A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento sustentável É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento sustentável É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento sustentável É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades

2 SELVAGEM CUMPRIDORA VOLUNTÁRIA DESENVOLV. SUSTENTÁVEL Excelência Maturidade ESTÁGIOS DE MATURIDADE EMPRESARIAL

3 SELVAGEM Acompanhamento mínimo, limitado ao indispensável, visando, fundamentalmente, o controle de custos e as especificações dos produtos ou serviços. Estrutura verticalizada e centralizadora. CARACTERÍSTICAS Excelência x Maturidade

4 Gestão não sistematizada, reativa, sem controle de qualidade efetivo Gestão não sistematizada, reativa, sem controle de qualidade efetivo Tecnologia primária Tecnologia primária Recursos humanos mal capacitados Recursos humanos mal capacitados Lucro Lucro ELEMENTOS SELVAGEM Excelência x Maturidade

5 Gestão parcialmente sistematizada, setorizada, reativa, com controle da qualidade Gestão parcialmente sistematizada, setorizada, reativa, com controle da qualidade Tecnologia adequada Tecnologia adequada Recursos humanos suficientemente capacitados Recursos humanos suficientemente capacitados Lucro + Trabalhadores + Controle de Poluição Lucro + Trabalhadores + Controle de Poluição ELEMENTOS CUMPRIDORA Excelência x Maturidade

6 Acompanhamento sistematizado, buscando a melhoria contínua do desempenho, visando o controle de custos, o atendimento legal e das expectativas dos clientes e demais partes interessadas. Estrutura horizontal, com poucos níveis hierárquicos. VOLUNTÁRIA CARACTERÍSTICAS Excelência x Maturidade

7 Acompanhamento regular, limitado ao necessário, visando, fundamentalmente, o atendimento legal, o controle de custos e as especificações dos produtos ou serviços. Estrutura departamentalizada. CUMPRIDORA CARACTERÍSTICAS Excelência x Maturidade

8 Gestão sistematizada e integrada, pró-ativa, com qualidade controlada Gestão sistematizada e integrada, pró-ativa, com qualidade controlada Tecnologia limpa Tecnologia limpa Recursos humanos capacitados e envolvidos Recursos humanos capacitados e envolvidos Lucro + trabalhadores + prevenção da poluição + diálogo com a comunidade Lucro + trabalhadores + prevenção da poluição + diálogo com a comunidade ELEMENTOS VOLUNTÁRIA Excelência x Maturidade

9 Gestão sistêmica, buscando a excelência do desempenho, visando o atendimento legal, a maximização de resultados, o encantamento dos clientes, as expectativas das demais partes interessadas e da sociedade. Estrutura virtual, centralizada em times de competência. DESENV. SUSTENTÁVEL CARACTERÍSTICAS Excelência x Maturidade

10 Gestão para a excelência, com base em ciclo de vida, inovação e full cost accounting. Gestão para a excelência, com base em ciclo de vida, inovação e full cost accounting. Tecnologia sustentável Tecnologia sustentável Recursos humanos capacitados, auto-motivados e comprometidos Recursos humanos capacitados, auto-motivados e comprometidos Lucro + trabalhadores + análise do ciclo de vida + cidadania Lucro + trabalhadores + análise do ciclo de vida + cidadania ELEMENTOS DESENV. SUSTENTÁVEL Excelência x Maturidade

11 SELVAGEM CUMPRIDORA VOLUNTÁRIA DESENVOLV. SUSTENTÁVEL ESTÁGIOS DE MATURIDADE EMPRESARIAL Excelência Maturidade

12 SELVAGEM CUMPRIDORA VOLUNTÁRIA DESENVOLV. SUSTENTÁVEL Excelência Maturidade ESTÁGIOS DE MATURIDADE EMPRESARIAL Inovação/Criatividade

