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INTEGRAÇÃO PLACE Alex.

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Apresentação em tema: "INTEGRAÇÃO PLACE Alex."— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRAÇÃO PLACE Alex

2 CONCEITOS NORMALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
O que é Normalização e Certificação (SIG)? O Sistema Integrado Gestão é a ferramenta cuja Suzano Papel e Celulose optou por utilizar para realizar de forma simultânea o atendimento aos itens das Normas ISO 9001 (Qualidade), ISO (Meio Ambiente), OHSAS (Saúde e Segurança Ocupacional) e SA 8000* (Responsabilidade Social) e FSC (Manejo Florestal e Cadeia de Custódia). Como funciona? Faz parte do escopo de Normalização e Certificação as atividades de identificação e avaliação de impactos ambientais e riscos, identificação e aplicação das normativas legais, estabelecimento de procedimentos operacionais, realização de monitoramentos e auditorias, execução de reuniões de análise crítica visando manter suas políticas de meio ambiente, qualidade, segurança e responsabilidade social. Como é possível integrar todos essas normas? A combinação das normas é possível pois todas elas se fundamentam no princípio de melhoria contínua e no Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act). Este princípio é o maior estímulo para que possamos constantemente buscar uma melhor forma de executar os procedimentos existentes e superar as expectativas dos nossos clientes.

3 CICLO PDCA O que é Ciclo PDCA?
Trata-se de um ferramenta gerencial de tomada de decisão para garantir o alcance das metas necessárias, focando sempre as necessidades, os requisitos e a satisfação por parte dos clientes. O que significa? Plan (Planejar), estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados, de acordo com os requisitos do cliente e políticas da organização; Do (Fazer), implementar os processos; Check (Checar), monitorar e medir processos e produtos em relação às,políticas, aos objetivos e aos requisitos para o produto, e relatar os resultados; Act (Agir), executar ações para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo. Na teoria, o Ciclo PDCA pode ser utilizado na realização de toda e qualquer atividade, sendo ideal que todos utilizem esta ferramenta no dia-a-dia de suas atividades.

4 POLÍTICAS O que são as Políticas?
Declaração da Suzano Papel e Celulose expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho global, ou seja, seu desempenho em relação aos aspectos de qualidade, responsabilidade social, saúde, segurança e meio ambiente. Qual a abrangência das Políticas da Suzano Papel e Celulose? As Políticas se aplicam a todo o grupo. Ela foi desenvolvida a partir do conceito de sustentabilidade que integra os aspectos social e ambiental ao econômico na avaliação do desempenho da empresa. Essa Política é parte integrante de nossa filosofia da gestão que tem como Visão a "contínua construção de uma empresa de excelência, que harmonize a criação de valor com a dignificação do ser humano".

5 CONCEITOS NORMALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
COLABORAR COM O SISTAMA INTEGRADO DA GESTÃO Qual a importância dos colaboradores com o Sistema Integrado da Gestão? São os colaboradores os principais responsáveis pelo bom desempenho dos trabalhos e por todos os padrões a serem seguidos. Os colaboradores são os responsáveis pela operacionalização de todos os procedimentos do Sistema Integrado Gestão. São eles os responsáveis por manter o sistema funcionando, além de apontar eventuais problemas, que são chamados oportunidades de melhoria ou não-conformidades. Quem são os facilitadores? Os facilitadores são aqueles que vão disseminar os conceitos do Sistema Integrado Gestão para todos os colaboradores da empresa, além de serem os responsáveis por motivar a todos e dar o exemplo a ser seguido. Os facilitadores devem incentivar o comprometimento em todas as pessoas da organização. Ao fazer isso, eles serão vistos e ouvidos por muitas pessoas, levando-os a serem reconhecidos como exemplos a serem seguidos e pessoas altamente comprometidas com a empresa.

6 MANUAL SISTEMA INTEGRADO DA GESTÃO
Objetivo Apresentar a Suzano Papel e Celulose S/A; Apresentar a concepção e os elementos de aplicação do SIG (Sistema Integrado da Gestão); Estabelecer o escopo para as certificações de conformidade às normas ISO 9001:2000, ISO 14001:2004, OHSAS 18001:2007, SA 8000:2001, FCS e CEFLOR; Apresentar a Visão, Missão e Valores e as Políticas de Responsabilidade Corporativa (qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e de responsabilidade social); Descrever os elementos e os procedimentos que perfazem o SIG e a relação entre estes elementos e procedimentos; Descrever os processos que perfazem o SIG e suas sequências e interações; Descrever a estrutura organizacional para o SIG;

