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Gerenciamento Pelas Diretrizes. Análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das oportunidades e ameaças Estabelecer objetivos, estratégias.

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Apresentação em tema: "Gerenciamento Pelas Diretrizes. Análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das oportunidades e ameaças Estabelecer objetivos, estratégias."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento Pelas Diretrizes

2 Análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das oportunidades e ameaças Estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitem um aumento da competitividade empresarial". Planejamento Estratégico

3 Determinação das metas (visão), métodos (estratégia) e desdobramentos; Olha-se para FORA e FUTURO; Filosofia: ideal da empresa Visão: como a empresa estará daqui 5 – 10 anos Estratégia: meios necessários para atingir a visão (ciclo de inovação). Planejamento Estratégico

4 As funções dos objetivos são: Avaliar as estratégias; Orientar as ações administrativas; Convergir à discussão do Planejamento Estratégico; Facilitar a comunicação na organização; Motivar; Espelhar a distribuição de poder na organização. Planejamento Estratégico

5 Estratégia,Tática, Implementação e Operação Vantagem Competitiva. Processo de Inovação ciclo no qual a Visão é revista periodicamente. Gerenciamento pelas Diretrizes sistema adotado para garantir a execução completa deste ciclo de Inovação. Parte-se sempre do cliente e considera-se que a qualidade é objetivo supremo. Planejamento Estratégico

6 GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES GERENCIAMENTO INTERFUNCIONAL GERENCIAMENTO DA ROTINA ESTABELECIMENTO DE PADRÕES MANUTENÇÃO DOS PADRÕES GERENCIAMENTO DA ROTINA CONTROLE DAS DIRETRIZES DESDOBRAMENTO DAS DIRTRIZES DIRETRIZES ALTA DIREÇÃO Fonte: Adaptado de Campos, 1992 Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

7 Pressupõe um comprometimento do Presidente Requer: condições essenciais de haver um bom sistema de coleta e análise de informações; uma elevada competência no método de solução de problemas (PDCA) e um sólido gerenciamento funcional; pessoas treinadas e que compreendam muito bem o relacionamento entre seu trabalho e as metas da empresa. Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

8 Processo de implantação corresponde a um crescimento das pessoas decorrente de educação, treinamento e prática. Durante este processo as pessoas irão primeiro desenvolver a "consciência do problema". O objetivo, neste ponto, é fazer com que todas as pessoas passem a perceber os problemas dentro de sua função. Depois desta etapa as pessoas adquirem a habilidade de planejar, enxergando os problemas interfuncionais e colaborando para resolvê-los. Finalmente as pessoas adquirem a habilidade de gerenciar diretrizes oriundas das necessidades da empresa. Campos, TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês), 1992 Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

9 A divulgação das orientações da alta administração é conduzida de forma metódica através do desdobramento das diretrizes. Desdobrar uma diretriz significa dividi-la em várias outras diretrizes sob a responsabilidade de outras pessoas, num relacionamento meio-fim, de forma a garantir o cumprimento da diretriz original Campos, Gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri, 1996 Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

10 As metas anuais do presidente são estabelecidas a partir do Planejamento Estratégico As diretrizes são desdobradas, e são propostas medidas prioritárias para atingir as metas através de uma análise do processo (fatos e dados, análises dos resultados do ano anterior, as mudanças do meio ambiente e a visão e estratégia do próprio gerente). A somatória das metas dos gerentes = meta do presidente. Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

11 Estabelecem-se os itens de controle e é montado um diagrama de matrizes Exercer o controle (PDCA) no Gerenciamento pelas Diretrizes pelo monitoramento mensal do atingimento das metas reuniões periódicas devem ser marcadas em todos os níveis hierárquicos para acompanhamento dos planos Uma vez por ano é realizada uma reunião de cada área com a participação do presidente para reflexão e verificação do nível de atingimento das metas Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

