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Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação. Dinâmica da Inovação sob diferentes Regimes tecnológicos Tipos de Regimes Tecnológicos Regime Empreendedor.

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Apresentação em tema: "Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação. Dinâmica da Inovação sob diferentes Regimes tecnológicos Tipos de Regimes Tecnológicos Regime Empreendedor."— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação

2 Dinâmica da Inovação sob diferentes Regimes tecnológicos Tipos de Regimes Tecnológicos Regime Empreendedor Associado à pequena ou média empresa emergente, e assim, à figura do empresário- empreendedor; Descreve o funcionamento de um ambiente tecnológico no qual esse tipo de empresa exerce papel determinante na introdução de inovações

3 Dinâmica da Inovação sob diferentes Regimes tecnológicos Tipos de Regimes Tecnológicos Regime Tradicional ou Rotineiro Associado à grande empresa tipicamente oligopolista, que introduz inovações a partir do desenvolvimento rotineiro de atividades de P&D; Descreve o funcionamento de um ambiente tecnológico onde as grandes empresas estabelecidas na indústria são as principais responsáveis pela introdução de inovações.

4 Dinâmica da Inovação e Regimes Tecnológicos RegimeVolume ou ritmo da Inovação Impacto sistêmico da inovação Velocidade da difusão Crescimento da produtividade Rotineiro Empreend edor Grande Pequeno Fraco Forte Fraco Forte Fraco

5 Modelos de Inovação 1) Modelos Neoclássicos A inovação é entendida como ocorrendo de forma linear e sequencial 2) Modelos Heterodoxos O modelo Kline- Rosenberg O modelo de M. Aoki

6 Modelos de Inovação O modelo Kline- Rosenberg (1986) Enfatiza as ligações existentes entre as diferentes atividades de pesquisa e as atividades industriais e comerciais Classificação das atividades de pesquisa: Básica - Aplicada – Experimental

7 Modelos de Inovação O modelo Kline- Rosenberg pode ser utilizado para representar a atividade de inovação de uma única empresa, que desenvolve desde a pesquisa básica até a comercialização final dos produtos; Ou de um conjunto de empresas que se inte- relacionam como clientes e fornecedores; Ou de uma rede de cooperação para inovação, envolvendo, por exemplo, empresas e instituições de pesquisa.

8 Representação visual do modelo Kline- Rosenberg Pesquisa Conhecimento Mercado potencial Invenção E/ou Projeto analítico Projeto De Detalhamento e teste Redesign e Produção e mercado

9 Descrevendo o modelo Kline- Rosenberg Especifica os fluxos de informação entre as várias fases da atividade inovativa, permitindo a troca de informações entre os diferentes agentes envolvidos, p.ex., entre os departamentos de produção e de P&D, para a identificação de novas oportunidades e/ou necessidade de aprimoramentos; Especifica que a interatividade entre ciência e inovação não se restringe ao dept. de P&D.

10 Modelo de AOKI (1988) O modelo procura mostrar que as estratégias de inovação são também condicionadas por diferenças de natureza sócio-cultural, relacionadas ao ambiente mais geral no qual as empresas se acham inseridas. O modelo de Aoki recorre à descrição de dois tipos idealizados de empresas: A e J (A) empresa americana (– representando o paradigma fordista de organização da produção (J) empresa japonesa – representando o paradigma pós-fordista, ou seja, da produção flexível ou enxuta.

11 Modelo de AOKI Empresa A – padrão americano Características da estrutura organizacional: - Estrutura vertical de circulação de informações - Aprendizado muito concentrado nos altos escalões ou hierarquias Implicações para a empresa: Menor flexibilidade e maior dificuldade de adaptação quando mudanças frequentes no ambiente competitivo pedem respostas rápidas nos planos de produção, vendas, etc

12 Modelo de AOKI Empresa J – padrão Japonês Características da estrutura organizacional: - Baseia-se em uma comunicação horizontal entre as várias unidades funcionais ou departamentos da empresa, valorizando a busca de soluções autônomas para os problemas surgidos em cada uma dessas esferas; - Estimula que o Aprendizado seja compartilhado entre os diversos escalões ou hierarquias da empresa Implicações para a empresa: A estrutura descentralizada favorece adaptações mais rápidas e eficazes a um ambiente tecnológico em evolução constante.


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