A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,"— Transcrição da apresentação:

1 O processo de planejamento e gestão social para o desenvolvimento dos territórios Tania Zapata

2 Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo, participação, proposição. Ator inteligente e que promove mudanças! Exercício do Controle Social / Transparência. Hoje há uma hegemonia mercadocêntrica mercado Sociedade civil Estado Promover uma Nova Articulação Buscando construir o desenvolvimento com inclusão sócio-econômica e sustentabilidade.

3 O Desenvolvimento do Território/Região é uma estratégia pró-ativa de redução das desigualdades:
Novo papel dos gestores locais; Nova Articulação de atores locais: protagonismo endógeno. Intencionalidade. Pactuação. Fortalecimento dos arranjos/eixos produtivos locais com (maior/melhor) integração dos pequenos empreendedores; Protagonismo da sociedade civil organizada (nova esfera pública): Conselhos, Fóruns, Oficinas/Agências de desenvolvimento; Mudar a relação estado/sociedade: (nova governança)

4 o desenvolvimento regional requer: pactos de concertação social que se detalha num plano com projetos prioritários. -a construção de institucionalidades que representem espaços de compartilhamento de poder e de responsabilidades - mecanismos de controle social sobre as ações do plano e dos projetos -ações que promovam o empoderamento da sociedade, uma governança democrática!

5 A nova governança e o que são as novas institucionalidades:
-são novas estruturas organizacionais que facilitam a gestão dos interesses coletivos.Ex:Fóruns, Conselhos. - possuem normas e regras que facilitam a s relações e a comunicação entre os atores. -são espaços de negociação,construção de consensos, gestão de conflitos, produção de projetos coletivos. -expressam novas relações de poder, ampliando a democracia e a cidadania, através do controle social.

6 O ciclo da gestão social: -sensibilização/mobilização dos atores -planejamento participativo(diagnóstico,visão de futuro, linhas estratégicas) -organização do território e controle social (novas institucionalidades para a nova governança) -gestão democrática: implementação dos projetos,decisões compartilhadas, gestão de conflitos,parcerias, informação e comunicação, monitoramento e avaliação! Busca a construção do desenvolvimento humano sob novos valores e paradigmas!

7 Importância das etapas do ciclo da gestão social: planejamento, implementação,monitoramento e avaliação dos planos e projetos: Buscar a eficiência, a eficácia e a efetividade! Espiral de aprendizagem!

8 Os Fóruns devem ser vistos pela sociedade, como processos permanentes de diálogo e de concertação, onde a transparência e a comunicação orientam a solução de conflitos, sempre estimulando a confiança , a cooperação e a aprendizagem.

9 Como se trata de construir uma nova governança: a gestão social voltada para um novo modelo de desenvolvimento, é preciso superar as práticas do clientelismo,do assistencialismo e do sectarismo. É preciso investir nessas novas institucionalidades, através da capacitação para o seu fortalecimento, para que cumpram a sua missão de construir a nova esfera pública.

10 Capacitação: -planejamento estratégico -elaboração de projetos -gestão social -gestão de conflitos -meio ambiente - M&A -metodologia de apoio aos APLs - redes sócio-produtivas -comunicação e marketing

11 São as pessoas organizadas que fazem a diferença
São as pessoas organizadas que fazem a diferença! O Desenvolvimento do território é um movimento para a ação! Construir uma visão de futuro pactuada é poderosa ferramenta de mobilização e Motivação para as mudanças, a partir do local! O ser humano é capaz de ser protagonista de sua historia , colocando em comum o seu saber , para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, onde a centralidade seja a realização humana.O desenvolvimento humano sustentável!

12 Tania Zapata iadh@iadh.org.br www.iadh.org.br fone:81-33254292


Carregar ppt "Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google