12 Estabelecer e implementar plano anual de melhorias da organização; acompanhamento de resultadostratamento dos desvios Sistematiza o acompanhamento de resultados e o tratamento dos desvios, em todos os níveis da estrutura organizacional

13 Metas e planos de ação para todos os níveis gerenciais Alinhamento dos esforços e priorização da aplicação dos recursos Efetivo alcance das estratégias de sobrevivência da organização Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

14 Direciona alterações e adequações necessárias nos padrões de trabalho Todas atividades refletem as necessidades estratégicas de mudança da organização. Direciona a caminhada eficiente do controle da qualidade. Gerenciamento pelas Diretrizes Hoshin Kanri

15 Meta Atingível pelo Gerenciamento Da Rotina * Situação Atual DIFERENÇA Meta Necessária À Sobrevivência Nível de Resultado da Empresa PRAZO TEMPO * * ANÁLISE Busca das causas que impossibilitam o atingimento Idéias de medidas Medidas de ruptura com a situação atual (breakthrough) Melhoria dos Produtos e Processos existentes Novos Produtos e Novos Processos (nova tecnologia) Desdobramento das Medidas GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

16 Interligação dos departamentos, concordância entre as chefias (Comitê Interfuncional) Exercido sobre toda a empresa, através dos departamentos Ação conjunta entre as várias linhas de hierarquia Gerenciamento Interfuncional

17 Diretriz – Diretriz principal (visão) + meta + procedimento Objetivos – Alcançar metas da alta administração – Melhorar procedimentos e padronizar – Melhorar comunicação

18 Definição de Diretrizes e Metas Constituído de 3 partes: Diretriz Principal da Alta Administração – Direção a ser tomada, Área prioritária e setores mais importantes; Meta a Ser Alcançada – Resultado a ser atingido no futuro Procedimentos a serem seguidos Definido com base em fatos e dados, pela análise do processo

19 Estágios do Gerenciamento pelas Diretrizes 1) Diretrizes Anuais do Presidente – Metas anuais (a partir da visão estratégica) – Medidas necessárias – Abstratas e Abrangentes Não inclui: – Execução – Monitoramento e – Ações Corretivas

20 Estágios do Gerenciamento pelas Diretrizes 2) Desdobramento das Diretrizes Diminuir custos desenvolvimento CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE GERENTE PROJETO PROJETISTA META MÉTODO 1.Tentar reusar o que foi feito... Prestigiar reuso no projeto META MÉTODO 1.Definir padrões para reuso de componentes... Projetar utilizando padrões para reuso META MÉTODO 1.Design patterns 2.Frameworks...

21 Estágios do Gerenciamento pelas Diretrizes 3) Estabelecimento de Itens de Controle – Cada nível estabelece itens de controle – Item de controle será item de verificação do nível superior – Diagrama das matrizes

22 CAMPOS, Gerenciamento pelas Diretrizes, 1996 Gráfico de Acompanhamento de Item de Controle

23 Estágios do GPD

24 Revisão Anual – Realimentar o planejamento para ano seguinte – Chave do sucesso é uma perfeita análise dos resultados do ano anterior.

25 Estágios do GPD Reflexão Anual – Todo procedimento do GPD deve ser padronizado – Chave do sucesso é uma perfeita análise dos resultados do ano anterior. – Tornar a Unidade de Trabalho numa microempresa de forma que todos possam gerenciar a rotina do seu próprio processo.

26 Tornar a Unidade de Trabalho numa microempresa de forma que todos possam gerenciar a rotina do seu próprio processo. Gerenciamento da Rotina do Trabalho

27 Definição das funções, delimitando área de autoridade (meio) e área de responsabilidade (fins) Determinar Itens de Controle: metas e freqüência de verificação Gerenciamento da Rotina do Trabalho

28 Macrofluxogramas Fluxograma de Tarefas Educar e treinar na prática e métodos do controle da qualidade Estabelecer Sistema de Padronização – Planejamento – Manutenção – Melhoria Gerenciamento da Rotina do Trabalho


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