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O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão Visão Geral da Empresa: Visão Geral da Empresa: Missão Missão Crenças Crenças Valores Valores.

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1 O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão Visão Geral da Empresa: Visão Geral da Empresa: Missão Missão Crenças Crenças Valores Valores

2 Visão Geral da Empresa:Missão, Crenças e Valores 1) Declaração de valores: É o conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independentemente de seu porte.

3 Visão Geral da Empresa:Missão, Crenças e Valores 2) Declaração de visão: É o conjunto preciso e bem elaborado de palavras que anunciam para onde a empresa está encaminhado ou traçam um quadro do que ela deseja ser ou aonde quer chegar.

4 Visão Geral da Empresa:Missão, Crenças e Valores 3) Declaração de missão: Comunicar interna e externamente o propósito da empresa. Definir em poucas palavras as atividades da empresa, os mercados que quer atingir, os produtos e serviços que quer fornecer a comunidade, sua diferenciação e o seu papel em relação aos concorrentes e às principais conquistas que a empresa quer atingir.

5 Visão Geral da Empresa:Missão, Crenças e Valores 4) Metas: Correspondem ao itinerário básico para chegar ao destino que a empresa deseja. As metas devem criar um elo indissolúvel entre as ações da empresa e sua missão.

6 Visão Geral da Empresa:Missão, Crenças e Valores 5) Objetivos: São declarações específicas que se relacionam diretamente a determinada meta e fornecem detalhes sobre o que deve ser feito e quando.

7 Visão Geral da Empresa:Missão, Crenças e Valores Diferença entre Metas e Objetivos: Para as metas devemos usar palavras e para os objetivos devemos usar números.

8 Visão Geral da Empresa:Missão, Crenças e Valores Exemplo de Metas e Objetivos: Metas – Tornar-se líder de mercado e criar valor excepcional para os acionistas. Objetivos – Ter 55% de participação no mercado do nosso principal produto e alcançar uma rentabilidade do investimento não inferior a 20% ao ano.

9 Modelo de Gestão: É definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhoras alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia.

10 Aspecto Tridimensional da Gestão Empresarial Operacional – Qualidade, quantidade e o cumprimento de prazos. Econômico – Recursos consumidos e os produtos e serviços gerados. Financeiro – Prazos de pagamento e recebimento.

11 MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO O Modelo de gestão é a matriz do subsistema de gestão, que é traduzido na empresa dentro de um processo orientado que permita a ordenação de sua administração para o fluxo do processo de tomada de decisão em todos os planos empresariais e níveis hierárquicos, denominado de processo de gestão.

12 PROCESSO DE GESTÃO O Processo de gestão, também denominado decisório – Compreende as fases do planejamento, execução e controle da empresa, de suas áreas e atividades

13 PLANEJAMENTO Planejar significa: aplainar, deixar um terreno plano para que no futuro possa ser construído nele. Planejamento é a definição de um plano para ligar uma situação desejada com a situação atual.

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É a etapa inicial do processo de gestão, onde a empresa formula ou reformula suas estratégicas empresariais dentro de uma visão específica do futuro.

15 PLANEJAMENTO OPERACIONAL Define os planos, políticas e objetivos operacionais da empresa e tem como produto final o orçamento operacional.

16 PROGRAMAÇÃO É a fase do processo de planejamento em que se replaneja a curto prazo, adequando-se às expectativas, frente às alterações dos ambientes externo e interno.

17 Execução É a etapa do processo de gestão onde as coisas acontecem. A Execução deve estar em coerência com o planejado e programado.

18 Controle É um processo contínuo e recorrente que avalia o grau de aderência entre os planos e a sua execução, compreendendo a análise dos desvios ocorridos, procurando identificar suas causas e direcionando ações corretivas.

19 RESUMO – Fases do Processo Fases do ProcessoFinalidade Planejamento Estratégico Garantir a missão e continuidade da empresa Planejamento Operacional Otimizar o resultado a médio prazo ProgramaçãoOtimizar o resultado a curto prazo ExecuçãoOtimizar o resultado de cada transação ControleCorrigir e ajustar para garantir a otimização

20 O Processo de Tomada de Decisão Conhecido também como Processo de resolução de problemas. Assim podemos afirmar que qualquer problema requer a tomada de decisão; e vice-versa, toda decisão implica a existência prévia de um problema a resolver.

21 O Processo de Tomada de Decisão Algumas Definições básicas para este processo: Objetivo – Resultado, atributo ou situação desejada, para os quais se pretende exercer alguma ação conseqüente. Problema – Lacuna entre uma situação atual ou projetada e um objetivo. Resolução de problemas – Curso de ação que corrige a lacuna entre a situação atual ou projetada e o objetivo. Decisão – Escolha de um curso determinado de ação entre vários cursos de ação alternativos.

22 O Processo de Tomada de Decisão O Elemento Essencial: Ser Humano

23 Metodologia do Processo de Tomada de Decisão Exame do problema – identificar o objetivo inicial e o diagnóstico da situação. Desenvolvimento dos cursos de ação – compreendem a concepção, avaliação e escolha do curso a ser adotado.

24 Tomada de Decisão e Modelo de Decisão Modelo de decisão – significativo para o tomador de decisão e atender ao seu processo lógico e específico para cada natureza do evento ou problema a ser resolvido.

25 Tomada de Decisão e Modelo de Decisão Modelo de informação – é estruturado a partir dos modelos de decisão e mensuração e tem como característica básica apresentar a resultante do processo decisório de forma compreensível para o decisor na implantação do curso de ação escolhido.

26 Tomada de Decisão e Modelo de Decisão Modelo de mensuração – deve estar coerente com o de decisão e, portanto, do gestor; é o principal elemento que fundamenta a decisão da escolha de um curso de ação após avaliação das diversas alternativas levantadas.

27 Tomada de Decisão e Modelo de Decisão Exemplos de Modelos de mensuração, informação e decisão adotados pela contabilidade/controladoria: a) a) Balanço Patrimonial b) b) DRE c) c) DVA d) d) Fluxo de Caixa e) e) Métodos de custeio

28 Pergunta: Dê exemplos de atividades que se inserem em cada etapa do processo de gestão. Dê exemplos de atividades que se inserem em cada etapa do processo de gestão. Qual a diferença entre Metas e Objetivos de uma empresa ? Qual a diferença entre Metas e Objetivos de uma empresa ?


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