A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo 2000 - 2001.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo 2000 - 2001."— Transcrição da apresentação:

1 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo

2 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO: Comitê Q Apoiar as organizações que atuam no RS a atingirem padrões internacionais de excelência em desempenho e gestão. FORNECEDORES INSUMOS RECURSOS / PROCESSOS PRODUTOS CLIENTES REQUISITOS DOS CLIENTES MISSÃO: Apoiar as organizações que atuam no RS a atingirem padrões internacionais de excelência em desempenho e gestão, através da disseminação e evolução das práticas internas da filosofia da gestão de Qualidade Total, adotadas pelas empresas que participam do Comitê Q. MISSÃO: Apoiar as organizações que atuam no RS a atingirem padrões internacionais de excelência em desempenho e gestão, através da disseminação e evolução das práticas internas da filosofia da gestão de Qualidade Total, adotadas pelas empresas que participam do Comitê Q. VISÃO: Ser um pólo de excelência na busca, aplicação e disseminação da gestão pela Qualidade Total nas organizações. VISÃO: Ser um pólo de excelência na busca, aplicação e disseminação da gestão pela Qualidade Total nas organizações. INFRA-ESTRUTURA Utiliza-se das estruturas das empresas, organizações e entidades integrantes EQUIPAMENTOS Utiliza-se dos equipamentos das empresas organizações e entidades integrantes RECURSOS HUMANOS 2 Pessoas / empresa / 2 dias / mês Número de empresas ativas no Comitê Q: 14 Empresas do Comitê Q Secretaria Executiva do PGQP FIERGS Consultores TECNOLOGIA / PROCESSOS Know how de implantação de GQT Know how Mão-de-obra Recursos Financeiros Diretrizes / Tarefas Infra-estrutura para reuniões / eventos e treinamentos Palestras Técnicas Orientação inicial para GQT Visitas (Cases de Qualidade) Apoio Técnico à Secretaria Executiva Facilitação em WS de planej. dos Comitês Seminários em tópicos de vanguarda/ inovação em GQT Fórum de planejamento do PGQP Inidicadores de desempenho das organizações comparados e disponibilizados Empresas do Comitê Q Secretaria Executiva do PGQP Empresas filiadas ao PGQP Comitês Setoriais e Regionais Produtos e Serviços aplicáveis a obtenção de resultados Comprometimento Confiabilidade dos resultados Qualidade dos serviços Informação e aconselhamento confiáveis VALORES: Agir com integridade Respeitar o indivíduo Satisfazer totalmente os Clientes Preservar o meio ambiente Perpetuar as empresas via resultados VALORES: Agir com integridade Respeitar o indivíduo Satisfazer totalmente os Clientes Preservar o meio ambiente Perpetuar as empresas via resultados G/QUALIDADE/COMITÊ-Q/MATRIZ PROCESSO 1

3 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias VISÃO / MISSÃO VALORES MACRO - OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS INDICADORES ESTRATÉGICOS PROJETOS PLANOS DE AÇÃO PLANO OPERACIONAL INDICADORES OPERACIONAIS DIRECIONAMENTO DO CONSELHO INPUTS - LÓGICA ESTRATÉGICA - DIFERENCIAL COMPETITIVO - CENÁRIOS - MATRIZ SWOT - PARTES INTERESSADAS - FCS SUPORTE COMITÊS DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO Processo de planejamento estratégico macrofluxo

4 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Elementos da lógica estratégica Visão: Tornar o RS referência mundial na obtenção de resultados através da aplicação de métodos de gestão pela Qualidade Total Elementos da Visão –Estado como referência mundial –Resultados ( estado/organizações ) –Metodologia de gestão pela QT –QT engloba a busca do nível de excelência nas relações e resultados para todas as partes interessadas

5 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Atributos de satisfação das partes interessadas Organizações com T.A. –Valor adicionado pelo PGQP –Lucro-rentabilidade –Exercício da cidadania - papel na comunidade –Imagem institucional Colaboradores que atuam no PGQP –Participação –Oportunidades de crescimento –Reconhecimento –Melhoria de remuneração no mercado –Realização pessoal

6 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Gestores ( Conselho, S.E., Comitês ) –Sustentabilidade do Programa –Imagem do Programa - ética –Reconhecimento do PGQP na comunidade –Realização pessoal –Oportunidades de crescimento para suas organizações Sociedade ( pessoas no estado ) –Qualidade no dia a dia –Transparência –Auto-estima / orgulho de ser gaúcho –Competência da entidade PGQP Atributos de satisfação das partes interessadas

