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8º Capítulo da Norma ISO 9001:2000 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA

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Apresentação em tema: "8º Capítulo da Norma ISO 9001:2000 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA"— Transcrição da apresentação:

1 8º Capítulo da Norma ISO 9001:2000 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Módulo D2 - Normas ISO Alice, Carla, Vera

2 8.1- Generalidades Neste capítulo da norma ISO 9001:2000 pretende-se dar ênfase ao planeamento e implementação dos processos de: Monitorização; Medição; Análise; Melhoria por parte da organização de modo a : Alice, Carla, Vera

3 8.1- Generalidades Demonstrar a conformidade do produto; Assegurar a conformidade do Sistema de gestão da qualidade; Melhorar continuamente a eficácia do SGQ O planeamento e implementação destes processos deverão ter em conta: Adequação dos métodos; Utilização de técnicas estatísticas apropriadas Alice, Carla, Vera

4 8.2-Monitorização e Medição
A monitorização e medição deverá ser efectuada a 4 níveis: satisfação do cliente; ao nível da organização (Auditoria interna); do processo; do produto Alice, Carla, Vera

5 8.2.1-Satisfação do Cliente
“Monitorizar a informação relativa à percepção do cliente quanto à organização ter ido ao encontro dos seus requisitos” Pretende-se que a organização estabeleça procedimentos/métodos de seguir a percepção do seu desempenho junto dos clientes. Normalmente são utilizadas 3 fontes de monitorização: Informação de retorno (anomalias, atrasos, devoluções); Visitas comerciais , visitas do cliente à organização; Tratamento das reclamações Alice, Carla, Vera

6 8.2.2-Auditoria Interna Este requisito obriga à existência de um procedimento documentado, onde estejam definidos: As responsabilidades; Os requisitos para planear e conduzir auditorias; Os procedimentos para reportar resultados e manter registos Esta sub cláusula da norma visa 2 grandes objectivos: Determinar se o sistema da qualidade está conforme as disposições planeadas Se está implementado e mantido com eficácia. Alice, Carla, Vera

7 8.2.2-Auditoria Interna AUDITORIA
Ao planear-se um programa de auditorias deve-se ter em conta e definir: Os critérios Importância das áreas auditadas AUDITORIA O âmbito O estado e importância dos processos A frequência Os métodos Resultados das auditorias anteriores Os auditores Cabe à gestão assegurar que são empreendidas sem demora as acções para eliminar as não conformidades detectadas e as suas causas Alice, Carla, Vera

8 Monitorização e medição: 8.2.3 - do processo 8.2.4 – do produto
Pretende demonstrar: a aptidão dos processos para atingir os resultados planeados e se o produto final foi ao encontro dos requisitos predefinidos para o mesmo. Quando isto não ocorrer devem ser implementadas acções correctivas. Alice, Carla, Vera

9 8.3 -Controlo do produto não conforme
Este requisito obriga à existência de um procedimento documentado onde esteja definidas: As responsabilidades; As autoridades para o tratamento do produto não conforme Este requisito da norma pretende assegurar que o produto não conforme: Matéria prima; Subsistema; Produto acabado; Informações não seja utilizado ou entregue involuntariamente. Alice, Carla, Vera

10 8.3 -Controlo do produto não conforme
Quando na presença de um produto não conforme a organização deve: Empreender acções para eliminar a não conformidade detectada; Autorizar a sua utilização, liberação ou aceitação sobre permissão de uma autoridade relevante; Empreender acções que impeçam a utilização inicialmente pretendida. Quando corrigida a não conformidade do produto, este deve ser sujeito a uma reverificação para demonstrar a conformidade com os requisitos. Alice, Carla, Vera

11 8.4 – Análise de Dados De modo a proporcionar a informação relativa :
Satisfação do cliente; Conformidade com os requisitos do produto; Características dos processos e produtos; Oportunidades para acções preventivas; Fornecedores É necessário … Alice, Carla, Vera

12 8.4 – Análise de Dados DETERMINAR, RECOLHER e ANALISAR
(resultantes da medição e monitorização, entre outros). DADOS APROPRIADOS O conjunto de dados e de informação muito importante gerados pelo SGQ devem devem ser utilizados para: Controlo; Gestão; Revisão dos procedimentos e das práticas adoptadas, para suportar a MELHORIA CONTÍNUA Alice, Carla, Vera

13 8.5 – Melhoria 8.5.1 – Melhoria continua
A organização deve melhorar continuamente a eficácia do SGQ através da política da qualidade; dos resultados das auditorias; da análise de dados; da revisão pela gestão e das acções correctivas e preventivas Alice, Carla, Vera

14 8.5.2 – Acções Correctivas e 8.5.3 – Acções Preventivas
As acções correctivas tem por fim eliminar a causa das não conformidade sendo adequadas aos efeitos das não conformidades encontradas. As acções preventivas visam eliminar as potenciais causas da não conformidade prevenindo a sua ocorrência adequadas aos efeitos dos potenciais problemas. As acções preventivas e correctivas devem ser devidamente documentadas Alice, Carla, Vera

15 Correctivas Preventivas
Nesse procedimento documentado deve estar referido por exemplo: Correctivas Rever as não conformidades; Determinar as causas das não conformidades; Determinar e implementar as acções necessárias; Registar os resultados das acções empreendidas; Rever as acções correctivas empreendidas Preventivas Determinar potenciais não conformidades e as suas causas; Estabelecer e implementar as acções correctivas; Registar os resultados das acções empreendidas; Rever as acções preventivas empreendidas Alice, Carla, Vera

16 Realizado por: Alice Carla Vera


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