A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informação Gerencial - SIG -. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informação Gerencial - SIG -. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação Gerencial - SIG -

2 SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes de forma absoluta; Motivo: - escassez de dados relevantes - excesso de dados dispensáveis

3 SIG - INTRODUÇÃO O processo de tomada de decisão torna- se mais complexo, à medida que aumenta a complexidade interna da empresa e no ambiente onde ela atua. Solução: necessidade de sistemas de informação eficientes e eficazes, para: - processar o volume de dados gerados; - produzir informações válidas.

4 SIG - INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES Propiciar a identificação dos problemas e das necessidades organizacionais nos vários níveis da empresa (estratégico, tático e operacional); Fornecer subsídios para avaliar o impacto das diversas decisões tomadas pelo executivo.

5 Sistema de Informação Gerencial - SIG Conceitos Básicos Dado: qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação: dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões.

6 Sistema de Informação Gerencial - SIG Considerações importantes: O que diferencia um dado de uma informação é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões; A informação é a matéria-prima para o processo administrativo da tomada de decisão; O valor da decisão é inversamente proporcional ao tempo que se leva para tomá-la e diretamente proporcional à qualidade das informações utilizadas.

7 Sistema de Informação Gerencial - SIG Considerações importantes: O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis(pessoas, materiais, tecnologia equipamentos, dinheiro e informação). A eficiência na utilização do recurso informação é medida pela relação do custo para obtê-la e o valor do benefício derivado do seus uso (informações relevantes x irrelevantes).

8 Sistema de Informação Gerencial - SIG Dados x Informação Dado transformado gera conhecimento Exemplos de dados de uma empresa: Quantidade de produção Custo da matéria-prima Número de empregados

9 Sistema de Informação Gerencial - SIG Dados x Informação Transformação Resultado da Análise dos Dados O resultado da análise desses dados é a informação. Ou seja: Capacidade de produção Custo de venda do produto Produtividade do funcionário

10 Sistema de Informação Gerencial O conceito de SIG, portanto é: Processo de transformação de dados em informações que são utilizados na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa visando a otimização dos resultados esperados. Conjunto de procedimentos que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para o suporte da tomada de decisões, coordenação e controle gerencial.

11 Sistema de Informação Gerencial - SIG Síntese Hoje em dia, o nível gerencial de uma empresa não pode ignorar como a organização utiliza a informação, seus principais fluxos de informação, as necessidades de informação de cada nível hierárquico e a competência do seu corpo gerencial em gerenciar estes recursos – recursos informacionais.

12 Sistema de Informação Gerencial - SIG O crescimento da importância da informação como um recurso estratégico na organização pode ser explicado principalmente pela mudança no ambiente contemporâneo de negócios: a globalização; a transformação da economia industrial em economia da informação e a conseqüente transformação das organizações, principalmente no que diz respeito a sua estruturação e divisão do trabalho.

13 Sistema de Informação Gerencial - SIG Portanto, as razões que nos levam a estudar os SIG referem-se: à mudança do papel dos SIG nas organizações, à mudança na natureza da tecnologia da informação, à mudança no caráter das aplicações, à necessidade de planejar a arquitetura de informação da organização.

14 Sistema de Informação Gerencial - SIG Arquitetura de Informação: forma particular da tecnologia da informação adotada por uma organização para atingir determinados objetivos ou desempenhar determinadas funções. Dentro deste contexto, as principais ações a serem tomadas relativamente ao uso da tecnologia de informação pelas organizações consistem em:

15 Sistema de Informação Gerencial - SIG Automatizar os processos produtivos; Construir uma arquitetura de informações alinhada com os negócios da empresa; Integrar os clientes e fornecedores, através do uso das informações. Desta forma, as organizações serão capazes de vencer os desafios da competitividade e atingir o seu pleno potencial organizacional.

16 Sistema de Informação Gerencial - SIG O SIG e o processo decisório – fases: Identificação do problema; Análise do problema; Estabelecimento de soluções alternativas; Análise e comparação das soluções; Seleção de alternativas mais adequadas; Implantação da alternativa selecionada; Avaliação da alternativa selecionada.

17 Sistema de Informação Gerencial - SIG Classificação das Decisões: a) Decisões programadas: Características: rotina e repetitividade; estabelecimento de procedimento padrão. b) Decisões não programadas: Características: novidade; ambiente dinâmico, que se modifica rapidamente no decorrer do tempo.

18 Sistema de Informação Gerencial - SIG Elementos do Processo Decisório: a) A incerteza b) Os recursos do tomador de decisões Fatores de influência no processo de tomada de decisões: a) Complexidade do mundo moderno b) Redução de tempo c) Velocidade das comunicações d) Melhoramento nos processos de informações (resultado a curto praza)

19 Sistema de Informação Gerencial - SIG Condições de tomada de decisões: Alternativas: situações em que as decisões são tomadas a) Sob condição de certeza b) Em condições de risco c) Em condições de incerteza

20 Sistema de Informação Gerencial - SIG Esquema básico do SIG: áreas funcionais Marketing Produção Administração financeira, de materiais, de recursos humanos e de serviços; Gestão empresarial. Subdividem-se em funções, é por meio delas que se alcançam produtos bem definidos, do intercâmbio entre elas formalizam-se as informações.

21 Sistema de Informação Gerencial - SIG Descrição das funções e atividades: Tipos de áreas funcionais: fim e meio a) Fim: envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produto e de sua colocação no mercado: - Marketing: função relativa à identificação das necessidade do mercado; - Produção: transformação de matérias- primas em produtos e serviços.

22 Sistema de Informação Gerencial - SIG b) Meio: proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços: - Administração financeira, - Administração de materiais, - Administração de recursos humanos, - Administração de serviços, - Gestão Empresarial.


Carregar ppt "Sistema de Informação Gerencial - SIG -. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google