A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Sistemas de Informação

2 Para que a informação contábil seja usada no processo de administração, é necessário que essa informação contábil seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade.

3 Para os administradores que buscam a excelência empresarial, uma informação, mesmo que útil, só é desejável se conseguida a um custo adequado e interessante para a entidade. A informação não pode custar mais do que ela pode valer para a administração da entidade.

4 Diante desses pressupostos básicos para a informação contábil, fica claro o caminho a ser adotado para que a contabilidade se transforme em ferramenta de ação administrativa e se torne um instrumento gerencial. Para se fazer, então, contabilidade gerencial, é necessário a construção de um Sistema de Informação Contábil Gerencial.

5 SISTEMA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

6 Sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação.
Em outras palavras, sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.

7 Como uma resultante do enfoque sistêmico, o todo deve ser mais que a soma das partes.
Fundamentalmente, o funcionamento de um sistema configura-se a um processamento de recursos (entradas do sistema), obtendo-se, com esse processamento, as saídas ou produtos do sistema (entradas, processamento, saídas).

8 Os sistemas classificam-se em sistemas abertos e fechados
Os sistemas classificam-se em sistemas abertos e fechados. Os sistemas fechados não interagem com o ambiente externo. Existem sistemas físicos e sistemas informacionais. A empresa é um sistema aberto, bem como os sistemas de informações, pois há um processo de interação com o ambiente.

9 Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos do sistema, ambiente do sistema ou processamento, recursos ou as entradas do sistema, componentes do sistema, saídas do sistema, administração ou controle e avaliação do sistema.

10 Podemos definir Sistema de Informação como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento de dados e tradução em informações, para com seu produto, permitir às organizações o cumprimento de seus objetivos principais

11 Os sistemas de informação classificam- se em:
Sistemas de informação de Apoio às Operações Sistemas de Informação de Apoio à Gestão.

12 Os sistemas de Apoio às Operações têm como objetivo auxiliar os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estocagem, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, planejamento e controle de produção etc.).

13 Os Sistemas de Apoio à Gestão preocupam-se basicamente com as informações necessárias para gestão econômico-financeira da empresa. O Sistema de Informação Contábil é um sistema de apoio à gestão, juntamente com os demais sistemas de controladoria e finanças.

14 Os sistemas de apoio à gestão têm como base de apoio informacional as informações de processo e quantitativas geradas pelos sistemas operacionais.

15 Pressupostos Básicos A informação contábil precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade no processo de gestão administrativa: Sua necessidade como informação Seu planejamento e controle

16 Planejamento e Controle
O sistema de Informação contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:

17 I – Níveis Empresariais (estratégicos,táticos, operacional).
II – Ciclo Administrativo (planejamento, execução, controle). III – Nível de estruturação da informação ( estruturada, semi-estruturada, não estruturada).

18 Fundamentos de um Sistema de
Informação Contábil Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade perene dentro de uma entidade. São os seguintes: *Operacionalidade *Integração *Custo da Informação

19 Operacionalidade As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos.

20 São características básicas de operacionalidade :
a)Relatórios concisos b)Elaborados de acordo com as necessidades do usuário c)Coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário

21 Integração e navegabilidade de dados
Considera-se um sistema de informação contábil como integrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil.

22 Custo da informação No sistema de informação contábil deve ser analisado a relação custo-benefício.

23 Construção dos relatórios e características da informação contábil
Visão do contador e posição do usuário Rapidez da informação e prazos para entrega dos relatórios Exatidão

24 Plano de Contas Contábeis no Sistema de Informação Gerencial
Os planos de contas contábeis deverão ser construídos tendo em vista os relatórios futuros que eles se originarão e a necessidade da interação de todo o sistema de informação contábil através da navegabilidade de dados.

25 Exemplo de contas adicionais a serem criadas no plano de contas
Ativo Permanente Aquisições do mês Baixas do mês Depreciações

26 Sistemas de Informações Contábeis
Objetivo: Proporcionar ao aluno, a compreensão do estado da arte dos sistemas de informações econômico-financeiras dentro de uma visão atual de controladoria, considerando a sua influência estratégica para as organizações .

27 Sistemas de Informações Contábeis Conteúdo Programático
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INTRODUÇÃO CONCEITOS APLICADOS A CONTABILIDADE E A CONTROLADORIA EMPRESA COM SISTEMA E SUBSISTEMAS VISÃO SISTÊMICA DA EMPRESA SISTEMA INSTITUCIONAL SUBSISTEMA DE GESTÃO SUBSISTEMA FORMAL SUBSISTEMA SOCIAL SUBSISTEMA DE INFORMAÇÃO SUBSISTEMA FÍSICO-OPERACIONAL SISTEMAS OPERACIONAIS ÁREAS DO SISTEMA OPERACIONAL CONTABILIDADE E CONTROLADORIA COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL SISTEMAS DE GESTÃO CONCEITOS INTEGRAÇÃO SISTEMAS DE SUPORTE A DECISÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS SISTEMAS INTEGRADOS FASES DO PROJETO IMPLANTAÇÃO.

28 Sistemas de Informações Contábeis Bibliografia
PADOVEZE, Clóvis Luís.Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil 3ª Edição, SP Atlas 2000 PADOVEZE, Clóvis Luís.Sistemas de Informações Contábeis,2 Edição , SP Atlas 2000


Carregar ppt "Contabilidade Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google