Cultura digital 5 – Comunicação 6 - Gestão de Processos e Projetos

11 Módulo 1 - História a)Histórico do desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação b)Importância da comunicação e da informação no desenho da sociedade atual c)Importância das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no desenvolvimento humano, econômico, político e social

12 Módulo 2 – Iniciativa e criatividade a) Modelos de identificação de demandas e definição de prioridades b) Empreendedorismo, capacidade de articulação e formulação de parcerias c) Captação de recursos e sustentabilidade

13 Módulo 3 – Tecnologia e Cidadania a)Importância das redes de informação na organização social b)Importância da comunidade local no desenvolvimento econômico c)Importância da tecnologia da Informação na construção e consolidação de direitos/ cidadania d)Modelos de tecnologias sociais utilizadas por organizações comunitárias e)Tendências de desenvolvimento do governo eletrônico e da informática comunitária

14 Módulo 4 – Cultura digital a ) Caixa de ferramentas Listas, portais, anéis, weblogs, rádios e TVs comunitárias Pesquisa na internet (mecanismos de busca, principais sites de conteúdo) Serviços (governo eletrônico, terceiro setor, educação à distância) b ) Cooperação: segredos da internet avançada Comunidades: criação, manutenção e inovação Trabalho em rede e teletrabalho Gestão do conhecimento e inteligência civil c ) Softwares: livres, proprietários e piratas

15 Módulo 5 – Comunicação a ) Mídias na sociedade brasileira: imprensa, publicidade, cultura b ) Produção de conteúdos: projetos e gestão c ) Panorama das ferramentas de edição digital d ) Comunicação na comunidade: captação de demandas e consensos

16 Módulo 6 – Gestão de Projetos a ) Elaboração de projetos b ) Noções básicas de gestão de projetos c ) Qualidade na prestação de serviços d ) Trabalho em equipe e ) Desafios de organização f ) Gestão do tempo e produtividade

17 Coalizões Temáticas 1. Comunidade 2. Infra-estrutura 3. Cultura 4. Formação de Monitores 5. Comunicação

18 Coalizão 1 - Comunidade Missão: a) Atender às demandas de públicos específicos da comunidade, como a terceira idade, crianças, jovens, etc b) Conscientizar e estimular a participação da comunidade Objetivos: a) identificar o público-alvo, desenhar estratégias adequadas de atendimento e mobilizar as ferramentas de tecnologia da informação necessárias para o atendimento de desafios como: alfabetização; desemprego; combate às drogas; suporte ao morador de rua; combate à violência; direitos do cidadão. b) fortalecimento da comunidade e a sua conscientização sobre a utilização da tecnologia.

19 Coalizão 2 – Infra-estrutura Desafio: desenvolver a infra-estrutura básica para a articulação entre ofertas e demandas tanto no GMD quanto nas vários coalizões e projetos associados. Objetivos: a) criar portais que tenham como finalidade gerar comunidades, publicação de conteúdos, b) Usar ferramentas colaborativas e personalização de sites (por comunidade e por indivíduo). b) investir na melhoria da gestão de equipamento e de banda das entidades

20 Coalizão 3 - Cultura Desafio: mobilizar as competências e habilidades organizacionais, editoriais, estéticas e tecnológicas que facilitem a expressão artística nas comunidades. Objetivos: a) Desenvolver projetos nos campos da cultura, entretenimento, lazer e educação, com ênfase na produção e na distribuição de música, vídeo e outros serviços relacionados à formação da identidade de indivíduos e grupos. b) Criar espaços culturais (virtuais) e de expressão.

21 Coalizão 4 – Formação de Monitores Desafio: investir na capacitação dos monitores pelos próprios monitores, visando a reciclagem do profissional e a melhoria da qualidade do serviço. Objetivo: identificar o repertório de habilidades e competências dos profissionais envolvidos no projeto para que estes atuem em atividades formativas e de capacitação, com o apoio da USP, do IPT e de outras organizações associadas ao GMD.

22 Coalizão 5 - Comunicação Desafio: organizar uma estratégia de comunicação e marketing ampla e de alto impacto nas mídias nacionais e internacionais, de interesse geral e especializados. Objetivo: a) divulgação do infocentro/telecentro/EIC/CDI; b) comunicação entre monitores e lideranças; c) fortalecimento da comunicação com a comunidade.

23 Desdobramentos 1) Desenvolvimento de projetos – início 8 e 9 de novembro 2) Aplicação da metodologia em outros projetos de formação de redes


Carregar ppt "Www.cidade.usp.br Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google