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REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO: QUALIDADE MEIO AMBIENTE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL RESPONSABILIDADE SOCIAL.

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Apresentação em tema: "REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO: QUALIDADE MEIO AMBIENTE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL RESPONSABILIDADE SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO: QUALIDADE MEIO AMBIENTE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL RESPONSABILIDADE SOCIAL

2 Política da Qualidade Requisito 5.3 da ISO 9001:2008 A Alta Direção deve assegurar que a política da qualidade: a) é apropriada ao propósito da organização, b) inclui um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade, c) proporciona uma estrutura para estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade, d) é comunicada e entendida por toda a organização, e e) é analisada criticamente para manutenção de sua adequação.

3 Política Ambiental Requisito 4.3 da ISO 14001:2004 A Alta Administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que, dentro do escopo definido de seu sistema da gestão ambiental, a política a) seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços b) inclua comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção da poluição....

4 Política Ambiental Requisito 4.3 da ISO 14001:2004 (continuação) c) inclua um comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais d) forneça uma estrutura para o estabelecimento e análise dos objetivos e metas ambientais, e) seja documentada, implementada e mantida, f) seja comunicada a todos que trabalhem na organização ou que atuem em seu nome, e g) esteja disponível para o público.

5 Política de Segurança e Saúde Ocupacional Requisito 4.2 da ISO 18001:2007 Deve estar disponível uma política de segurança e saúde ocupacional, autorizada pela alta Administração da organização, que claramente estabeleça os objetivos gerais para segurança e saúde, bem como o comprometimento para melhorar o desempenho relacionado à saúde e segurança. A política deve: a) ser apropriada à natureza e escala dos riscos da SSO da organização;....

6 Política de Segurança e Saúde Ocupacional Requisito 4.2 da ISO 18001:2007 (continuação) b) incluir um comprometimento com a prevenção de danos e melhoria contínua na gestão e desempenho; c) incluir um compromisso de atender, pelo menos, a legislação vigente e aplicável de SSO, bem como a outros requisitos subscritos pela organização; d) ser documentada, implementada e mantida; e) ser comunicada a todos empregados com a intenção de que os mesmos tenham consciência de suas obrigações individuais para a SSO;....

7 Política de Segurança e Saúde Ocupacional Requisito 4.2 da ISO 18001:2007 (continuação) f) ser comunicada a todos que estão trabalhando sob o controle da organização, com a intenção de que os mesmos tenham consciência de suas obrigações individuais para a SSO; g) estar disponível às partes interessadas; e h) ser periodicamente analisada criticamente para assegurar que ela permaneça relevante e apropriada à organização.

8 Política de Responsabilidade Social Requisito 9.1 da SA 8000:2008 A alta administração deve definir a política da empresa quanto à responsabilidade social e as condições de assegurar que: a) inclua um comprometimento para estar em conformidade com todos os requisitos desta norma; b) inclua um comprometimento para estar em conformidade com as leis nacionais e outras leis aplicáveis, com outros requisitos aos quais a empresa subscrever e a respeitar os instrumentos internacionais e suas interpretações (conforme listados na seção II);....

9 Política de Responsabilidade Social Requisito 9.1 da SA 8000:2008 (continuação) c) inclua um comprometimento com a melhoria contínua; d) seja efetivamente documentada, implementada, mantida, comunicada e seja acessível de forma abrangente para todos os funcionários, incluindo- -se diretores, executivos, gerentes, supervisores e a administração, quer seja diretamente empregado, contratado ou de alguma forma, representando a empresa; e) esteja publicamente disponível.

10 Política de Responsabilidade Social Anexo II Convenções OIT 29 e 105 (Trabalho Forçado e Trabalho Escravo) Convenção OIT 87 (Liberdade de Associação) Convenção OIT 98(Direito de Negociação Coletiva) Convenções OIT 100 e 111 (Remuneração equivalente para trabalhadores masculinos e femininos por trabalho equivalente; Discriminação) Convenção OIT 135(Convenção dos Representantes dos Trabalhadores) Convenção OIT 138 & Recomendação 146 (Idade Mínima e Recomendação)

11 Política de Responsabilidade Social Anexo II Convenção OIT 155 & Recomendação 164 (Saúde e Segurança Ocupacional) Convenção OIT 159 (Reabilitação Vocacional & Emprego/ Pessoas com Deficiência) Convenção OIT 177 (Trabalho Doméstico) Convenção OIT 182 ( As Piores Formas de Trabalho Infantil) Declaração Universal dos Direitos Humanos Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança Convenção das Nações Unidas para Eliminar Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres

12 Política de Gestão Integrada Comentários: A Política é a especificação estabelecida pela alta administração e demonstra seu compromisso com o desempenho da qualidade, ambiental, de saúde e segurança e responsabilidade social, considerando a melhoria contínua. É a diretriz do Sistema de Gestão Integrada. Toda Política deve considerar também a missão, visão, valores e opiniões dos dirigentes da organização. Convém que a Política seja suficientemente clara para seu entendimento pelas partes interessadas. A Política deve ser conhecida por todos os empregados. Os compromissos assumidos na Política devem servir de base para o estabelecimento dos objetivos e metas de qualidade, ambientais, de segurança e saúde ocupacional e responsabilidade social.

13 A política é um requisito normativo, auditada em todos os ciclos. As principais não conformidades detectadas com relação à política são: não incluir um compromisso para a melhoria contínua; ser complexa demais, e não ser entendida por todos os colaboradores. Política de Gestão Integrada

14 Exercício: 1. Considerando que a ISO 9001, foi a base para os sistemas de gestão, elaborar uma Política da Qualidade para a empresa projeto, considerando o requisito da própria ISO Transformar a Política da Qualidade desenvolvida anteriormente em uma Política Integrada de Qualidade e Meio Ambiente, considerando o requisito 4.3 da ISO Agora vamos acrescentar saúde e segurança ocupacional, respeitando o requisito 4.2 da OHSAS Para concluir, integrar os aspectos de responsabilidade social, considerando o requisito 9.1 da SA Política de Gestão Integrada


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