13 Do VICIOSO para o VIRTUOSO Ciclo Vicioso Sistema de Gestão Ciclo Virtuoso + Liderança + Perseverança Apagando Incêndio Sem tempo para nada Tempo para VIVER Tempo para INOVAR

14 Gestão Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma Organização Sistema Conjunto de elementos que estão inter- relacionados ou em interação Sistema de Gestão Estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente, dirigir e controlar uma Organização Sistema de Gestão

15 Insumos Produtos intencionais Aspectos e Impactos ambientais Perigos e riscos para segurança e saúde Produtos não- intencionais

16 Qualidade Meio-ambiente Segurança Saúde Ocupacional ISO 9001:2000 ISO 14001:2004OHSAS 18001:1999 BS 8800 OHSAS 18001:1999 BS ISO 16001:04 + Critérios de Excelência da FNQ, etc. = Sistemas de Gestão Integrada

17 PDCA BASE DA ISSO 14001Planos O quê e como fazer P D C A Meios EducareTreinar FazerMedindo Verificar o que foi feito Problemas ? Agir /MUDAR

18 O conceito básico da Agenda 21 A Agenda 21 é um compromisso voluntário dos países que participaram da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, promovida pelas Nações Unidas e realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

19 Agenda 21: Resumo A proposta da Agenda 21 Brasileira é resgatar a capacidade de planejamento do país (auto-organização). Promove ações de planejamento regional (especialmente em bacias hidrográficas otimizando o recurso água). Também demanda ações setoriais e institucionais. Atua de baixo para cima e pretende criar interações entre os grupos que participam da vida pública colocando desta vez objetivos maiores (globais). Incentiva uma Ciência Cidadâ ativa e propositiva. Visa um novo modelo de desenvolvimento mundial!!

20 GESTÃO SOCIOAMBIENTAL PROATIVA

21 Visão Empresarial Visão Empresarial: Meio Ambiente como ativo Degradaçao ambiental como passivo Desenvolvimento social

22 Gestão ambiental proativa As empresas industriais que procuram manter-se competitivas ou mesmo sobreviver e se ajustar a um ambiente de negócios turbulento e imprevisível percebem cada vez mais que, diante das questões ambientais, são exigidas novas posturas, num processo de renovação contínua, seja na maneira de operar seus negócios, seja em suas organizações. Nesse sentido, as empresas industriais estão desenvolvendo novas formas de lidar com os problemas ambientais, mediante mecanismos de auto-regulação ou por meio de uma gestão ambiental proativa.

23 Gestão Proativa (ações preventivas para evitar a poluição no ponto de geração)Gestão Proativa (ações preventivas para evitar a poluição no ponto de geração) AS EMPRESAS INDUSTRIAIS QUE PROCURAM MANTER-SE COMPETITIVAS PERCEBEM CADA VEZ MAIS QUE, DIANTE DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, SÃO EXIGIDAS NOVAS POSTURAS, NUM PROCESSO DE RENOVAÇÃO CONTÍNUA.

24 UMA EMPRESA QUE ADOTA UMA POSTURA PROATIVA DIANTE DOS IMPERATIVOS AMBIENTAIS PRECISA INOVAR NÃO SÓ SEUS PRODUTOS E PROCESSOS MAS TAMBÉM SUA ORGANIZAÇÃO.

25 Diferença entre Gestão Ambiental REATIVA E PROATIVA Opa! Mais um interessado nas questões ambientais. Pois é, gestão reativa é quando vamos reparar um mal já feito, "trancar a porta depois que o ladrão já entrou". Proativa é quando vamos cuidar pra que nada aconteça, prevenir.

26 Desenvolvendo a proatividade Atuação Responsável ISO Responsabilidade Social

27 Antes do impacto = proativa Antes do impacto = proativa Depois do impacto = reativa Depois do impacto = reativa Exemplos? Avaliação Ambiental Estratégica – AAE Termo de Ajustamento de Conduta – TAC


Carregar ppt "Desenvolvimento sustentável É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google