A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO. 1. O contexto do surgimento O processo de reestruturação do capitalismo: maior velocidade e flexibilidade; O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO. 1. O contexto do surgimento O processo de reestruturação do capitalismo: maior velocidade e flexibilidade; O."— Transcrição da apresentação:

1 A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO

2 1. O contexto do surgimento O processo de reestruturação do capitalismo: maior velocidade e flexibilidade; O processo de reestruturação do capitalismo: maior velocidade e flexibilidade; O desenvolvimento científico e tecnológico; O desenvolvimento científico e tecnológico; Nova organização das empresas (maior tecnologia, flexíveis e integradas ao território); Nova organização das empresas (maior tecnologia, flexíveis e integradas ao território); Novas regras de localização de empresas; Novas regras de localização de empresas; Reforma do Estado e a descentralização política; Reforma do Estado e a descentralização política; Inserção de novos agentes locais no contexto; Inserção de novos agentes locais no contexto; Realidade empírica e teórica. Realidade empírica e teórica.

3 2. As heranças teóricas da ortodoxia endógena Abordagens sobre a Industrialização Endógena: Organização industrial e Teoria do Desenvolvimento Industrial (sistemas produtivos locais como estratégia de competitividade e produtividade); Abordagens sobre a Industrialização Endógena: Organização industrial e Teoria do Desenvolvimento Industrial (sistemas produtivos locais como estratégia de competitividade e produtividade); Teorias Clássicas de Crescimento e de Desenvolvimento: o papel das externalidades, mas com ênfase nas relações entre as empresas; foge das etapas de desenvolvimento; foge do desenvolvimento só a partir das cidades; Teorias Clássicas de Crescimento e de Desenvolvimento: o papel das externalidades, mas com ênfase nas relações entre as empresas; foge das etapas de desenvolvimento; foge do desenvolvimento só a partir das cidades;

4 Teoria da Dependência: a impossibilidade do desenvolvimento; a dependência tecnológica como restrição ao desenvolvimento; a globalização gera concentração do capital nos centros; Teoria da Dependência: a impossibilidade do desenvolvimento; a dependência tecnológica como restrição ao desenvolvimento; a globalização gera concentração do capital nos centros; Teoria do Desenvolvimento Territorial (desenvolvimento de baixo para cima e para os lados, o território como fundamental e ativo, a importância da descentralização); Teoria do Desenvolvimento Territorial (desenvolvimento de baixo para cima e para os lados, o território como fundamental e ativo, a importância da descentralização); É uma síntese de várias teorias. É uma síntese de várias teorias.

5 3. Significado e determinantes do desenvolvimento endógeno É um processo interno de ampliação contínua da capacidade de agregação de valor sobre a produção, bem como da capacidade de absorção da região, cujo desdobramento é a retenção do excedente econômico gerado na economia local e/ou a atração de excedentes provenientes de outras regiões (FILHO, 1996, p. 37); É um processo interno de ampliação contínua da capacidade de agregação de valor sobre a produção, bem como da capacidade de absorção da região, cujo desdobramento é a retenção do excedente econômico gerado na economia local e/ou a atração de excedentes provenientes de outras regiões (FILHO, 1996, p. 37); Não significa fechamento e paroquialismo; Não significa fechamento e paroquialismo;

6 Busca o bem-estar econômico, social e cultural ao invés de mudanças na divisão internacional e nacional do trabalho; Busca o bem-estar econômico, social e cultural ao invés de mudanças na divisão internacional e nacional do trabalho; Atua tanto nos aspectos produtivos quanto nos aspectos sociais, culturais e institucionais; Atua tanto nos aspectos produtivos quanto nos aspectos sociais, culturais e institucionais; Em um enfoque territorial do desenvolvimento; Em um enfoque territorial do desenvolvimento; Valoriza o papel das redes de médias e pequenas empresas; Valoriza o papel das redes de médias e pequenas empresas; A proximidade territorial: favorece as interações, relações cara-a-cara, facilidades de negócios e troca de informações; facilidades de compra de produtos; A proximidade territorial: favorece as interações, relações cara-a-cara, facilidades de negócios e troca de informações; facilidades de compra de produtos;

7 Valorização da aprendizagem (aprender a aprender, a ouvir, a buscar novos conhecimentos, a estar atento aos ruídos do mundo); Valorização da aprendizagem (aprender a aprender, a ouvir, a buscar novos conhecimentos, a estar atento aos ruídos do mundo); É uma resposta regional e local ao processo de globalização; É uma resposta regional e local ao processo de globalização; É um instrumento de ação; É um instrumento de ação; O reconhecimento do caráter endógeno do capital humano, das instituições, da pesquisa e desenvolvimento, do conhecimento, da informação para o desenvolvimento; O reconhecimento do caráter endógeno do capital humano, das instituições, da pesquisa e desenvolvimento, do conhecimento, da informação para o desenvolvimento; Passam a ser considerados fundamentais para as estratégias de desenvolvimento regional e local; Passam a ser considerados fundamentais para as estratégias de desenvolvimento regional e local;

8 Visa à participação da comunidade regional e local nas decisões e ações; Visa à participação da comunidade regional e local nas decisões e ações; Tradicionalmente eram valorizados, sobretudo, o capital físico (distância, acessibilidade, recursos naturais, tamanho, infra-estrutura) e força de trabalho; Tradicionalmente eram valorizados, sobretudo, o capital físico (distância, acessibilidade, recursos naturais, tamanho, infra-estrutura) e força de trabalho; Atualmente, soma-se aos novos fatores, o capital social, a história e a cultura regional e local, as relações horizontais entre os atores, a descentralização, os governos locais e estaduais; Atualmente, soma-se aos novos fatores, o capital social, a história e a cultura regional e local, as relações horizontais entre os atores, a descentralização, os governos locais e estaduais; É necessária a existência de um território organizado. É necessária a existência de um território organizado.

9 4. Quem faz o desenvolvimento endógeno Os governos locais e estaduais (articulador, animador); Os governos locais e estaduais (articulador, animador); Os empresários; Os empresários; Os sindicatos; associações; conselhos; Os sindicatos; associações; conselhos; Ação de forma cooperada, articulada, em rede; Ação de forma cooperada, articulada, em rede; Descentralizada, flexível. Descentralizada, flexível.

10 5. Estratégias de desenvolvimento endógeno Modernização do aparelho estatal; Modernização do aparelho estatal; Instalação de infra-estrutura; Instalação de infra-estrutura; Implantação de distritos industriais: valorização das concentrações geográficas; Implantação de distritos industriais: valorização das concentrações geográficas; Incentivos fiscais; Incentivos fiscais; Investimento em educação, saúde, segurança; Investimento em educação, saúde, segurança; Investimento em ciência e tecnologia; Investimento em ciência e tecnologia; Investimento em informação e conhecimento; Investimento em informação e conhecimento; Inovação institucional (descentralização); Inovação institucional (descentralização);

11 Consciência ambiental; Consciência ambiental; Aproveitamento de recursos humanos com baixos salários; Aproveitamento de recursos humanos com baixos salários; Formas de trabalho flexível (domiciliar, temporário); Formas de trabalho flexível (domiciliar, temporário); Utilização do trabalho feminino; Utilização do trabalho feminino; Difusão do cooperativismo; Difusão do cooperativismo; Marketing Territorial; Marketing Territorial; Valorização das potencialidades endógenas. Valorização das potencialidades endógenas.


Carregar ppt "A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO. 1. O contexto do surgimento O processo de reestruturação do capitalismo: maior velocidade e flexibilidade; O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google