A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ApoioRealização Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ApoioRealização Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio."— Transcrição da apresentação:

1 ApoioRealização Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio

2 Fatores determinantes do nível de competitividade das empresas 1. Qualidade 2. Produtividade 3. Inovação

3 Requisitos básicos para 1,2,3 Informação –know what, why, when, where Conhecimento –know who (intra- & internetworking) Tecnologia –know how

4 Indicador básico do sucesso em 1,2,3 Exportação de produtos/serviços! –Empreendimento Classe Mundial Ser de classe mundial é dominar conceitos – os melhores e mais avançados conhecimentos e idéias, alicerçados por uma educação sólida; é ter competência – operar nos mais altos padrões mundiais – e ter conexões, isto é, relacionamentos e ligações que levam ao acesso a pessoas e organizações no mundo inteiro. Classe Mundial, Rosabeth M. Kanter, Ed. Campus, 1996, 517pp.

5 O conhecimento e a tecnologia mais avançados A habilidade para transformar conhecimento em produtos e serviços inovadores O acesso a recursos e mercados em nível global

6 . BRASIL - desempenho exportador Entre 91 e 98 as exportações brasileiras não só cresceram abaixo da média mundial mas também perderam qualidade: concentraram-se em setores menos dinâmicos, com menores vantagens comparativas, menor demanda externa e menor conteúdo tecnológico. Valor Econômico - 24/08/2000

7 Oportunidades Ameaças O Perfil Projetado Desregulamentação Carência de pessoal qualificado Rompimento das estruturas dominantes Visão crítica Personalização das soluções Auto-gestão Perpetuação da periferia Base educacional fraca Divisão digital P A Nova Economia e Educação Profissional Carência de investimentos Aprendizado contínuo Compromisso com a solução

8 Impactos da Nova Economia Sociedade Microinformática Redes Tele comunicações Interfaces Agentes de Software Tele-trabalho Educação à distância Comércio Eletrônico Convergência da Mídia Emprendedorism o 24 x 365 Produção sob Demanda Customização de Massa Gestão do Conhecimento CRM Supply Chain Workflo w Workgroup Organizações Tecnologia Organizações Virtuais

9 Analista de Negócios adiciona valor à empresa das seguintes formas: pela descoberta de oportunidades de uso da Tecnologia da Informação (TI) na empresa para fornecer uma business advantage, isto é tendo o negócio da empresa como foco de investigação de novas oportunidades e idéias; pela avaliação do potencial de retorno de novas oportunidades e idéias; pela venda da idéia dentro da empresa; pela concretização da idéia através de projetos (pilotos e operacionais); pela avaliação do sucesso da implantação da idéia para o negócio.

10 Equivalentes a Analista de Negócios Especialista em Informações Corporativas Arquiteto de Negócios Consultor em: Estratégia TI Gestão Gerência de Informação Descrição do cargo Analista de Negócios é um profissional com experiência comercial que ajuda a empresa (ou seus clientes) a utilizar TI para alcançar os objetivos do negócio (missão da empresa). Compreende o ambiente do negócio, seus requisitos e oportunidades do seu mercado além do potencial das TI para suportar o ambiente, satisfazer requisitos e explorar oportunidades. Tem visão mista: negócio e TI (de suas tendências, direções). Normalmente inicia carreira através da análise de sistemas da corporação, adquirindo prática através da familiaridade com processos do negócio e através do uso de TI para atender necessidades da empresa. A princípio pode ter formação em qualquer área.

11 Missão do Analista de Negócios Assegurar que as necessidades do negócio são atendidas com a especificação e implementação de soluções de TI. Concentrar-se na análise (inclusive de risco), planejamento e desenvolvimento de soluções de TI para atender às necessidades da empresa. Atuar como Consultor Interno para as diversas áreas da empresa, aconselhando- as de como utilizar TI para apoio a suas operações. Atuação Em equipe, em projetos (de curto- a longo-prazo) de aplicações e de suporte para o negócio. Atuação envolve interações com as diversas áreas da empresa, negociações, soluções de problemas, compromissos e venda das propostas para a gerência/diretoria. Iniciando com atuação coadjuvante, chega a proposta e à liderança de projetos estratégicos para a empresa.

12 Tarefas do Analista de Negócios Especificar requisitos para a solução de TI. Definir estratégia de uso de TI para o negócio (participando de reuniões de análise e planejamento). Identificar ou criar oportunidades para simplificar, melhorar ou redesenhar processos do negócio com soluções de TI. Analisar, definir, configurar e desenvolver soluções de TI. Coordenar ou gerenciar vários aspectos da solução, incluindo fluxo de informações, segurança, recuperação, mudanças. Definir e implantar normas e padrões corporativos para suporte operacional da solução.

13 Perfil do Analista de Negócios Áreas de conhecimento técnico Administração de empresas Marketing Vendas Planejamento estratégico Engenharia de Software Análise de risco Redes de computadores Bancos de dados Características pessoais Autodidata Criativo Comunicativo Negociador Líder Estrategista Otimista Trabalhador


Carregar ppt "ApoioRealização Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google