A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 NBR ISO 10005 - Diretrizes para planos de qualidade
MBR ISO 10005 Gestão da qualidade NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade Adriano Bortoli Franco

2 INTRODUÇÃO - Um plano da qualidade pode ser usado em uma organização, afim de assegurar que as exigências específicas para a qualidade estão sendo adequadamente planejadas e direcionadas a determinados produtos durante a produção. - Um plano da qualidade pode ser aplicado a qualquer uma das categorias genéricas de produto (materiais e equipamentos, informações, materiais processados e serviços).

3 INTRODUÇÃO - Um plano de qualidade pode ser utilizado para indicar a aplicação específica de um sistema para um projeto de desenvolvimento, tanto para produto como para instalação. - Um plano de qualidade também pode ser utilizado pelo fornecedor em uma situação contratual, para demonstrar ao cliente como as exigências específicas para a qualidade serão atendidas.

4 OBJETIVO Esta norma oferece diretrizes para auxiliar os fornecedores na preparação, análise crítica, aprovação e revisão de planos da qualidade. Pode ser utilizada em duas situações: - Como guia no atendimento aos requisitos da norma NBR ISO 9001, relativos a preparação de um plano de qualidade. - Como guia para uma organização fornecedora, na preparação de um plano de qualidade, quando esta não possui um sistema de qualidade.

5 PREPARAÇÃO Ao preparar um plano de qualidade, convém que as atividades aplicáveis à situação sejam definidas e documentadas. Convém que o plano da qualidade indique, diretamente ou através de referência a procedimentos documentados apropriados ou outros documentos, como as atividades devem ser conduzidas.

6 ANÁLISE CRÍTICA E APROVAÇÃO
- O plano da qualidade deve ser analisado criticamente quanto à sua adequação e aprovado formalmente por um grupo autorizado que inclua representantes de todas as partes interessadas da organização fornecedora. - Em situações contratuais, um plano da qualidade pode ser submetido ao cliente pelo fornecedor, para análise critica e aprovação, tanto como parte do processo de licitação pré-contratual, quanto após a realização do contrato.

7 REVISÃO Quando necessário, convém que o fornecedor revise o plano, para refletir as modificações que tenham sido feitas no produto, empreendimento ou contrato; modificações em relação a maneira como o produto é produzido ou o serviço é fornecido, ou modificações práticas de garantia da qualidade.

8 CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE
Um plano da qualidade deve conter: - Estrutura baseada na norma ISO 10005 baseado na norma ISO 10005 - Objetivo do produto ou empreendimento que será aplicado, do contrato ao qual ele será aplicado, as condições de sua validade - Responsabilidade da administração Assegurar que as atividades do contrato foram planejadas, implementadas e controladas e seu progresso monitorado, comunicação de departamentos envolvidos, analise critica e controle de ações corretivas.

9 CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE
Análise critica de contrato Como, quando e por quem os requisitos devem ser analisados Controle de projeto Controle do processo, verificação e validação de projetos Controle de documentos e dados Documentos aplicáveis ao produto, como serão identificados, como obter acessos, como serão analisados e aprovados. Aquisição quais produtos deverão ser adquiridos, métodos de seleção e avaliação.

10 CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE
- Controle de produto fornecido pelo cliente identificação e controle de produtos(materiais, ferramentas,dados serviços), verificar se atendem aos requisitos, tratamento de não conforme - Identificação e rastreabilidade do produto Como os requisitos de rastreabilidade são identificados e incorporados ao trabalho, como serão gerados, controlados e distribuídos - Controle de processo Procedimentos, métodos a serem utilizados para atender aos requisitos, critérios de aprovação, processos, equipamentos e pessoal qualificados

11 CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE - Inspeção e ensaios
Identificação de equipamentos, método de calibração, planos de inspeção e ensaio pertinentes, onde esta localizado cada ponto de inspeção e ensaio, quais as características de cada ponto, onde o cliente estabeleceu pontos a testemunhados. - Controle de processo não conforme Como são identificados e controlados, como e em quais circunstâncias o fornecedor solicitaria uma concessão para um produto que não atenda os requisitos, quem tem a responsabilidade de requerer, como será feita, quais informações devem ser fornecidas, de quem é a responsabilidade para aceitar e rejeitar concessões. - Ação Corretiva e Preventiva Indicar quais as ações corretivas e preventivas para evitar ocorrência ou repetição de não-conformidade, Indicar responsáveis pelo inicio e aprovação das ações.

12 CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE
- Manuseio, armazenamento, embalagem, preservação de entrega Como os requisitos específicos de manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e entrega serão atendidos - Controle de registros da qualidade Quais registros devem ser mantidos, quais os requisitos legais, como são definidos e atendidos, quais os métodos para assegurar que estarão disponíveis quando requeridos, quais devem ser fornecidos ao cliente, - Auditorias da qualidade Auditorias internas conduzidas pelo fornecedor, auditoria do cliente no fornecedor, auditoria de terceira parte ou de autoridades legais. - Treinamento Treinamento de novos funcionários, treinamento de operações novas ou revisadas

13 CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE
- Serviços associados Requisitos legais e regulamentares, práticas e códigos da indústria, acordos sobre o nível de serviço, treinamento de pessoal do cliente - Técnicas estatísticas Onde são requeridas, convêm que elas sejam indicadas no plano da qualidade.


Carregar ppt "NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google