A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 04 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 04 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 04 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Conhecer as funções e importância de um Sistema de Informação Gerencial.

3 O que é um Sistema de Informação Gerencial? Sistema de Informação Gerencial, ou SIG, é um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização. Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação.

4 Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação em geral.

5 As atividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

6 No contexto empresarial, os sistemas de informação ajudam os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.

7 Sistema de Informação Gerencial – SIG O SIG abrange a empresa nas áreas: Estratégica; Tática; Operacional.

8 Conceitos Básicos Dado: É todo e qualquer elemento que por si só não expresse um determinado fato. Deve-se distinguir DADO de informação. O que diferencia um dado de uma informação, é o conhecimento que ela propicia ao tomar decisões.

9 Informação (Conhecimento) Dado Conceitos Básicos OS DADOS SÃO AGRUPADOS E TRANSFORMADOS EM INFORMAÇÃO NOTA: Veja as páginas 152 e 153 de sua apostila.

10 Exemplo de dados numa empresa Q Quantidade de produção; C Custo de matéria prima; N Número de empregados.

11 O resultado da análise desses dados é a informação. Ou seja: Capacidade de produção; Custo de venda do produto; Produtividade do funcionário. Exemplo de dados empresa

12 Informações sobre o SIG Há uma grande interligação do sistema de informações gerenciais com o processo decisório. É necessário um sistema de informações eficiente para um processo adequado de decisões.

13 A forma de apresentação da informação pode afetar sua utilização. A informática é uma inovação tecnológica que permite o armazenamento e tratamento da informação.

14 As empresas têm tratado a informação como um recurso vital. Ela afeta e influencia a produtividade, a lucratividade e as decisões estratégicas das empresas.

15 P Para o processamento da informação, são necessários recursos tecnológicos e humanos, novas formas de coordenação e controle. Informações sobre o SIG

16 A importância do SIG para as empresas Redução no custo das operações; Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; Melhoria na produtividade; Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;

17 Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas; Estimulo de maior interação entre tomadores de decisão; Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;

18 Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações; Melhoria na estrutura de poder, proporcionar maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema; Redução do grau de centralização de decisões na empresa;

19 Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

20 Esquema básico do SIG O sistema de informações é representado pelo conjunto de subsistemas. Permite caracterizar as informações básicas que serão necessárias à contribuição dos cadastros de cada subsistema.

21 A empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente. Esquema básico do SIG

22 Áreas funcionais do SIG Marketing; Produção; Administração Financeira; Administração de Materiais; Administração de Recursos Humanos; Administração de Serviços; Gestão Empresarial.

23 Descrição das funções e atividades Há dois tipos de áreas funcionais: FIM e MEIO. Servem, basicamente, como exemplo e não como uma abordagem estática.

24 Funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação. Podem pertencer a essa categoria as seguintes áreas funcionais: Marketing Produção Áreas funcionais de FIM

25 Áreas funcionais de MEIO Funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos. Vejamos no próximo slide as seguintes áreas funcionais de MEIO:

26 Administração financeira Administração de materiais Administração de recursos humanos Administração de serviços Gestão empresarial

27 Áreas Funcionais O próximo slide representa graficamente as área funcionais de uma Empresa

28

29 Áreas Funcionais Devem ser analisadas quanto as suas existências e interações. Cada área funcional é formada por um conjunto de funções, em cada função existem grupos de atividades específicas e inter-relacionadas.

30 Área Funcional: Marketing Áreas Funcionais

31 Área Funcional: Marketing Função PRODUTO: Desenvolvimento dos produtos atuais; Lançamento de novos produtos; Estudo de mercado; Forma de apresentação; Embalagem.

32 Função DISTRIBUIÇÃO: Expedição; Venda direta; Venda por atacado.

33 Função PROMOÇÃO: Material promocional; Promoção; Publicidade; Propaganda; Amostra grátis.

34 Função PREÇOS: Estudos e análises; Estrutura de preços, descontos e prazos.

35 ATIVIDADE Descreva com suas palavras e com no mínimo 30 linhas as funções dos setores abaixo: 1.Produção 2.Administração Financeira 3.Administração de Materiais 4.Administração de Recursos Humanos 5.Administração de Serviços 6.Gestão Empresarial

36 ATIVIDADE Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

37 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA. Disponível no AVA.

38 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA


Carregar ppt "Aula 04 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google