Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
‘ Por que estudar sistemas de informação?
2
Por que estudar sistemas de informação?
Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, marketing, RH ou qualquer outra grande função organizacional. Sistemas e tecnologias da informação se tornaram um componente vital para o sucesso de empresas e organizações.
3
Por que estudar sistemas de informação?
O envolvimento dos administradores em todas os aspectos dos sistemas de informação é fundamental para o sucesso da empresa.
4
Por que estudar sistemas de informação?
O campo de sistemas de informação engloba muitas tecnologias complexas, conceitos comportamentais abstratos e aplicações especializadas em inúmeras áreas empresariais e não empresariais.
5
Cinco áreas do conhecimento:
· Conceitos Básicos · Tecnologias da Informação · Aplicações Empresariais · Processos de Desenvolvimento · Desafios Gerenciais
6
Conceitos Básicos Conceitos fundamentais sobre os componentes e papéis dos sistemas de informação, derivados da teoria geral dos sistemas ou conceitos da estratégia competitiva utilizados para desenvolver sistemas de informação em busca de vantagem competitiva.
7
Tecnologias da Informação
Os principais conceitos, avanços e questões gerenciais na informática (hardware, software, redes, gerenciamento de banco de dados e outras tecnologias de processamento de informação).
8
Aplicações Empresariais
As principais utilizações dos sistemas de informação para as operações, administração e vantagem competitiva de um empreendimento (SPT, SIG, SAD, SIE, SE), incluindo comércio eletrônico e colaboração, utilizando a Internet, intranets e extranets.
9
Processos de Desenvolvimento
Como os usuários finais ou especialistas em informação desenvolvem soluções de sistemas de informação para problemas nas empresas utilizando metodologias específicas.
10
Desafios Gerenciais Os desafios de administrar efetiva e eticamente os recursos e estratégias de negócios envolvidas na utilização da tecnologia da informação ao nível do usuário e do empreendimento e ao nível global de um negócio. Qual é o uso correto dos recursos de informação de uma organização? O que é necessário para ser um usuário final responsável? Como você pode se proteger do crime com o uso do computador e outros riscos?
11
Formação em Computadores e Sistemas de Informação:
Um SI não é composto apenas por computadores, ele é apenas a ferramenta mais eficiente para manipular todos os dados gerados na organização. Tecnologia, processos organizacionais, práticas, transações e políticas geradoras de dados, bem como as pessoas envolvidas nessa geração de dados e no uso das informações.
12
O aprendizado em computadores ou em informática ou em TI
É um conhecimento de sistemas e equipamentos de computadores e seus modos de funcionamento. Enfatiza o uso de equipamentos e dispositivos (hardware), programas e instruções (software), banco de dados e telecomunicações.
13
O aprendizado em sistemas de informação
É o conhecimento de como usar o hardware e o software para aumentar os lucros, cortar os custos, melhorar a produtividade e aumentar a satisfação dos clientes. O mais importante, é que engloba o como e o por que essa tecnologia é aplicada em empresas.
14
Capacitação em sistemas de informação: Compreensão ampla dos SI, incluindo conhecimento comportamental sobre organizações e indivíduos que usam SI e conhecimentos técnicos sobre computadores. Capacitação em computadores: Conhecimento sobre tecnologia da informação, com foco na compreensão de como funcionam as tecnologias baseadas em computador
15
Um administrador deve saber como identificar problemas e oportunidades e como usar os sistemas de informação para aumentar a capacidade de reação da organização.
16
Para isso é necessário o entendimento da natureza dos problemas enfrentados pelas organizações
Como podemos desenvolver os sistemas para resolvê-los? De onde eles vêm? Quem está mais envolvido na configuração das soluções do sistema? Como o trabalho pode ser coordenado? (LAUDON e LAUDON, 1999)
17
Conhecimento de SI consiste:
Conhecimento e habilidade prática com as tecnologias da informação mais atuais. Compreensão ampla de organizações e seus relacionamentos com indivíduos que a compõe, com uma perspectiva comportamental. Compreensão ampla de como analisar e resolver problemas
18
Nesse contexto, conclui-se que o profissional de administração de SI deve estar apto a administrar os relacionamentos a partir das três perspectivas existentes nas empresas: organização, tecnologia e pessoas.
19
Como os SI atuam nas áreas funcionais:
FINANÇAS: prever receitas, determinar as melhores fontes e uso de fundos, administrar o dinheiro, contas a pagar e a receber. MARKETING: desenvolver novos produtos, projeções de vendas, análise de dados do mercado, determinar as melhores abordagens de propagandas e de vendas.
20
Como os SI atuam nas áreas funcionais:
INDÚSTRIA/PRODUÇÃO: projetar produtos (CAD), fabricar itens (CAM), e integrar várias partes de equipamentos ou máquinas (CIM), planejamento da capacidade, controle da qualidade. RECURSOS HUMANOS: prever necessidade de mão-de-obra, avaliar desempenho, treinar empregados, atender requisitos legais, monitorar a produtividade dos empregados.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.