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Desenvolvimento Local & Territórios Juarez de Paula Gerente da Unidade de Desenvolvimento Local SEBRAE.

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento Local & Territórios Juarez de Paula Gerente da Unidade de Desenvolvimento Local SEBRAE."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Local & Territórios Juarez de Paula Gerente da Unidade de Desenvolvimento Local SEBRAE

2 Um olhar que se desloca Do empreendedor para o ambiente Da empresa para o território Do global para o local

3 Empreendedor / Ambiente Capacitação Cultura empreendedora Iniciação empresarial Gestão empresarial Ambiente favorável Cooperação Legislação / Tributos Inovação Crédito Logística Mercados

4 Empreendedor / Ambiente Objetivo Construir um ambiente favorável para a competitividade e a sustentabilidade das MPEs

5 Empresa / Território Competitividade da empresa Escala Inovação Gestão Lobby Competitividade do território Distrito industrial Cluster Sistema produtivo local Sistema local de inovação

6 Empresa / Território Objetivos Densidade empresarial Dinamismo sócio-econômico Especialização produtiva do território

7 Global / Local Globalização Expansão econômica Integração competitiva e soberana Integração subordinada Exclusão

8 Global / Local Globalização Revolução científico-tecnológica Tecnologias da informação Fluxo de capitais Padrões de produção (flexibilização) Hábitos de consumo Mudanças culturais

9 Global / Local Desenvolvimento local Afirmação de identidade Elementos distintivos, reputação, singularidades Ativos locais Potencialidades, oportunidades Vantagens comparativas e competitivas

10 O SEBRAE na promoção do Desenvolvimento Local Fortalecer as MPEs existentes Facilitar a criação de novas MPEs Gerar oportunidades de emprego e renda Criar um ambiente favorável às MPEs

11 O SEBRAE na promoção do Desenvolvimento Local Promover a inclusão social pela via do empreendedorismo Promover a competitividade e a sustentabilidade das MPEs

12 Todo desenvolvimento é local Porque ocorre em algum território O local não é igual a um município O local é qualquer porção territorial que se distingue a partir de certos elementos de identidade Pode ser uma rua, um bairro, um aglomerado de cidades, uma região etc.

13 Todo desenvolvimento é local Os elementos de identidade podem ser: Físico-territoriais Étnico-culturais Sócio-econômicos Político-institucionais

14 Todo território é uma construção subjetiva A invenção do território depende da ação de um sujeito que o institua A invenção ou instituição do território pode ser: Endógena (autonomia) Exógena (heteronomia)

15 Todo território é singular Redes de atores locais Dotações naturais Infra-estrutura existente Cultura empreendedora Capital humano Capital social Ativos locais

16 Todo desenvolvimento local exige protagonismo local Identidade (pertencimento) Cultura empreendedora (auto-estima, auto-confiança, iniciativa) Capital humano (conhecimentos, habilidades, competências) Capital social (confiança, cooperação, organização, participação) Empoderamento

17 Todo desenvolvimento local exige mudança Alterar as condições de concentração do conhecimento, do poder e da riqueza Promover mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas Ampliar a esfera pública Transformar as relações entre Estado – Mercado - Sociedade

18 Todo desenvolvimento local depende das redes Redes técnicas (informação, conhecimento, inovação) Redes empresariais (conhecimentos tácitos, relações transacionais, cooperação) Redes político-institucionais (representação de interesses, vocalidade política, lobby) Redes de atores locais (cidadãos, protagonistas, líderes)

19 Todo desenvolvimento local depende de recursos Identificação, mobilização e aproveitamento dos recursos endógenos Atração, negociação e captação de recursos exógenos

20 A Metodologia Organização dos atores locais Identificação dos ativos locais Planejamento e pactuação do desenvolvimento local Apoio ao empreendedorismo local

21 Ações - UDL Organização das redes de atores locais e desenvolvimento de instrumentos de governança compartilhada tais como fóruns, conselhos, consórcios, comitês, pactos, agências ou correlatos.

22 Ações - UDL Identificação das potencialidades e ativos locais, ou seja, dos negócios com melhores condições para geração de ocupação e renda, fortalecimento da economia local, conquista da competitividade e sustentabilidade; através de diagnósticos, estudos, levantamentos, pesquisas ou correlatos.

23 Ações - UDL Construção de acordos ou pactos entre os atores locais quanto ao processo de desenvolvimento do território, através de planos, projetos, agendas ou correlatos. Negociação de parcerias

24 Ações - UDL Apoio ao empreendedorismo local, facilitando o acesso a serviços de consultoria em gestão empresarial, inovação tecnológica, comercialização, acesso ao crédito etc.

25 Erros e soluções Municípios (pequenos) isolados ou Municípios agrupados por micro-região ou Áreas de regiões metropolitanas

26 Erros e soluções Abordagem difusa dirigida a toda a sociedade ou Abordagem focada nos empreendedores locais das atividades mais capazes de gerar ocupação e renda, competitividade e sustentabilidade

27 Erros e soluções Agenda local focada nos investimentos estatais ou Agenda local focada nos investimentos privados, combinados com a captação de novos recursos

28 Instrumentos importantes Microcrédito Comércio Justo e Solidário Protagonismo Juvenil Inclusão Digital (Telecentros) Experiências de economia solidária

29 Ação do SEBRAE Nos territórios com baixa densidade empresarial e especialização produtiva: promoção do empreendedorismo Nos territórios com alta densidade empresarial e especialização produtiva: promoção da competitividade

30 Ação do Sebrae nos territórios Identificação, sensibilização, mobilização e organização dos atores locais Fortalecimento do capital humano Fortalecimento do capital social Promoção da cultura de cooperação Promoção da cultura empreendedora

31 Ação do Sebrae nos territórios Capacitação de lideranças Identificação dos ativos locais Construção de uma visão de futuro compartilhada Capacitação em planejamento participativo e gestão compartilhada

32 Ação do Sebrae nos territórios Capacitação em elaboração, negociação e gestão de projetos Capacitação em atração de investimentos e captação de recursos Apoio ao empreendedorismo local (iniciação empresarial, gestão empresarial e acesso ao crédito)

33 Ação do Sebrae nos territórios Identificação dos empreendimentos mais capazes de gerar ocupação e renda e promover a competitividade do território Melhoria dos níveis de cooperação e parceria entre as empresas Melhoria das formas de governança

34 Ação do Sebrae nos territórios Melhoria de acesso aos serviços de capacitação Melhoria de acesso aos serviços de crédito Melhoria de acesso aos serviços de inovação tecnológica Melhoria da logística

35 Ação do Sebrae nos territórios Apoio à criação de marcas próprias Apoio à adoção de processos de certificação Apoio à abertura de novos canais de comercialização


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