A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE GERENCIAL Prof. Saravalli. Sistema de Informação Gerencial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE GERENCIAL Prof. Saravalli. Sistema de Informação Gerencial."— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE GERENCIAL Prof. Saravalli

2 Sistema de Informação Gerencial

3 Técnicas e informações restritas ao dono do empreendimento; Falta de troca de idéias entre os profissionais; Desenvolvimento do mercado acionário; Usuários das informações contábeis;

4 Sistema de Informação Gerencial Relatam os custos de atividades, processos, produtos, serviços e clientes da empresa, que são usados para uma variedade de tomadas de decisão e de melhorias de atividades.

5 Contabilidade Gerencial: Informação que cria valor Finanças e contabilidade Contabilidade: Gerencial e Financeira E a Contabilidade de Custos? Papel da Contabilidade Gerencial nas organizações Diferentes demandas por informações da Contabilidade Gerencial

6 EVOLUÇÃO A contabilidade acompanhou a evolução das atividades humanas, aperfeiçoando-se como fonte de informações para fins administrativos (gerenciais).

7 EVOLUÇÃO Incorporou instrumentos e técnicas emergentes e produziu ramificações para atender necessidades específicas:

8 EVOLUÇÃO ao homem primitivo já registrava seu patrimônio desenhado figuras acompanhadas de traços indicativos de quantidade;

9 EVOLUÇÃO aos primeiros registros (contas) em sistema de escrita, foram encontrados em placas de argila deixadas pelos sumério-babilônios (4.000 anos A. C).

10 EVOLUÇÃO aos egípcios introduziram o uso do papiro (espécie de papel) na escrita; aos romanos introduziram a idéia de sociedade anônima e, afirmam alguns, que chegaram a utilizar as "partidas dobradas";

11 EVOLUÇÃO aos árabes criaram os algarismos arábicos, propiciando o desenvolvimento das matemáticas e, consequentemente, da Contabilidade;

12 EVOLUÇÃO Na época renascentista, com o desenvolvimento do comércio e de uma indústria incipiente, surgiram empresas organizadas que necessitavam de uma contabilidade mais sofisticada.

13 EVOLUÇÃO Assim, principalmente no norte da Itália (Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras cidades, surgiu a Contabilidade Geral (Financeira), mais ou menos como a conhecemos atualmente (século XIII ao XVII).

14

15 EVOLUÇÃO A industrialização exigiu uma adequação da contabilidade às características próprias desse novo sistema de produção (Contabilidade Industrial ou de Custos).

16 OBJETIVOS Evidenciar suas realizações para a sociedade. Antigamente: informava o lucro No Capitalismo: informações para subsidiar o processo decisório.

17 OBJETIVOS Fornecer instrumentos aos administradores que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial.

18 FUNÇÕES Custos Fornecer informações para os padrões de orçamento e acompanhar o acontecido com os valores previstos. Administrativa Relatórios usados pela administração para tomada de decisões internas. É orientada para o futuro.

19 FINANÇAS E CONTABILIDADE Finanças usam informações contábeis para tomar decisões relativas à receita e ao uso de fundos. Contabilidade Financeira: registra a história financeira e elabora relatórios para usuários externos. Administrativa: utiliza informações financeira para tomar decisões relativas ao futuro.

20 CONTABILIDADE GERENCIAL Processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores. O processo deve ser direcionado pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos.

21 CONTABILIDADE GERENCIAL Nesse contexto, a Contabilidade Gerencial estruturou-se fundamentada na Contabilidade de Custos e incorporando técnicas e conhecimentos que transcendem o campo da Contabilidade.

22 CONTABILIDADE GERENCIAL A Contabilidade Gerencial preocupa-se, por exemplo, com o que poderá ou deverá acontecer em decorrência de mudanças conjunturais ou de decisões que possam ser adotadas pela empresa.

23 CONTABILIDADE GERENCIAL Para tanto, lança mão de mecanismos matemáticos e de registros de natureza diversa, assim como, de outros conhecimentos multidisciplinares.

24 CONTABILIDADE GERENCIAL Processo de elaboração de demonstrativos financeiros para propósitos externos: pessoal externo à organização, como acionistas, credores e governo. Este processo é muito influenciado por autoridades que estabelecem padrões regulamentadores e fiscais.

25

26 Características básicas das Contabilidades Financeira e Gerencial

27

28 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Para implementar um Sistema de Informações Gerencias deve considerar os seguintes pontos: Que informações seu sistema deverá possuir para controle econômico e financeiro de sua empresa. O que levar em consideração na decisão entre comprar pronto e desenvolver um sistema próprio.

29 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Como a controladoria pode ser mais eficaz pela utilização de um sistema de informação contábil abrangente. O diálogo com os Sistemas Integrados de Gestão - ERP. Os requisitos necessários para se implantar um sistema de informações contábeis voltado para o usuário.

30 A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DECISÓRIA O ponto fundamental da contabilidade gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para administração. É o processo de produzir informação operacional financeira para funcionários e administradores. Deve ser direcionado pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos.

31 A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DECISÓRIA O sistema da informação gerencial exige planejamento para a produção dos relatórios, a fim de atender plenamente aos usuários produzindo informações para atender os seguintes aspectos: níveis empresariais, ciclo administrativo e nível da estruturação da informação.

32 Funções das informações da contabilidade gerencial

33 Novas Demandas para a Informação da Contabilidade Gerencial Os gerentes das empresas industriais e das empresas de serviços, com um ambiente muito mais competitivo, precisam ter informações precisas e relevantes sobre custos efetivos.

34 BIBLIOGRAFIA: CREPALDI, Silvio A. Contabilidade gerencial: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.


Carregar ppt "CONTABILIDADE GERENCIAL Prof. Saravalli. Sistema de Informação Gerencial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google