7 OBJETIVOS E METAS Conceito
Com base nas premissas do planejamento estratégico, cada unidade da Suzano define seus objetivos, metas e indicadores de desempenho para a qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional e responsabilidade social interna ao local de trabalho, considerando os resultados e atualizações da avaliação da satisfação de clientes, demandas de partes interessadas e legais, determinações de aspectos e impactos ambientais e de riscos de SSO, em linha com suas inerentes opções financeiras, tecnológicas e operacionais. Os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho são cadastrados e monitorados por meio do programa Painel de Desempenho. Acompanhamento Na Suzano Papel e Celulose cada área é responsável pelos seus processos e estes devem ser gerenciados através da análise crítica de seus indicadores, identificando a necessidade de ações corretivas e preventivas, assim como oportunidades de melhorias. O seguinte critério deve ser adotado pelos responsáveis de cada indicador como forma de correção ou prevenção de um problema relacionado ao cumprimento dos objetivos e metas da área: Para o indicador que apresentar consecutivamente 3 meses fora da meta deve-se abrir uma ação corretiva no PMC (Programa de Melhoria Contínua).

8 MÓDULO DOCUMENTAÇÃO (COL)
O Módulo Documentação, também conhecido como COL (Competitividade On-Line) é um software criado para nos auxiliar no gerenciamento e no armazenamento dos documentos da Gestão. Uma vez acessado o sistema, o usuário poderá visualizar todo e qualquer documento da empresa, independente de pertencer ou não a área emissora. Para realizar qualquer alteração ou emissão de um novo documento no sistema, o usuário deverá estar previamente cadastrado. A responsabilidade pela emissão, manutenção e/ou atualização dos documentos inseridos no COL será sempre dos colaboradores de cada área. Todo documento armazenado no COL deve seguir as diretrizes mencionadas no documento de - Elaboração e Controle de Documentos (também incluso no sistema), ou seja, possuir todos os itens do sumário, seguir o layout padrão dos documentos da Gestão Suzano, ter sua classificação corretamente definida e ser redigido de forma clara e objetiva. Durante uma auditoria será considerado oficial aquele documento que estiver inserido no Módulo Documentação.

9 PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA (PMC)
O PMC (Programa de Melhoria Contínua) é o software responsável por nos auxiliar no gerenciamento e armazenamento de todas as ocorrências encontradas na empresa. O objetivo principal de registrar as ocorrências no PMC é garantir o controle das mesmas, para que as pessoas envolvidas e os responsáveis tenham acesso a essas ocorrências, para que sejam levantados os motivos que ocasionaram estas ocorrências e, assim, determinar um prazo para saná-las. Essas ocorrências podem ser obtidas por meio de processos formais de auditorias (interna ou externa), de uma exigência legal identificada, ou simplesmente do cadastramento de algum usuário no PMC. Este software apenas registra as informações e auxilia no follow-up, porém a qualidade das ações propostas para sanar um dado problema deve ser garantida através de uma análise detalhada das causas dessa ocorrência. Através do PMC são cadastrados os programas de auditoria interna, juntamente com o seu escopo (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS e SA 8000) e os auditores internos. Para acessar esse software, o colaborar deve estar previamente cadastro e ter acesso ao servidor Alcalino, onde o PMC está instalado.

10 PROGRAMA BOM SENSO O que é Programa Bom Senso?
É o conjunto de 5 atividades (sensos) que visam aperfeiçoar o comportamento das pessoas, refletindo numa mudança de hábitos e atitudes. São elas: Utilização; Organização,; Limpeza, bem-estar; Saúde e segurança; Disciplina e comprometimento. Qual a importância do Programa Bom Senso? O Programa BomSenso tem a função de distinguir o necessário do desnecessário, manter arquivos, armários, mesas organizadas e como via de regra fazer com que a prática do programa seja uma constante em nosso dia-a-dia. Para que possamos determinar o grau de atendimento dos requisitos do Programa BomSenso de cada área, realizamos auditorias internas em toda a nossa empresa, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria.

11 SUMÁRIO DE AUDITORIA DO SIG
Não conformidade Não atendimento a um requisito da norma ou do SIG. Ocorrência É o cadastro de uma não conformidade no sistema. Assim é possível obter o controle desses problemas, e os responsáveis tenha acesso com o objetivo de saná-los. As ocorrências podem ser obtidas através de processos formais de auditorias internas, ou simplesmente do cadastramento de algum usuário no PMC. Problema potencial São causas que ainda não se tornaram uma ocorrência, porém que tem forte potencial de virem a ser caso não seja criado uma ação preventiva para eliminar a fonte deste(s) problema(s). Ação corretiva Ação implementada para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável existente, com o objetivo de prevenir sua repetição. Ação preventiva Ações tomadas no sentido de resolver um problema potencial.


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