A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Elidiane Melo G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Elidiane Melo G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Elidiane Melo G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES

2 A PLICAÇÃO DO G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES O que é uma Diretriz?

3 O BJETIVOS Por meio do Gerenciamento das Diretrizes, procura-se criar condições para o gerenciamento das prioridades da organização no dia-a-dia. Trata-se de uma sistemática para alinhar a organização em torno de seus objetivos estratégicos, mostrando a contribuição que se deve esperar de cada uma de suas partes, orientadas por indicadores de desempenho apropriados e guiadas por planos de ação consistentes.

4 H IERARQUIA DAS NECESSIDADES DE UMA ORGANIZAÇÃO Fase 4 Fase 3 Fase 2 Fase 1 Fase 0 Mesma visão para toda a organização Alinhamento Autodiagnóstico Gerenciamento de processos Foco único no resultado/ objetivo

5 C OMPONENTES DE UMA DIRETRIZ

6 E XEMPLO DE DIRETRIZ Redução do custo de compra dos materiais DIREÇÃO De: Y reais Para: 0,80 x Y reais. OBJETIVO Manter a qualidade do produto entregue pela organização Não aumentar o estoque de matérias-primas CONDIÇÕES DE CONTORNO Avaliar compras a custo global Parcerias com melhores fornecedores Reduzir o número de fornecedores Comprar a melhor qualidade pelo menor preço LINHAS MESTRAS

7 O G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES O Gerenciamento de Diretrizes pode ser definido como um processo cuja finalidade é articular uma diretriz e os objetivos associados em:

8 D ESCRIÇÃO DO GERENCIAMENTO DAS DIRETRIZES Desdobrar até chegar ao ponto de entender, passando do geral para o particular, com finalidade de articular ações para o alcance de objetivos; Direção superior e os níveis hierárquicos superiores são os grandes promotores das mudanças da organização. Participação de todos;

9 F INALIDADE DO GERENCIAMENTO DAS DIRETRIZES Dar direcionamento para a organização e estabelecer consenso entre suas diferentes partes A sigla IDÉIA serve para indicar o conjunto de etapas que devem constar no gerenciamento das diretrizes: I ncentivar a geração de idéias D esenvolver iniciativas de melhoria que apresentem resultados significativos, mesmo a curto prazo E stabelecer o consenso da organização em relação aos objetivos de melhoria I ntensificar contatos A ssegurar a coerência entre as diretrizes e ações por meio da cadeia de comando, com ações e objetivos claramente definidos em cada nível ou a cada microprocesso, tornando possível controlar as atividades de melhoria no dia-a-dia.

10 A PLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DAS DIRETRIZES Pode ser aplicado a qualquer tipo de objetivo; Condições necessárias : 1) Comprometimento por parte dos responsáveis pelo gerenciamento da função ou da área que deve contribuir para o atendimento/cumprimento da diretriz. 2) Completa assimilação da dinâmica e dos objetivos do ciclo PDCA. 3) Conhecimento dos processos de gerenciamento voltados às atividades de melhoria. 4) Conhecimento e pratica na utilização das ferramentas para diagnostico e solução de problemas. 5) Comprovação da existência de recursos/condições para revisar/ mudar o processo 6) Clara disposição e determinação para definir objetivos.

11

12 A PLICAÇÃO DO G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES Quais são os meios utilizados pelas empresas para especificar as diretrizes que serão desdobradas?

13 A PLICAÇÃO DO G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES

14

15

16 D ESDOBRAMENTO DOS OBJETIVOS E ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES A explicitação da diretriz busca indicar as áreas de melhorias operacional. Na busca, cuida-se da articulação da diretriz em níveis sucessivos de detalhe até encontrar as referidas áreas Conceitos fundamentais: 3 Projeto: conjunto de atividades para resolver um problema especificado, com um objetivo a alcançar, um horizonte de tempo para seu desenvolvimento, com recursos alocados e responsabilidade definidas. 2 Área de melhoria operacional: é uma área de melhoria, de dimensões e características tais que permitem definir projetos de melhoria específicos; 1 Área de melhoria: é um micro processo de importância ou mesmo uma área de atividade que contém um micro processo importante, com indicadores passíveis de quantificação;

17 D ESDOBRAMENTO DA DIRETRIZ - S EQÜÊNCIA

18 Desdobramento das Diretrizes GERENTE PROJETO Prestigiar reuso no projeto META MÉTODO 1.Definir padrões para reuso de componentes... PROJETISTA Projetar utilizando padrões para reuso META MÉTODO 1.Design patterns 2.Frameworks... Diminuir custos desenvolvimento META MÉTODO 1.Tentar reusar o que foi feito... GERENTE DE DESENVOLVIMENTO

19 T IPOS DE DESDOBRAMENTO DAS D IRETRIZES Desdobramento e Articulação em Série A diretriz é articulada individualmente em cada uma das passagens de nível, verificando-se a coerência com as linhas mestras e as condições de contorno. A definição dos objetivos individuais em cada nível resulta do somatório dos objetivos do nível inferior subseqüente.

20 Política Área de melhoria Primeiro Nível Área de Melhoria Nível N Área de Melhoria Operacional Projetos/ações Direção, condições de contorno, linha mestra Objetivos (quantitativos e ao longo do tempo)

21 T IPOS DE DESDOBRAMENTO DAS D IRETRIZES Desdobramento e Articulação em Paralelo A diretriz e o objetivo são articulados, simultaneamente, em cada uma das passagens de nível. A verificação da coerência, seja da política ou do objetivo, também é efetuada em cada passagem de nível.

22 Política Área de melhoria Primeiro Nível Área de Melhoria Nível N Área de Melhoria Operacional Projetos/ações Direção, condições de contorno, linha mestra Objetivos (quantitativos e ao longo do tempo)

23 DESDOBRAMENTO DAS METAS E DOS MEIOS O desdobramento das metas e o desdobramento dos meios devem ser realizados com a consideração simultânea dos mesmos, sob o risco de estabelecer e propagar metas inviáveis. Os meios consideram os recursos a serem empregados para que as metas sejam alcançadas, podendo ser utilizada uma matriz L para evidenciar a relação entre metas e meios.


Carregar ppt "Profa. Elidiane Melo G ERENCIAMENTO DAS D IRETRIZES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google