A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrutor: Objetivos:. 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento Determinar: medições e monitoramentos a serem realizados; dispositivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrutor: Objetivos:. 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento Determinar: medições e monitoramentos a serem realizados; dispositivos."— Transcrição da apresentação:

1 Instrutor: Objetivos:

2 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento Determinar: medições e monitoramentos a serem realizados; dispositivos de medição e monitoramento para evidenciar conformidade com os requisitos. Estabelecer processos assegurando que a medição e o monitoramento sejam de forma coerentes com os requisitos do processo.

3 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento Para assegurar resultados válidos, o dispositivo deve ser calibrado ou verificado a intervalos especificados, baseado nos: padrões rastreáveis de calibração, laboratoriais e padrões padrões internacionais; ajustados ou reajustados, como necessários;

4 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento identificado para possibilitar a determinação da calibração; protegido contra ajustes que possam invalidar o resultado da medição; protegido de danos no manuseio, manutenção e armazenamento.

5 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento Avaliar e registrar a validade dos resultados de medições anteriores, quando ocorre uma não conformidade; Tomar ação apropriada no dispositivo e em qualquer produto afetado; Manter os registros dos resultados de calibração e verificação.

6 Satisfação do Cliente Monitorar informações relativas à percepção do cliente Avaliar se houve o atendimento dos requisitos pela organização.

7 Satisfação do Cliente Assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o fim de aumentar a satisfação do cliente: conformidade; garantia de funcionamento; disponibilidade; entrega; atividades pós-realização; preço e custo; impacto ambiental.

8 Para assegurar que estes requisitos sejam cumpridos, fica evidenciada a importância dos indicadores e das auditorias internas, sendo o cliente uma parte fundamental no processo de certificação da qualidade. 5.2 Foco no Cliente

9 Devem ser realizadas Auditorias Internas para verificar a eficácia do SGQ: Esta de acordo com o que determina o SIQ-C Esta mantido e implementado eficazmente Auditoria Interna

10 O planejamento de auditoria deve levar em consideração: A importância dos processos e áreas a serem auditadas; Devem ser definidos no planejamento: Critérios Escopo Freqüência Método

11 Auditoria Interna Considerações a respeito da auditoria interna: Deve haver pelo menos 1 auditoria anual e todos os processos definidos pelo SGQ devem ser definidos Os auditores não podem auditar seu próprio trabalho Devem ser tomadas ações para eliminar as não conformidades encontradas Deve ser realizada uma verificação das ações corretivas e relato dos resultados

12 Aplicar métodos adequados para monitoramento e, quando aplicável para medir os processos do SGQ; Métodos que demonstrem a capacidade dos processos em alcançar os resultados esperados; Resultados quando não alcançados, devem ter ações corretivas, assegurando a conformidade Medição e monitoramento de processos

13 Analisar dados apropriados: para demonstrar a adequação e eficácia do SGQ; para avaliar onde podem ser realizadas as melhorias contínuas. Incluir dados gerados como resultado do monitoramento e das medições e de outras fontes pertinentes Análise de dados

14 Devem fornecer as seguintes informações: satisfação do cliente; conformidade com os requisitos do produto; características: da obra entregue; dos processos de execução de serviços e dos materiais controlados; tendências de desempenho (incluindo o operacional dos processos); oportunidades para ações preventivas; fornecedores Análise de dados

15 Melhorar continuamente a eficácia do SGQ através de: política de qualidade; objetivos da qualidade; resultados de auditorias; análise de dados; ações corretivas e preventivas; análise crítica pela direção Melhoria Contínua

16 Executar ações corretivas para eliminar as causas das não-conformidades, evitando a reincidência; Ações corretivas – devem ser proporcionais aos efeitos das não-conformidades encontradas Ação corretiva

17 Definir requisitos documentados para: análise crítica de não-conformidades, incluindo as reclamações do cliente; determinação das causas de não- conformidades; ações para assegurar a não reincidência das não-conformidades; determinação e implementação de ações necessárias; registro dos resultados de ações executadas; análise crítica de ações corretivas executadas Ação corretiva

18 8.5.3 Ação preventiva A empresa deve definir ações para eliminar causas de não conformidades POTENCIAIS: avaliar a necessidade de ações para evitar Definição de ações necessárias Registro dos resultados das ações Análise crítica das ações executadas


Carregar ppt "Instrutor: Objetivos:. 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento Determinar: medições e monitoramentos a serem realizados; dispositivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google