A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caracterização do 5º requisito da Norma ISO 9001/2000 - Responsabilidade da Gestão Mónica Martins Luis Marçal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caracterização do 5º requisito da Norma ISO 9001/2000 - Responsabilidade da Gestão Mónica Martins Luis Marçal."— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização do 5º requisito da Norma ISO 9001/ Responsabilidade da Gestão Mónica Martins Luis Marçal

2 Introdução São obrigatórias evidências objectivas do cumprimento dos requisitos da norma em causa. Neste ponto da norma o cumprimento dos requisitos é assegurado pela Gestão de Topo.

3 5.2 Focalização no cliente 5. Responsabilidade da Gestão 5.1 Comprometimento da gestão 5.2 Focalização no cliente 5.3 Politica da qualidade 5.4 Planeamento Objectivos da qualidade Planeamento do sistema de gestão da qualidade 5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicação Responsabilidade e autoridade Representantes da gestão Comunicação Interna 5.6 Revisão pela Gestão Generalidades Entrada para a Revisão Saída da Revisão

4 5.1 Comprometimento da gestão Para garantir a eficácia da implementação do SGQ e da melhoria continua a gestão de topo deve: Comunicar á organização a importância de obedecer aos requisitos do cliente bem como dos estatutos e regulamentos; Estabelecer politica e objectivos da qualidade; Assegurar disponibilidade de recursos; Conduzir a revisão pela gestão.

5 5.2 Focalização no cliente Deve-se ter uma base de dados com a caracterização de cada cliente, sendo actualizada e revista.

6 5.3 Politica da qualidade Trata-se de um compromisso em que a gestão de topo deve assegurar o cumprimento dos requisitos e melhoria contínua do SGQ. A política da qualidade deve estar enquadrada no propósito da organização, servir de apoio á revisão dos objectivos, ser comunicada e entendida dentro da organização e revista permanentemente.

7 5.4 Planeamento Objectivos da qualidade Os objectivos da qualidade devem ser definidos de modo a serem mensuráveis e consistentes de acordo com a política a qualidade, devendo ser adequados para as diferentes funções e níveis da organização.

8 5.4 Planeamento Planeamento do sistema de gestão da qualidade Deve ser assegurado o planeamento e a integridade do SGQ. O planeamento deve ser feito indo de encontro aos objectivos da qualidade. A integridade é mantida aquando do planeamento e implementação do SGQ.

9 5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicação Responsabilidade e autoridade Devem ser definidas e comunicadas as autoridades e responsabilidades.

10 5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicação Representantes da gestão Deve ser designado um membro da gestão (atribuindo-lhe responsabilidade e autoridade) que: Assegure que os processos são estabelecidos, implementados e mantidos; Reporte o desempenho do SGQ e necessidades de melhoria; Assegure a promoção e a consciencialização para os requisitos do cliente em toda a organização.

11 5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicação Comunicação Interna Devem existir processos de comunicação interna apropriados reportando a eficácia do sistema de gestão.

12 5.6 Revisão pela Gestão Generalidades O SGQ deve ser revisto de forma a estar apropriado, adequado e eficaz, incluindo: a avaliação de oportunidades de melhoria; necessidades de alteração do SGQ; politica e objectivos da qualidade.

13 5.6 Revisão pela Gestão Entrada para a Revisão A entrada para a revisão pela gestão deve incluir a seguinte informação: Resultados de auditorias; Retorno da informação do cliente; Desempenho do processo e conformidade do produto; Estado das acções preventivas e correctivas; Seguimento de acções resultantes de anteriores revisões pela gestão; Alterações que possam afectar o sistema de gestão da qualidade; Recomendações para melhoria.

14 5.6 Revisão pela Gestão Saída da Revisão A saída da revisão pela gestão deve incluir quaisquer decisões e acções relativas a: Melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade e dos seus processos; Melhoria do produto relacionada com requisitos do cliente; Necessidades de recursos.


Carregar ppt "Caracterização do 5º requisito da Norma ISO 9001/2000 - Responsabilidade da Gestão Mónica Martins Luis Marçal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google