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Contexto da Informação

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Apresentação em tema: "Contexto da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Contexto da Informação
obtenção processo interpretação definição necessidade decisões direciona desempenho Balanced ScoreCard Fatores Críticos de Sucesso Visão de Tecnologia Visão de Negócios Informações Conhecimentos Ações Resultados Dados

2 Indústria SI/TI, potencial de impacto nos negócios e organizações
Relação entre SI/TI Indústria SI/TI, potencial de impacto nos negócios e organizações Estratégia de Negócios Decisões de Negócios Direção e Objetivos Mudanças Para onde os negócios estão indo e porque Suporta Negócios Direção para Negócios Estratégia de SI Baseada nos Negócios Orientação para Demanda Aplicação Focada O que é necessário Infra-estrutura & Serviços Necessidade & Prioridades Estratégia de TI Baseada na Atividade Orientada para o Suprimento Focada na Tecnologia Como isso pode ser entregue

3 Relação entre Níveis de Gerenciamento
Gestão Estratégica dos Negócios Gestão Executiva Gestão Estratégia de SI/TI Análise de Impactos Gestão Usuário Sistemas de Informaçoes Gerenciais Modelagem da Informação Operação Usuário Projeto e Gerenciamento TI Projeto de Sistemas

4 Perspectivas do Alinhamento de TI
Execução da Estratégia Transformação Tecnológica Estratégia de Negócios Estratégia de TI Estratégia de Negócios Estratégia de TI Infra-Estrutura Organizacional Infra-Estrutura de TI Infra-Estrutura Organizacional Infra-Estrutura de TI Potencial Competitivo Nível de Serviço Estratégia de Negócios Estratégia de TI Estratégia de Negócios Estratégia de TI Infra-Estrutura Organizacional Infra-Estrutura de TI Infra-Estrutura Organizacional Infra-Estrutura de TI

5 Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação
Planejamento Estratégico da Organização Alinhamento Estratégico Recursos Sustentadores do Alinhamento Tecnologia da Informação Sistemas de Informação e Conhecimento Contexto ou Infra-estrutura Organizacional Pessoas ou Recursos Humanos

6 Reengenharia Classificação do portifólio de serviços e aplicações
Analisar impacto no negócio das aplicações de TI presentes e futuras Análises de possibilidades de terceirização e áreas chaves estratégicas Fábrica Estratégico Alto Impacto no Presente Suporte Transição Baixo Baixo Alto Impacto no Futuro

7 Ligação da estratégia com TI
Ambiente de TI Ambiente Competitivo Estratégia Competitiva Estratégia de TI Estratégia Planejamento e Definição Processo de Negócio e Infraestrutura Processo de TI e Infraestrutura Operações de Negócio Execução Operações de TI

8 Escada de avaliação de benefícios
8 Transformação do Negócio 7 Sistemas estratégicos 6 Sistemas inter-organizacionais 5 Infra-estrutura 4 Sistemas Gerenciais e de apoio a Decisão 3 Sistemas de valor adicionado direto 2 Automação 1 Mudanças obrigatórias ou mandatórias

9 Centralização e Descentralização
80 Fantasia Tecnológica 90 Coerência da Estrutura com a Estratégia Descentralizada Operação de TI 70 Anarquia dos Usuários 60 Batch Original Centralizada Descentralizada Centralizada Função de TI

10 Conhecimento e Inteligência
Ambiente Externo Sistema de Gestão do Conhecimento Sistema de Inteligência Competitiva Organização

