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Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade

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Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Prof. Marivaldo Oliveira

2 Competências a serem trabalhadas
Entender os requisitos da norma iso 9001:2008 e os seus procedimentos obrigatórios

3 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Requisitos de Documentação Generalidades: Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos requisitos da qualidade; b) Um manual da qualidade;

4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Requisitos de documentação c) Procedimentos documentados e registros requeridos por esta Norma; d) Documentos, incluindo registros determinados pela organização como necessários para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos.

5 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Manual da Qualidade: Estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua: a) O escorpo do SGI, incluindo detalhes e justificativas para qualquer exclusões.

6 MANUAL DA QUALIDADE b) Os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ ou referência a eles; c) Uma descrição da interação entre os processos de gestão da qualidade

7 CONTROLE DE DOCUMENTOS
Controlar os documentos quanto a: Aprovação, distribuição e atualização. Incluir documentos de origem externa.

8 CONTROLE DE REGISTROS Controlar os registros com relação a identificação, armazenamento, proteção, recuperação, retenção e disposição. Registros devem permanecer legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.

9 COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO
A alta Direção deve fornecer evidência do seu comprometimento com o desenvolvimento e com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e com a melhoria contínua de sua eficácia.

10 FOCO NO CLIENTE A alta direção deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente.

11 POLÍTICA DA QUALIDADE A alta direção deve assegurar que a política da qualidade: Seja apropriada ao propósito da organização; Inclua o comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do SGQ.

12 POLÍTICA DA QUALIDADE c) Proveja uma estrutura para estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade; d) Seja comunicada e entendida por toda organização; e) Seja analisada criticamente para a continuidade de sua adequação.

13 PLANEJAMENTO Objetivos da Qualidade: Estabelecer os objetivos da qualidade mensuráveis e consistentes com a política da qualidade.

14 PLANEJAMENTO DO SGQ Planejar o Sistema de Gestão de forma a satisfazer os requisitos, os objetivos da qualidade e a integridade do sistema de Gestão.

15 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO
Responsabilidade, autoridade e comunicação A alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades sejam definidas e comunicadas em toda organização.

16 REPRESENTANTE DA DIREÇÃO
Deve ser escolhido um membro da organização para assegurar o andamento dos processos, relatar a Alta Direção o desempenho do SGQ e assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do Sistema em toda a organização.

17 COMUNICAÇÃO INTERNA A alta Direção deve assegurar que sejam estabelecidos, na organização, os processos de comunicação e que seja realizada a comunicação relativa à eficácia do SGQ.

18 Responsabilidade de Direção
Análise Crítica pela Direção A alta Direção deve analisar criticamente o SGQ da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua continua adequação, suficiência e eficácia.

19 Responsabilidade da Direção
Entradas para análises críticas: As entradas para análise crítica pela Direção Devem incluir informações sobre: a) Resultados de auditorias; b) Desempenho do processo e conformidade do produto; c) Situações da ações preventivas e corretivas; d) Ações de acompanhamento sobre as análises críticas anteriores pela direção;

20 Responsabilidade da Direção
e) Mudanças que possam afetar o Sistema de Gestão da Qualidade; f) Recomendações para melhoria.

21 Responsabilidade da Direção
Saídas para análise crítica As saídas da análise crítica pela Direção devem incluir as decisões e ações relacionadas a: Melhoria da eficácia do SGQ e de seus processos; Melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente; Necessidades e recursos.

22 Gestão de Recursos Promover recursos necessários para :
Implementar e manter o SGQ e melhorar continuamente sua eficácia; Aumentar a satisfação do cliente mediante o atendimento aos seus requisitos.

23 Recursos Humanos Generalidades: Definir as necessidades de educação, treinamento, habilidade e experiência. Atender as necessidades de competência, treinamento e conscientização.

24 Infra-estrutura A organização deve determinar, prover e manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade de acordo com os requisitos da Norma aplicada. A infra-estrutura inclui quando aplicável: Espaços de trabalho e instalações associadas; Equipamentos de processo (tanto materiais quanto programas de computador).

25 Ambiente de trabalho A organização deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho para alcançar a conformidade. Nota: O termo “ambiente de trabalho” se refere àquelas condições sob as quais o trabalho é executado, incluindo fatores físicos, ambientais e (tais como ruído, temperatura, umidade, iluminação, entre outros).

26 Realização do Produto Planejamento da realização do produto. Planejar e desenvolver os processos necessários para a realização do produto.

27 Realização do Produto Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto Analisar criticamente os requisitos relacionados ao produto antes de assumir O compromisso de fornecer um produto para o cliente.

28 Realização do Produto Deve assegurar que:
Os requisitos do produto estejam definidos; A organização tenha a capacidade para atender aos requisitos definidos. Atenção: Quando os requisitos do produto forem alterados, a organização deve assegurar que os documentos pertinentes sejam revisados e que o pessoal seja conscientizado sobre os requisitos alterados.

29 Comunicação com o Cliente
A organização deve determinar e implementar providências eficazes para se comunicar com os clientes quanto a: Informações sobre o produto; Tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emendas e reclamações.

30 Validação de Projetos Assegurar que o produto seja capaz de atender aos requisitos. Caso ocorra alterações no projeto as mesmas devem ser analisadas criticamente, verificadas, validadas e aprovadas antes da sua implementação.

31 Aquisição do Produto A organização deve assegurar que o produto está conforme com os requisitos especificados. A organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade de fornecer produtos de acordo com os requisitos da organização.

32 Identificação e Rastreabilidade
Identificar o produto pelos meios adequados; Quando a rastreabilidade for um requisito a organização deve controlar a identificação do produto.

33 Controle de Equipamentos
Medição e Monitoramento. Garantir que as medições e monitoramentos sejam realizadas por equipamentos, calibrados, identificados e conservados.

34 Medição, Análise e Melhoria
Monitorar e medir as características do produto para verificar se os requisitos foram atendidos. A liberação do produto ou a entrega do serviço ao cliente não devem prosseguir até que tudo que foi planejado tenha sido satisfatoriamente concluído a menos que aprovado de outra maneira e com o conhecimento do cliente.

35 Controle de Produtos Assegurar que produtos que não estejam conformes com os requisitos, sejam identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não pretendidos.

36 Melhorias Melhoria Contínua A organização deve continuamente melhorar a eficácia do SGQ por meio do uso da Política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas.

37 Medição, Análise e Melhoria
Ação Corretiva – Executar ações para eliminar as causas de não-conformidades de forma a evitar sua repetição. As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não-conformidades detectadas.

38 Ação Preventiva Definir ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência. As ações preventivas devem ser apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais antes que venham a acontecer.

39 ATIVIDADE Com base nos requisitos obrigatórios da Norma ISO 9001:2008, pesquise os seis requisitos obrigatórios e descreva-os. Pesquise uma empresa (se possível visite uma), observe seus processos e veja se há alguma não-conformidade, caso encontre, observe se à ela se aplica uma ação preventiva ou corretiva e ou as duas.

40 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA. Utilize o Guia

41 ATIVIDADE Obrigatório colocação da fonte de pesquisa.
Atividades devem ser enviada em .doc ou .docx Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

42 ATIVIDADE *DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

43 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões.
As datas e horários das entregas das atividades ou dos debates e dúvidas do chat, serão postados no fórum.

44 OBRIGADO! ATÉ A PRÓXIMA AULA. Prof: MARIVALDO OLIVEIRA


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