7 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Fornecedores –Continuidade nas relações com o PGQP –Desenvolver parcerias –Critérios transparentes na seleção/recomendação feita pelo PGQP às organizações Atributos de satisfação das partes interessadas

8 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Fatores Críticos de Sucesso –Representatividade na comunidade –Credibilidade dos produtos ofertados –Credibilidade e expressão das lideranças –Motivação para o voluntariado –Uso de tecnologias de gestão de vanguarda –Capacitação e desempenho da Rede de Comitês –Disponibilizar resultados na linguagem executiva –Qualificação de profissionais que atuam em nome do PGQP –Comunicação ágil, objetiva e confiável –Capacidade de adicionar valor a todas as partes interessadas Elementos da lógica estratégica

9 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Definição de objetivos e estratégias Consistências –Objetivos estratégicos x Elementos da visão Os objetivos estratégicos devem definir as grandes linhas de atuação do PGQP para que a visão seja atingida. –Os objetivos estratégicos suportam os elementos da visão ? –Estratégias x satisfação das partes interessadas As estratégias definem a abordagem escolhida para atingir os objetivos e devem enfocar as partes interessadas para garantir o equilíbrio da gestão –As estratégias suportam os atributos de satisfação das partes interessadas?

10 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias 1. TORNAR-SE REFERÊNCIA INTERNACIONAL COM DESEMPENHO CLASSE MUNDIAL NA PROMOÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA GESTÃO PELA QT Estratégias: 1.1. Certificação dos processos de gestão segundo ISO 9000; 1.2. Atingir pontuação nível 7 no PNQ (> 650 pontos); 1.3. Internacionalizar-se com entidades do gênero; 1.4. Buscar o desempenho elevado nos comitês; 1.5. Alavancar as organizações para reconhecimento classe mundial, enfatizando resultados efetivos. Objetivos Estratégicos e Estratégias

11 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias 2. DISPONIBILIZAR TECNOLOGIAS DE GESTÃO NO ESTADO DA ARTE, APROPRIADAS À SUA UTILIZAÇÃO PELAS ORGANIZAÇÕES Estratégias: 2.1. Conhecer centros internacionais de referência; 2.2. Desenvolver parcerias com centros internacionais escolhidos, abrangendo amplos aspectos da gestão; 2.3. Disponibilizar tecnologias de gestão adequadas à sua comunidade de atuação. Objetivos Estratégicos e Estratégias

12 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias 3. AUMENTAR A COMPETÊNCIA NO MERCADO DE ATUAÇÃO Estratégias: 3.1.Conhecer o segmento de clientes (*), suas expectativas e necessidades; 3.2. Disponibilizar produtos/serviços específicos aos segmentos a custos competitivos; 3.3. Atingir elevada satisfação no atendimento aos clientes (*) (*) Comitês e organizações com T.A. e potenciais. Objetivos Estratégicos e Estratégias

13 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias 4. AUMENTAR A VISIBILIDADE DOS RESULTADOS DO PGQP, VISANDO A PERPETUAÇÃO DO MOVIMENTO DA GESTÃO PELA QT. Estratégias: 4.1. Definir e praticar preceitos de ética para o Programa; 4.2. Buscar auto-sustentação financeira; 4.3. Desenvolver plano de comunicação, inserindo: aspectos relativos aos propósitos da entidade e resultados obtidos no âmbito das partes interessadas; 4.4. Desenvolver ações de fortalecimento da imagem institucional do Programa, junto a sociedade; 4.5. Desenvolver no sistema PGQP os conceitos de aprendizado. Objetivos Estratégicos e Estratégias

14 G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias 5. DESENVOLVER REDE DE ALTA PERFORMANCE Estratégias: 5.1. Fortalecer e capacitar a Rede SE-Comitês-Empresas-SE; 5.2. Desenvolver processo de interação dinâmica com os clientes, utilizando T.I.; 5.3. Inserir-se nas Redes principais no nível brasileiro e internacional; 5.4. Desenvolver banco de dados e de indicadores de desempenho para a Rede. Objetivos Estratégicos e Estratégias


Carregar ppt "G:\qualidade\PGQP\Macrobjetivos e estratégias Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo 2000 - 2001."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google