11 Requisitos de Competitividade
Eficácia e Eficiência Mercado Requisitos de Competitividade Eficiência: Fazer uma coisa da forma certa. Otimizar esse proceso. Eficácia: Fazer a coisa certa. Não basta ser eficiente e otimizar os processos internos, é preciso ouvir o mercado e a voz dos clientes adaptando-se as suas necessidades e expectativas. É necessário fazer a coisa certa! A Tecnologia da Informação pode fornecer ferramentas poderosas para auxiliar a empresa a ser mais EFICÁS. É necessário conhecer as potencialidades e saber agir na agir na hora certa. O melhor e antecipar-se à concorrência. A informação deve ser oportuna! O mesmo conceito pode ser aplicado ao Processos de Negócio Internos da Empresa. Mas no contexto da apresentação se refere ao Mercado onde a empresa está inserida. Empresa Requisitos Internos entradas saídas Stakeholders Eficácia Eficiência

12 Balanced ScoreCard Indicadores Financeiros Indicadores Cliente
Retorno sobre o Capital Indicadores Financeiros Indicadores Cliente Fidelidade do Cliente Entrega no Prazo Indicadores Processos Internos Qualidade do Processo Tempo de Ciclo do Processo Indicadores Aprendizado e Crescimento Habilidade dos empregados

13 PETI

14 Avaliar Planejar FASE 1 Planejar o Projeto FASE 2 Revisar o PE FASE 4
Aval.Plan. Sistemas FASE 5 Avaliar e Planejar a Tecnologia da Informação FASE 6 Aval.Plan. RH FASE 7 Priorizar e custear Avaliar Organizar o Projeto Identificar estratégias e ações Estabelecer Prioridades Sistemas de Informação Tecnologia Informação Infra-Estrutura Recursos Humanos Avaliar Impactos Capacitar equipe e planejar Planejar Plano Financeiro Sistemas de Informação Produtos de Software Infra-Estrutura Recursos Humanos FASE 3 Plan.Info e Conhec. Produtos de Hardware Organizar unidade de TI FASE 6 Aval.Plan. RH FASE 8 Executar PETI Sistemas de Telecom Modelar Informações Gestão de Dados e Informações Planos de Ação Mapear Conhecimentos FASE 9: Gerir o PETI Gerir, divulgar, documentar e aprovar PETI

15 Desenvolvimento do PETI
Planejamento Estratégico Mapeamento de Informações Mapeamento de Conhecimentos Plano de de Informações Plano de Gestão de Conhecimentos Sistemas Software Hardware Telecom Estrutura Organizacional de TI Contingência Estrutura Paralela Backup

16 Previsibilidade Estrutura Tradicional Orientação por Processos Empresa
Itens de Verificação durante o processo Itens de Controle ao final do processo

17 Gerenciamento pelas Diretrizes
Meta Necessária à Sobrevivência Análise Diferença Resultados Meta Atingível pelo Gerencimento da Rotina Busca das causas que impossibilitam o atingimento Idéias de medidas Situação Atual Prazo Medidas de rompimento com a situação atual (Breakthrough) Tempo Melhoria dos produtos e processos existentes Desdobramento das Medidas Novos produtos e novos processos (nova tecnologia)

18 Área Gerencial (Meios)
Processo Gerencial Autoridade Responsabilidade Metas Materiais Máquinas Medição Fornecedores Resultados Qualidade Total Meio Ambiente Métodos Mão de Obra (Fins) Objetivo Satisfação dos Stakeholders Área Gerencial (Meios) Cliente Empregados Acionistas Vizinhos Itens de Controle Itens de Verificação

19 Plano de Ação Anual Método para se atingir esta Meta
Meta anual do Presidente Método para se atingir esta Meta Metas anuais dos Diretores Método para se atingir estas Metas Metas anuais dos Gerentes Método para se atingir estas Metas Metas anuais do Primeiro Nível Gerencial

