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1 Instrutor: Objetivos:

2 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento
Determinar: medições e monitoramentos a serem realizados; dispositivos de medição e monitoramento para evidenciar conformidade com os requisitos. Estabelecer processos assegurando que a medição e o monitoramento sejam de forma coerentes com os requisitos do processo.

3 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento
Para assegurar resultados válidos, o dispositivo deve ser calibrado ou verificado a intervalos especificados, baseado nos: padrões rastreáveis de calibração, laboratoriais e padrões padrões internacionais; ajustados ou reajustados, como necessários;

4 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento
identificado para possibilitar a determinação da calibração; protegido contra ajustes que possam invalidar o resultado da medição; protegido de danos no manuseio, manutenção e armazenamento.

5 7.6. Controle de dispositivos de medição e monitoramento
Avaliar e registrar a validade dos resultados de medições anteriores, quando ocorre uma não conformidade; Tomar ação apropriada no dispositivo e em qualquer produto afetado; Manter os registros dos resultados de calibração e verificação.

6 Satisfação do Cliente Monitorar informações relativas à percepção do cliente Avaliar se houve o atendimento dos requisitos pela organização.

7 Satisfação do Cliente Assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o fim de aumentar a satisfação do cliente: conformidade; garantia de funcionamento; disponibilidade; entrega; atividades pós-realização; preço e custo; impacto ambiental.

8 5.2 Foco no Cliente Para assegurar que estes requisitos sejam cumpridos, fica evidenciada a importância dos indicadores e das auditorias internas, sendo o cliente uma parte fundamental no processo de certificação da qualidade.

9 Auditoria Interna Devem ser realizadas Auditorias Internas para verificar a eficácia do SGQ: Esta de acordo com o que determina o SIQ-C Esta mantido e implementado eficazmente

10 Auditoria Interna O planejamento de auditoria deve levar em consideração: A importância dos processos e áreas a serem auditadas; Devem ser definidos no planejamento: Critérios Escopo Freqüência Método

11 Auditoria Interna Considerações a respeito da auditoria interna: Deve haver pelo menos 1 auditoria anual e todos os processos definidos pelo SGQ devem ser definidos Os auditores não podem auditar seu próprio trabalho Devem ser tomadas ações para eliminar as não conformidades encontradas Deve ser realizada uma verificação das ações corretivas e relato dos resultados

12 8.2.3. Medição e monitoramento de processos
Aplicar métodos adequados para monitoramento e, quando aplicável para medir os processos do SGQ; Métodos que demonstrem a capacidade dos processos em alcançar os resultados esperados; Resultados quando não alcançados, devem ter ações corretivas, assegurando a conformidade.

13 8.4. Análise de dados Analisar dados apropriados:
para demonstrar a adequação e eficácia do SGQ; para avaliar onde podem ser realizadas as melhorias contínuas. Incluir dados gerados como resultado do monitoramento e das medições e de outras fontes pertinentes.

14 8.4. Análise de dados Devem fornecer as seguintes informações:
satisfação do cliente; conformidade com os requisitos do produto; características: da obra entregue; dos processos de execução de serviços e dos materiais controlados; tendências de desempenho (incluindo o operacional dos processos); oportunidades para ações preventivas; fornecedores.

15 8.5.1 Melhoria Contínua Melhorar continuamente a eficácia do SGQ através de: política de qualidade; objetivos da qualidade; resultados de auditorias; análise de dados; ações corretivas e preventivas; análise crítica pela direção.

16 8.5.2 Ação corretiva Executar ações corretivas para eliminar as causas das não-conformidades, evitando a reincidência; Ações corretivas – devem ser proporcionais aos efeitos das não-conformidades encontradas.

17 8.5.2 Ação corretiva Definir requisitos documentados para:
análise crítica de não-conformidades, incluindo as reclamações do cliente; determinação das causas de não-conformidades; ações para assegurar a não reincidência das não-conformidades; determinação e implementação de ações necessárias; registro dos resultados de ações executadas; análise crítica de ações corretivas executadas.

18 8.5.3 Ação preventiva A empresa deve definir ações para eliminar causas de não conformidades POTENCIAIS: avaliar a necessidade de ações para evitar Definição de ações necessárias Registro dos resultados das ações Análise crítica das ações executadas


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