20 MODELO DA QUALIDADE DE KANO
NÍVEL DE SATISFAÇÃO Encantado QUALIDADE ATRATIVA MODELO DA QUALIDADE DE KANO Esta figura é conhecida como “Modelo da Qualidade de Kano”, em homenagem ao seu inventor, DR. Noriashi Kano. Entre as curvas de Qualidade Obrigatória e Atrativa, existe uma outra linha linha que completa o modelo de satisfação dos clientes, chamada, Qualidade Desejada. A linha de Qualidade Desejada abrange o conjunto de requisitos que o cliente espera para o produto. A satisfação do cliente varie de modo direto com que o grau de atendimento deste requisitos. O carro ideal, por exemplo, é aquele com estilo externo, rápida aceleração, fácil de manobrar, baixo consumo de combustível, mínima manutenção, duplo “air-bag”, travas e vidros elétricos e rádio/CD. Um carro com todos este requisitos, irá causar grande satisfação, enquanto um carro com nenhuma destas características irá causar insatisfação. As três curvas de Kano representa respectivamente: Qualidade Atrativa: Desejos e necessidades não declarados dos clientes, latentes, e não encontrados nos produtos ou serviços da concorrência. Satisfazem necessidades genuínas, não apenas modismos. Podem ser extrapoladas de pesquisa de mercado, através do real entendimento das mecessidades secretas dos clientes e da sua frustração com os produtos existentes. Falha em atender este requisitos não leva o cliente a insatisfação. Qualidade Obrigatória: Desjos e necessidades não declarados para características típicas e esperadas para os produtos da concorrência. Díficeis de descobrir a partir de pesquisa de mercado. Descobertas a partir da análise dos produtos da cocorrência. Falha em atender este requisitos leva o cliente a insatisfação. Qualidade Desejada: Desjos e necessidades declarados para requisitos comuns aos produtos da concorrência. Facilmente detectáveis através de pesquisa de mercado. Geralmente aditivas na saisfação dos clientes. Baixo atendimento deste requisitos pode levar o cliente a insatisfação. Completamente NÍVEL DE SUFICIÊNCIA Insuficiente QUALIDADE DESEJADA QUALIDADE OBRIGATÓRIA Insatisfeito

21 QFD O que Como FCS do Negócio Cadeia de Valor FCS Gerenciais Decisões Gerenciais

22 Planejamento Estratégico
D I K A R Sistema de Informações para Implementação da Estratégia SIE Planejamento Estratégico BSC Visão de Negócios Objetivos Como Sistema de Informações Gerenciais SIG QFD FCS O que Priorização Como QFD Sistema de Informações Operacionais SIG SIO O que Priorização Visão de Tecnologia Como SIE QFD SIG O que Tecnologia Informação TI SIO Priorização

23 SIG FCS IC R Visão de Negócios A SIG IV SIG IC K SIG IC SIO
Como D I K A R QFD SIG Indicadores de Controle SIG IC FCS O que Priorização Visão de Negócios Como SIG Indicadores de Verificação SIG IV SIG IC QFD O que Priorização Como SIG IC QFD Sistema de Informações Operacionais SIO O que SIG IV Priorização Visão de Tecnologia Como SIG IC QFD SIG IV O que Tecnologia Informação TI SIO Priorização

24 Como SIE QFD SIG O que SIO Software Como QFD O que Hardware Como QFD O que Telecomunicações

25 Ideal é desdobrar metas estratégicas e indicadores de controle.
BSC Ideal é desdobrar metas estratégicas e indicadores de controle. Sistema de Informações Executivas Como QFD FCS O que Sistema de Informações Gerenciais

26 Ideal é desdobrar necessidades gerenciais de informação
BSC Ideal é desdobrar necessidades gerenciais de informação Sistema de Informações Executivas Como QFD FCS O que Sistema de Informações Gerenciais Como QFD Melhorias Incrementais O que Sistema de Informações Operacionais

27 Alinhamento Estratégico
Performance Alinhamento Estratégico Metas Desdobradas Indicadores Controle Tendência Indicadores Verificação Empresa Estrutura Tradicional Orientação por Processos

28 Tecnologia da Informação
SIE Prioridade, Vendas, Benchmarking, Metas SIG SIO Eficácia na Seleção de Tecnologias Forte Média Fraca Priorização


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